4 técnicas de resolução de conflitos

Descubra algumas das principais técnicas de resolução de conflitos, aquelas que você pode aplicar em sua vida diária de maneira fácil e com bons resultados.
4 técnicas de resolução de conflitos

Última atualização: 06 Junho, 2021

Discussões e brigas não são situações muito agradáveis. No entanto, elas costumam estar presentes em quase todas as áreas em que temos que interagir com outras pessoas. Além disso, se aprendermos a administrá-las de maneira adequada, elas podem se tornar uma grande oportunidade para crescer e melhorar nossos relacionamentos. É por isso que é fundamental aprendermos algumas técnicas eficazes de resolução de conflitos.

Nas últimas décadas, disciplinas como a psicologia têm se preocupado em desenvolver algumas dessas técnicas. No artigo de hoje, você vai descobrir quais são as mais usadas. Dessa forma, da próxima vez que você se encontrar em uma situação difícil, terá algumas técnicas eficazes de resolução de conflitos. No entanto, primeiro veremos por que essas técnicas são necessárias. É realmente importante estudá-las? Podemos agir só de acordo com a nossa opinião em situações difíceis?

Por que as técnicas de resolução de conflitos são necessárias?

As discussões são praticamente inevitáveis ​​em áreas como o trabalho ou a família. Quando temos que conviver com outras pessoas, o mais normal é que nossas ideias ou preferências acabem gerando uma discordância em algum momento. Isso pode ter muitas causas, como diferenças de opinião, estresse na vida pessoal, jogos de poder ou implicâncias pessoais.

Se não gerenciarmos esses problemas de maneira adequada, eles podem se agravar ou se tornar crônicos, causando um conflito que perdura com o tempo. Quando isso acontece, nosso estado emocional fica pesado. Recebemos uma carga e a carregamos para onde formos, por mais que tentemos enfrentar a situação com orgulho e dizer que não ligamos.

No ambiente de trabalho, por exemplo, isso criará um clima pesado. Dessa forma, os funcionários ficarão menos motivados. No ambiente familiar, os conflitos também geram muita tensão. Se não forem utilizadas técnicas de resolução de conflitos, as discussões podem acabar afastando alguns membros da família.

No entanto, usando as técnicas corretas, o que poderia ser um desastre pode virar uma mera anedota. Conhecer as melhores técnicas de resolução de conflitos, portanto, irá ajudá-lo a melhorar o seu relacionamento com os outros. Além disso, permitirá que você se aprimore como mediador nos casos em que as discussões não têm a ver com você.

Chefe gritando no trabalho

Algumas técnicas conhecidas de resolução de conflitos

Embora existam muitas ferramentas para gerenciar discussões, algumas são mais eficazes do que outras. Neste artigo, vamos estudar as seguintes:

  • Evitação.
  • Acomodação
  • Comprometimento.
  • Colaboração.

Vamos ver cada uma delas, junto com suas vantagens e desvantagens:

1- Evitação

A evitação é uma das técnicas de resolução de conflitos que tendemos a usar mais, especialmente os introvertidos. No entanto, também é uma das menos eficazes, pelo menos em geral. Simplesmente consiste em se retirar de uma situação em que existe uma ameaça de discussão ou onde uma briga já está ocorrendo. No entanto, há momentos em que os conflitos aumentam de tamanho quando os evitamos.

Pelo contrário, esta estratégia pode ser útil quando o conflito pode ser resolvido por si mesmo e as consequências não são graves. Também será útil quando a situação for muito tensa e houver o perigo de você ou de o outro ser impulsivo e expressar ideias que condizem mais com o sentimento de raiva que com a realidade.

O segredo é não deixar que isso se torne nossa única estratégia; devemos usá-la com sabedoria. Se a usarmos apenas quando for mais útil, a evitação pode se tornar uma boa aliada.

2- Acomodação

A acomodação consiste em encontrar áreas de acordo entre as duas partes em um conflito, tentando não perder uma visão objetiva do quadro geral. Um conflito ou confronto pode ocorrer em um determinado campo, mas isso não significa que o desacordo seja total. Porém, isso não é tão fácil de ver depois que a briga começa. Ficamos na defensiva e damos prioridade para a nossa visão. Manter a visão aberta não é tão fácil.

Porém, reduzindo a intensidade e focando nos pontos de acordo, será mais fácil encontrar uma saída que agrade a ambos, pelo menos um pouco. Na verdade, a harmonia no grupo pode ser restaurada, mesmo se a discussão subjacente não for totalmente resolvida. Novamente, a acomodação não deve ser sua única estratégia. Por fim, podemos dizer que ela é útil quando é importante manter a cordialidade e buscar uma base para fazer um acordo.

3- Acordo

A próxima técnica de resolução de conflito é encontrar um meio-termo entre as necessidades das duas partes. Essa ferramenta é especialmente útil quando todos os envolvidos na discussão precisam vencer.

Assim, o conflito perde intensidade e dá para ganhar tempo para encontrar uma solução mais estável. No entanto, embora ambos os lados ganhem até certo ponto, nenhum dos lados consegue exatamente o que deseja. Portanto, eles podem permanecer insatisfeitos, mesmo após as negociações. Porém, pelo menos, pode haver uma aproximação entre as partes. Além disso, esse tipo de teste nos permite ver como uma solução pode funcionar na realidade, e não apenas no papel.

Tratativa de trabalho

4- Colaboração

A colaboração é a técnica de resolução de conflito mais difícil de executar, mas também é uma das mais eficazes. Consiste em mediar um desacordo até que ambas as partes consigam encontrar uma solução. Isso pode consumir muito tempo e recursos, mas é a única forma de chegar a uma solução que deixe as partes felizes com o resultado.

É claro que existem muitas outras técnicas para resolver conflitos. No entanto, essas quatro são algumas das mais usadas. Pratique-as e aplique-as a diferentes situações. Você verá como suas discussões diminuirão em frequência e intensidade.

Pode interessar a você...
Técnicas assertivas para resolução de conflitos
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Técnicas assertivas para resolução de conflitos

Nem sempre a comunicação flui como gostaríamos. As técnicas assertivas são procedimentos simples que nos ajudam na resolução de conflitos.



  • Budjac, B. (2011). Técnicas de negociación y resolución de conflictos. Editorial. Pearson. Colombia.
  • Fernández, I. (2010). Prevención de la violencia y resolución de conflictos. Narcea Ediciones.
  • Girard, K., & Koch, S. J. (2001). Resolución de conflictos en las escuelas: manual para educadores. Ediciones Granica SA.
  • Soleto, H., de Heredia, R. A. S., Avilés, M., Grigss, T. B., Manzanares, R. C., Di Stefano, L., … & Lapponi, S. F. (2014). Mediación y resolución de conflictos: técnicas y ámbitos. Tecnos.