5 tipos de hobbies que você precisa em sua vida

Os passatempos não só nos divertem, entretêm e relaxam, mas também nos ajudam a crescer a nível pessoal. Conheça os cinco tipos que não podem faltar no seu dia a dia.
5 tipos de hobbies que você precisa em sua vida
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 03 outubro, 2022

Hobbies ou passatempos são atividades às quais dedicamos nosso tempo livre com o único objetivo de nos entreter, relaxar ou desconectar. São opções escolhidas por nós mesmos e que, aparentemente, não nos trazem mais benefícios do que o mero prazer e satisfação de praticá-las. No entanto, a verdade é que graças a eles podemos crescer e evoluir em diferentes níveis. Por esse motivo, queremos propor 5 tipos de hobbies que você deve ter.

Geralmente os hobbies que escolhemos estão relacionados à nossa personalidade e interesses, e geralmente ficam restritos a uma área; por exemplo, esportes ou arte. No entanto, se formos além da mera diversão, veremos que diferentes hobbies podem nos ajudar a atingir diferentes objetivos de maneira divertida e agradável. Não sabe por onde começar? Damos-lhe algumas ideias!

5 tipos de hobbies que você precisa ter

Antes de selecionar quais serão os seus, lembre-se de que um hobby deve ser sempre uma atividade prazerosa que você goste de fazer e que lhe cause interesse genuíno. Mesmo assim, é interessante fazer com que seus hobbies abranjam diferentes áreas para alcançar uma vida mais plena.

Aquele que te dá dinheiro

Você já pensou que um hobby poderia ajudá-lo a ganhar dinheiro? A verdade é que seria maravilhoso poder monetizar algo que você realmente gosta. E, na verdade, não é tão complexo monetizar seus hobbies; ainda menos na era tecnológica em que vivemos.

Você só precisa descobrir no que você é bom e como você pode colocar esse talento para trabalhar para os outros. As opções são infinitas, mas aqui estão algumas sugestões:

  • Pintar quadros.
  • Restaurar bonecas ou objetos antigos.
  • Criar conteúdo para redes sociais.
  • Vender artesanato.
  • Oferecer aulas particulares sobre um assunto que você domina e pelo qual é apaixonado.

Um que mantenha você em forma

Os hobbies também são uma excelente maneira de cuidar do corpo. E é que, para quem encontrou aquele esporte pelo qual é apaixonado, praticá-lo não é um castigo ou um momento em que deve colocar toda a sua força de vontade. Pelo contrário, é o seu espaço de desconexão e diversão.

A atividade física nos ajuda a aumentar a energia e a resistência, reduz o estresse e promove o humor positivo. Também aumenta a autoconfiança e a sensação de bem-estar. Portanto, um de seus hobbies deve se enquadrar nessa categoria.

A idéia é entender que não somos todos iguais e você deve se conhecer para escolher o esporte que mais combina com você. Você gosta de fazer coisas sozinho ou em grupo? Você gosta de atividades muito enérgicas ou mais tranquilas? Você gosta de passar o tempo ao ar livre?… Essas perguntas ajudarão você a fazer sua escolha. Por exemplo, você pode escolher uma das seguintes opções:

  • Dança moderna.
  • Correr no parque.
  • Praticar ioga.
  • Jogar futebol com os amigos.
  • Surfar.

Um que estimule sua criatividade

A criatividade é uma habilidade que desenvolvemos muito durante a infância, mas que negligenciamos e perdemos à medida que nos tornamos adultos. No entanto, é muito útil para manter o pensamento flexível, ser mais adaptável na vida cotidiana e nos manter motivados.

Assim, dentro dos tipos de hobbies que você precisa, um deles deve ajudá-lo a aprimorar e trabalhar sua criatividade. Se você não sabe qual escolher, aqui estão algumas ideias sobre isso:

  • Atividades plásticas e artísticas como desenho ou cerâmica.
  • Deixe sua imaginação correr solta escrevendo histórias de ficção.
  • Tocar um instrumento.
  • Aprender novos idiomas.

Aquele que cultiva seu conhecimento

Às vezes caímos no erro de pensar que a aprendizagem se reduz à fase da infância e adolescência; no entanto, ao longo de nossas vidas devemos nutrir-nos com novos conhecimentos. Isso nos ajuda a ser mais educados, ter uma mente mais aberta e entender melhor o mundo ao nosso redor. Mantém a mente em forma e satisfaz a curiosidade.

Há uma abundância de tópicos que podem despertar seu interesse e podem fazer você querer aprender mais sobre isso. História, arte, matemática, sociologia, finanças, maternidade… Não importa qual seja sua escolha, existem várias maneiras de cultivar seu conhecimento diariamente:

  • Leia livros ou artigos populares.
  • Ouça podcasts sobre tópicos que lhe interessam.
  • Assista documentários,
  • Participe de clubes de debate para compartilhar com outras pessoas que têm as mesmas paixões

Um que ajuda você a evoluir sua mentalidade

Por fim, o crescimento pessoal e a autorrealização também são necessidades humanas, tão legítimas quanto cuidar do corpo e da mente. Assim, este último hobby deve ajudá-lo com sua mentalidade, seu desenvolvimento pessoal, suas emoções e sua área mais espiritual.

Conhecer-se internamente, gerir o que pensamos, aprender a regular as emoções, viver em coerência… Algumas sugestões nesse sentido são as seguintes:

  • Pratique meditação ou atenção plena.
  • Pratique a escrita terapêutica.
  • Participe de workshops sobre inteligência emocional.

Estes 5 tipos de hobbies irão ajudá-lo a avançar na vida

É muito provável que você já tenha uma ou mais dessas áreas cobertas com os hobbies que faz. No entanto, se você expandir suas opções e cobrir todos esses aspectos, sentirá sua vida subir de nível.

Você não apenas ficará mais saudável fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Eles também aumentarão sua motivação e autoestima, e será mais fácil para você ver o progresso em direção aos seus objetivos pessoais. Portanto, comece hoje mesmo a implementar esses 5 tipos de hobbies.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Márquez, S. (1995). Beneficios psicológicos de la actividad física. Revista de psicología general y aplicada: Revista de la Federación Española de Asociaciones de Psicología48(1), 185-206.
  • Morales Valiente, C. (2017). La creatividad, una revisión científica. Arquitectura y Urbanismo38(2), 53-62.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.