Contos de Mileto, biografia e ideias principais

Esse filósofo grego é creditado com grandes contribuições no campo da matemática e é considerado o pioneiro do pensamento racional. Saiba mais sobre o legado que esse sábio nos deixou.
Contos de Mileto, biografia e ideias principais

Última atualização: 10 outubro, 2024

Na antiga cidade jônica de Mileto, surgiu um grande pensador que marcou um antes e um depois na forma de compreender o universo. Este é Tales de Mileto (624 a.C. – 546 a.C.), o primeiro filósofo do Ocidente.

Muitos o consideram um sábio interdisciplinar, devido à sua ampla influência nas áreas científica, filosófica, matemática e até engenharia. É justamente a figura desse intelectual que abre as portas ao pensamento racional, deixando de lado o que prevalecia como interpretações mitológicas do mundo.

Aqui faremos um tour pela vida e pelas contribuições que esse estudioso grego nos deixou. Comentaremos também suas contribuições e as anedotas que caracterizam a história desse estudioso. Vamos começar!

Quem foi Tales de Mileto?

Esse estudioso é considerado o primeiro de todos os filósofos gregos, bem como um pesquisador da natureza no Ocidente. Ele também é reconhecido como o primeiro cientista a fazer experiências com o mundo ao seu redor.

Ele nasceu por volta do ano 640 a.C., na atual Turquia. Seus pais eram os fenícios Examio e Cleóbula. Os registos que nos chegaram sobre a sua vida revelam um homem curioso e questionador, prático e realista. Portanto, diz-se que ele possuía características típicas de um pensador.

Durante a primeira fase de sua vida, Tales dedicou-se ao comércio e aos assuntos públicos. Depois de um tempo, empreendeu uma viagem ao Egito, onde estudou astronomia e geometria, com base nos ensinamentos de sacerdotes de Mênfis e Dióspolis.

Essa viagem foi muito importante na vida do matemático, pois, após ela, ele encerrou sua carreira como comerciante e se dedicou exclusivamente ao ramo filosófico e à ciência.

Esse pré-socrático é considerado um pioneiro no uso da razão para pensar sobre o universo. E isso numa época em que predominava o discurso mitológico e religioso.

Ele encontrou na observação a base de suas teorias, estabelecendo assim que qualquer substância poderia ser convertida em outra, considerando que essas substâncias provinham da mesma matéria e seu princípio comum era o arché.

Além das suas intervenções nas áreas dos números e do pensamento, Tales foi considerado um conselheiro político esclarecido dos lídios e jônicos, na opinião de Diógenes Laércio e de Herótodo.

A escola de Mileto ou Jônica

A escola Milesiana ou Jônica teve seu início no século VI a.C. na cidade natal do filósofo. Seu fundador foi Tales e seus discípulos Anaximandro e Anaxímenes. Com o seu aparecimento, surgiu a filosofia ocidental.

Os membros dessa escola usaram a sua capacidade de abstração e universalização para encontrar a unidade primordial que explica toda a realidade. Eles chamaram esse fundamento de arché ou primeiro princípio. Funciona como a explicação racional para a origem do mundo.

Tales postulou que a água era o primeiro princípio de todas as coisas. Seu discípulo Anaximandro, por outro lado, sustentava que arché era o indeterminado ou apeirón em grego. Era uma matéria primitiva sem limites nem características próprias.

Por sua vez, Anaxímenes, discípulo de Anaximandro, considerava o ar o primeiro princípio. Nesse sentido, identificou-o com a vida, pois o ar que respiramos nos dá vida.

Principais contribuições de Tales de Mileto

As frases desse grego representaram uma verdadeira revolução para a época. Segundo esse intelectual, o pensamento inicia a transição do mito ao logos. Disso emergem os teoremas e raciocínios por ele propostos.

A água como primeiro princípio

A frase com a qual se aceita canonicamente o início da filosofia é: “Tudo vem da água”. Aristóteles, em seu livro Metafísica, concede ao filósofo ser um dos precursores na atribuição de uma causa material ao cosmos. Segundo seu depoimento, Tales percebeu que tudo o que há de vivo na natureza também é úmido.

“Tales, o iniciador de tal filosofia, afirma que é Água (por isso também afirmou que a Terra estava acima da Água); e sem dúvida ele concebeu essa opinião quando viu que a comida está sempre úmida e que até o calor nasce da umidade e dela vive.”

~ Aristóteles, Metafísica ~

Para esse pensador, a água ou umidade era o elemento primordial ou arché através do qual se originaram todas as coisas que conhecemos. Dessa forma, esse primeiro princípio foi considerado a alma e a essência de tudo o que existe.

A terra flutuando no oceano

Ele propôs a tese de que a Terra flutuava sobre a água, da mesma forma que outros elementos também o fazem. Dessa forma, o filósofo explicou por que a Terra estava em repouso. O fundamental é que as suas razões eram racionais e ele não recorreu a histórias míticas ou religiosas.

Teoremas matemáticos

O sábio familiarizou-se com matemática e geometria em sua viagem ao Egito. Quando regressou à Grécia, apresentou os seus conhecimentos à comunidade. Em particular, ele é creditado por formular cinco teoremas geométricos:

  • O ângulo inscrito em um semicírculo é um ângulo reto.
  • Um círculo é dividido em duas partes iguais pelo seu diâmetro.
  • Os ângulos que formam um triângulo isósceles são iguais.
  • Se duas linhas retas se cruzam, os ângulos opostos são iguais.
  • Um triângulo é determinado fornecendo sua base e os ângulos relativos à base.

A formulação desses teoremas representa o talento grego para fazer generalizações e estabelecer leis universais a partir de casos específicos. Assim, demonstra-se que algo novo surgiu na forma de pensar a realidade.

Magnetismo

Hoje, temos grandes avanços no campo da física, em particular, na eletricidade e no magnetismo. Mesmo assim, suas origens remontam a esse personagem da história, segundo publicação da revista Intropica.

Nesse sentido, ele assumiu que se um material é atraído por outro objeto é porque esses elementos estão vivos. E chegou a essa conclusão através de testes com elementos naturais como penas, a própria pele, lã e âmbar.

Embora seja verdade que a sua avaliação é errônea, não podemos deixar de referir que representou um marco importante para a época. Isso apesar do fato de Tales não saber que se tratava de um evento de física.

Previsão do eclipse

Outra contribuição desse intelectual foi a descoberta de um eclipse solar. Segundo depoimentos de seus contemporâneos, Tales previu a data em que isso aconteceria, 28 de maio de 585 a.C. Esse acontecimento foi muito importante, pois explica a popularidade de sua figura como astrônomo.

Algumas curiosidades que demonstraram sua engenhosidade

Existem várias anedotas que demonstram a inteligência desse importante matemático. A seguir, nos referiremos a três delas, na área de negócios, cálculo e astronomia.

  • As pirâmides do Egito: Usando matemática e teoremas, ele determinou a altura da Grande Pirâmide do Egito. Para isso, recorreu ao cálculo a partir das sombras que essas estruturas geravam.
  • Astuto como comerciante: Em sua época como comerciante, Tales ajudou a evitar que animais de carga afundassem na água. Por meio de esponjas que absorviam o líquido, as mulas aprenderam, por repetição, a não mergulhar mais no rio. Assim, os produtos que transportavam chegavam em ótimas condições ao seu destino.

Um legado de pensamento racional, curiosidade e ousadia intelectual

No início da filosofia, Tales de Mileto surge como uma figura muito importante do pensamento no Ocidente. A sua noção revolucionária de arché marcou o início de uma busca intelectual pela essência da realidade.

A coisa mais importante que esse matemático nos deixou foi a utilização do pensamento racional para desvendar os mistérios que nos rodeiam. Portanto, a sua influência perdura, lembrando-nos de que a curiosidade e a audácia intelectual são os alicerces da filosofia e da ciência.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.