A telepatia entre gêmeos: verdade ou mentira?

Certamente, todos nós já ouvimos falar da telepatia entre gêmeos. Dizem que há casos em que um se sente igual ao outro, mesmo que estejam em lugares muito distantes. Isso é real ou apenas um dos muitos mitos modernos?
A telepatia entre gêmeos: verdade ou mentira?

Última atualização: 20 Junho, 2021

Fala-se da telepatia entre gêmeos há muito tempo, e há centenas de relatos que parecem confirmar a existência desse tipo de conexão especial. No entanto, o assunto tomou um determinado rumo em revistas e jornais, mas outro muito diferente no âmbito científico.

Os seres humanos tendem a se fascinar com fenômenos extraordinários e sobrenaturais. Nossa mente não é apenas razão, mas também imaginação, e nós gostamos de nos surpreender. Sentimos uma espécie de entusiasmo cada vez que nos deparamos com algum fato ou situação que parece desafiar o que chamamos de “real”.

Para nos situar no assunto da telepatia entre gêmeos, vamos primeiro dizer que existem duas grandes posições opostas em relação a esse tema. Por um lado, existe a ciência, que nega a existência desse fenômeno. Na verdade, ela nega a própria existência da telepatia. Por outro lado, existem centenas de testemunhos que atestam o contrário.  Em quem acreditar?

“É no cérebro que tudo acontece.”
-Oscar Wilde-

Testemunhos sobre a telepatia entre gêmeos

Certamente, todos nós já ouvimos uma história sobre a telepatia entre gêmeos, seja ficção ou realidade. Alguns desses testemunhos tornaram-se recorrentes e famosos pelas circunstâncias tão especiais em que ocorreram.

Um dos casos mais notórios foi o das irmãs Martha Williams e Jean Haley. O fato especial da história delas é que ambas morreram praticamente da mesma maneira e com poucos minutos de diferença uma da outra. Ambas tinham 97 anos e ambas tropeçaram, caíram e depois faleceram. Uma bateu em uma escada, a outra foi ajudá-la e escorregou em um tapete.

Ambas ficaram no chão da sala. Elas viviam sozinhas e seus corpos só foram encontrados no dia seguinte. O motivo da morte foi hipotermia.  Sem dúvida, é uma coincidência muito chocante, mas nada permite inferir que tenha sido um fenômeno sobrenatural.

Irmãos gêmeos adultos

Outros relatos interessantes

Além do caso extremo das irmãs mencionadas, há centenas de testemunhos que relatam casos de telepatia entre gêmeos. Dizem, por exemplo, que se um sente dor, o outro também a sente na mesma parte do corpo.

Também dizem que um pode sentir que o outro está em risco, mesmo estando a centenas de quilômetros de distância. Uma mãe, por exemplo, afirma que um de seus gêmeos estava chorando por causa de dores no joelho. O pediatra o examinou e não encontrou nada. Então, ele examinou o outro e encontrou uma infecção nessa área. Um estava doente, mas era o outro que apresentava os sintomas.

A psicóloga infantil Coks Feenstra publicou O grande livro dos gêmeos em 1999. Nele, ela conta como encontrou centenas de casos de telepatia entre gêmeos. Às vezes, um sabia que o outro iria ligar. Outras vezes, compraram exatamente a mesma coisa, no mesmo dia, a milhares de quilômetros de distância.

Transmissão de pensamento

O que a ciência diz sobre isso?

Do ponto de vista científico, não existem provas da existência da telepatia. Consequentemente, também não existem evidências da telepatia entre gêmeos. Há um fato interessante: existem cerca de 100 milhões de gêmeos no mundo, e poucos deles relatam experiências telepáticas.

A Universidade de Cambridge conduziu um estudo com 663 pares de gêmeos. Os pesquisadores puderam verificar que a grande semelhança genética e a criação compartilhada os tornaram muito semelhantes na forma como processam e reagem à realidade. No entanto, essa semelhança não passou de 65% nos aspectos em que eram mais semelhantes.

Para a ciência tradicional, é fundamental que um fenômeno se repita sempre que as circunstâncias forem as mesmas. No caso de gêmeos, isso não acontece. Há muito mais casos de irmãos gêmeos que não se sentem conectados por algo além de seu próprio parentesco e sua história compartilhada.

O fato de a ciência afirmar que nada disso é possível não garante que ela esteja certa, mas obviamente estes são dados que têm base em pesquisas. Quem pensa que esse fenômeno existe não está mentindo. Talvez simplesmente interpretem os fatos de acordo com seus desejos e fantasias, o que não é errado, desde que não condicione a vida de maneira negativa.

Pode interessar a você...
A telepatia existe? Isso é o que sabemos até o momento
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
A telepatia existe? Isso é o que sabemos até o momento

Foi apenas no século XX que se começou a falar neste tema. Nenhum documento ou vestígio antigo faz referência a esse fenômeno. Será que a telepatia...



  • Cabello, A. (2007). Reducción de la comunicación mediante entrelazamiento: del “descubrimiento más profundo de la ciencia” a la “pseudo-telepatía cuántica”. Revista Española de Física, 21, 58-60.