Superar uma separação com a mente e não com o coração

Superar uma separação com a mente e não com o coração

outubro 2, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
Como superar uma separação

A separação é algo que todo ser humano está destinado a viver. O fim de um relacionamento é uma fase realmente dolorosa, especialmente quando nos pega de surpresa. No entanto, não há nenhuma outra escolha, a não ser aceitar esta situação e aproveitar esses maus momentos para nos tornarmos mais fortes emocionalmente, ainda que, no começo, isso possa parecer uma missão impossível.

Você pensa que não será capaz de superar a perda? Não há nenhum problema. Este é um processo longo, tedioso e doloroso, mas acredite que isso pode lhe fazer bem, e todos vão conseguir seguir em frente, como o resto dos mortais. Se você souber como fazê-lo, evitará muito sofrimento. Estão todos prontos? Muita atenção, pois de agora em diante vocês podem começar uma vida nova. E acredite, esta será muito melhor do que a anterior.

Localize e identifique seus pensamentos negativos

Muitas pessoas, quando saem de seus relacionamentos, pensam o seguinte: “Não encontrarei uma pessoa igual”, “Vou ficar sozinha o resto da minha vida”, “Nunca mais serei feliz com outra pessoa…” Sabe o que isto quer dizer? Uma completa mentira! Se milhões de pessoas foram capazes de superar uma separação, e até mesmo reconstruir as suas vidas, certamente você também é capaz de fazer isto. Quanto a esses pensamentos negativos, é normal sentir-se mal. No entanto, tente o máximo possível categorizá-los como “ilusórios” e fuja deles de todas as formas.

Esses pensamentos são reais?

Como expliquei no primeiro ponto, existe uma vasta gama de pensamentos negativos que nos invadem após o início de uma separação. Portanto, para superá-los, também é importante que você dê uma olhada no seu passado, e que se lembre daqueles momentos em que não conhecia o seu parceiro. Você era capaz de viver sem ele? Conseguia se divertir e rir sem tê-lo ao seu lado? Assim, fica bem claro que a partir agora, isso também será possível.

Que o positivo sempre supere o negativo

Nossa mente é tão travessa e maliciosa que sempre prioriza o lado negativo em vez do positivo. Você não acha que já é hora de enfrentá-la um pouco? Para fazer isso, pense em todos os aspectos positivos que não ter um parceiro pode ter. Fazer o que quiser sem ter que dar explicações a ninguém, fazer sexo com quem quiser, não ter que cuidar dos problemas da outra pessoa… Aponte todos os prós de estar solteira e você vai ver que a lista não é tão curta como você imaginava, certo?

Como você pode perceber, a capacidade de superar uma separação está apenas em suas mãos. Não vale a pena perder tempo com alguém que já não o quer mais, e por essa razão também é muito importante se afastar daquela pessoa que nos prejudica emocionalmente, pelo menos a médio prazo. Com certeza, mais cedo ou mais tarde, e com a ajuda de seus entes queridos, você irá superar isto muito antes do que imagina. Lembre-se de que a melhor companhia é a que nós nos fazemos.

Recomendados para você