Conheça os 08 tipos de inteligência humana

Conheça os 08 tipos de inteligência humana

Março 4, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Os tipos de inteligência representados pelo cérebro

Geralmente, quando pensamos em alguém inteligente nos vem à mente a imagem do matemático que resolve todos os problemas em tempo recorde, mas a verdade é que existem diferentes tipos de inteligência.

Antigamente existia a ideia tradicional da inteligência como uma capacidade única que tem a ver com o pensamento abstrato.

Em 1998, o psicólogo Howard Gardner propôs uma teoria que mudou essa ideia um tanto reducionista: a teoria das inteligências múltiplas.

De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, não existe um único tipo de inteligência, mas vários, que são desenvolvidos de forma diferente em cada indivíduo.

Tipos de inteligência

Isso explicaria por exemplo, porque alguém muito bom em matemática tem dificuldades em estabelecer relações ou porque um músico excepcional não tem a mesma facilidade para se expressar com as palavras.

Cada pessoa tem alguns tipos de inteligência mais desenvolvidos que outros.

Os tipos de inteligência e como desenvolvê-los

1- Inteligência linguística ou verbal

As pessoas mais dotadas desse tipo de inteligência são aquelas que dizemos que têm o “dom da palavra”. Aprendem muito cedo a falar, ler e escrever. Têm facilidade para compreender textos complexos e se expressam muito bem. Utilizam corretamente as palavras de forma oral ou escrita.

Se precisarem seguir instruções para construir um móvel, será mais fácil ler as instruções do que seguir um gráfico.

Para desenvolver essa inteligência você pode…

– Ler e escrever (pode ser qualquer coisa: um diário, um blog, Twitter, textos sobre qualquer assunto).

– Brincar com jogos de palavras ou palavras cruzadas.

2- Inteligência lógico-matemática

Inteligência empregada para resolver problemas lógicos e matemáticos. As pessoas têm facilidade para resolver problemas abstratos, fazer cálculos e estabelecer relações quantitativas.

Quando pagamos a conta do jantar, sempre existe alguém que calcula a conta mais depressa? Provavelmente ela possui a inteligência lógico-matemática mais desenvolvida.

Para desenvolver essa inteligência você pode…

– Fazer sudoku e jogos de letras e números.

– Fazer as contas do dia a dia “de cabeça”, sem utilizar a calculadora.

3- Inteligência espacial

As pessoas com uma inteligência espacial bem desenvolvida têm facilidade para entender manuais de instrução, perceber imagens externas, internas, transformá-las ou modificá-las e produzir ou decodificar informações gráficas.

Percebem detalhes visuais que nos passam despercebidos, especialmente em relação à estrutura dos edifícios ou a sua localização no ambiente.

Para desenvolver esse tipo de inteligência você pode traçar rotas de lugares desconhecidos, se orientar através de mapas ou brincar com quebra-cabeças.

4- Inteligência musical

São pessoas que sempre têm uma melodia na cabeça (estão sempre batucando com os dedos). Aprendem música com muita facilidade.

Ela se manifesta principalmente pela vontade e pela capacidade de tocar um instrumento.

Para desenvolver essa inteligência você pode…

– Ouvir música de todos os estilos.

– Aprender a tocar um instrumento.

Mulher ouvindo música e desenvolvendo inteligência musical

5- Inteligência corporal cinestésica

Esta inteligência é o oposto da inabilidade. É a inteligência que utiliza todo o corpo para expressar ideias e sentimentos. São pessoas que têm boa coordenação e se movem com muita fluidez.

Os exemplos mais conhecidos são os bailarinos e alguns esportistas, por exemplo, os que praticam a ginástica rítmica.

Para desenvolver essa inteligência você pode…

– Praticar ioga.

– Dançar, especialmente algum tipo de dança que ajude a praticar a coordenação motora e movimentar separadamente partes do corpo.

6- Inteligência intrapessoal

É o tipo de inteligência de quem está conectado consigo mesmo, consciente das suas emoções, pensamentos e motivações, de suas fraquezas e virtudes, o que lhes permite compreender, trabalhar sua vida emocional, tomar decisões e definir metas adequadas à sua personalidade.

Para desenvolver essa inteligência você pode…

– Escrever um diário.

– Praticar meditação.

– Ler sobre psicologia e a mente humana

Mulher com olhos fechados e cabelo de flores

7- Inteligência interpessoal

É a capacidade de sentir empatia com os demais, compreender suas emoções, necessidades, intenções, etc.

São pessoas que cativam facilmente os outros, se relacionam muito bem e exercem uma liderança sobre os demais.

Para desenvolver essa inteligência você pode…

– Realizar atividades em grupo, principalmente se incentivam a cooperação como por exemplo, os esportes e o trabalho voluntário.

– Praticar a escuta ativa.

8- Inteligência naturalista

Esta é a inteligência que caracteriza as pessoas com capacidade para compreender seu ambiente natural: classifica e diferencia os vários tipos de plantas e animais. São pessoas que amam e convivem com plantas e animais; podem trabalhar como biólogos e com horta ou jardinagem.

Para desenvolver essa inteligência podemos…

– Cultivar sua própria horta (pode ser um horta urbana).

– Passear pelo campo com um guia sobre a flora e a fauna.

Mulher passeando no campo

Definitivamente não existem pessoas inteligentes, mas pessoas com alguns tipos de inteligência mais desenvolvidos do que outros.
Compartilhar

É importante cuidar desse maravilhoso presente que é a mente humana e utilizar todas as ferramentas disponíveis para desenvolvê-la.

Cada um de nós chega a este mundo com uma predisposição maior por um ou outro tipo de inteligência, mas na verdade todos são úteis e podem ser desenvolvidos.

Recomendados para você