Um professor trabalha para a eternidade

A docência é, em muitas ocasiões, uma tarefa menosprezada e pouco reconhecida, embora seu desenvolvimento tenha um valor incalculável. Como exemplo, todos nós temos algum professor de quem nos lembramos com um carinho especial: pelo que nos ensinou e pelo que aprendemos.
Um professor trabalha para a eternidade
Laura Gómez Domínguez

Escrito e verificado por a pedagoga Laura Gómez Domínguez.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

Ser professor é uma profissão de grande responsabilidade, já que seu desempenho tem um valor incalculável. Por isso, esses profissionais precisam ter uma boa formação inicial e estar constantemente atualizados.

Não basta transmitir conhecimento. Eles precisam ser a ponte entre o conhecimento e o aluno, promover valores e, ao mesmo tempo, ser especialistas em inúmeras coisas: novas tecnologias, gestão de recursos, avaliações, inteligência emocional, etc.

Um bom docente se preocupa com cada um de seus alunos e com uma educação inclusiva, tem empatia e foca na aprendizagem mais do que no ensino. Falamos de uma educação integral do aluno, em que ele seja ensinado a se desenvolver para a vida que o espera.

Professora tirando dúvida de aluna

O papel do professor e a importância da colaboração

Com os novos desafios educacionais, o papel do docente muda, já que não é um mero transmissor de conhecimentos. Na verdade, ele se torna o guia do processo de ensino/aprendizagem.

A coordenação entre docentes recebe aqui um papel importante: proporciona possibilidades de aprendizagem entre profissionais, discute possíveis conflitos e busca reduzir o estresse e o excesso de trabalho.

Trabalhando em equipe, aprende-se com as experiências dos outros e com os diferentes pontos de vista, além de ser possível partilhar diferentes formas de fazer. Ajudando e colaborando, aumenta-se a motivação e a vontade de realizar atividades e projetos com outros docentes, formando uma equipe.

Tudo isso melhora a gestão do conhecimento, permite melhorar a atenção dos estudantes e saber o que fazer em outras matérias para conectá-las com a sua.

“Educar a mente sem educar o coração não é educação de forma alguma”.
-Aristóteles-

Muito mais do que dar aulas

Todo professor trabalha com o saber e com os indivíduos. Ele não é apenas o especialista na matéria ou alguém que sabe escutar os seus alunos ou, ainda, uma mistura de tudo isso. É também alguém que gosta de fazer o que faz, alguém que tem seus próprios objetivos a alcançar.

Como dizia Aristóteles, não basta transmitir conhecimento. Você pode gostar dos seus alunos e ensiná-los ao mesmo tempo, sem ter que negligenciar nenhuma das duas partes.

Para ensinar uma disciplina, não basta dominar o seu conteúdo, pois, além disso, é preciso encontrar o sentido desse conteúdo que é ensinado.

Ao mesmo tempo, existem outros aspectos importantes, como definir funções, delimitar responsabilidades, discutir e negociar os sistemas de trabalho e de avaliação. É necessário transmitir valores, promover a criatividade, o pensamento crítico e estimular a cooperação, porque o importante não é ensinar quanto é dois mais dois ou qual é o nome dos rios de cada país.

“É possível que muitas pessoas achem que ser professor não é algo socialmente relevante, pois nossa sociedade só valoriza o poder e o dinheiro. Mas, para mim, me resta o desafio do saber e a paixão por transmiti-lo. Eu me sinto herdeiro de trinta séculos de cultura, e responsável por ajudar meus alunos a assimilar nossas melhores conquistas e extrair as consequências dos nossos piores fracassos”.
-J. M. Esteve-

Professor dando aula

Ensinar com paixão

Um docente que faz seu trabalho com paixão cria uma relação com o aluno que vai além da sala de aula. É criada uma relação mútua de ajuda e admiração. É um trabalho para que o aluno aprenda e se supere, não apenas para que ele termine o curso com uma determinada nota.

O trabalho de ensinar tem a ver com deixar uma marca na vida de alguém para sempre, e a força de um professor é muito transformadora quando se acredita no que se está fazendo. Os docentes têm o poder de transformar a sociedade.

Docentes que utilizam novas metodologias, com as quais os estudantes aprendem de uma forma ativa, promovem a aprendizagem colaborativa, trabalhando a criatividade e a descoberta. Assim, a aposta é ter um desenvolvimento efetivo das competências necessárias para que os estudantes possam se desenvolver na sociedade em que vivemos.

Pessoas que são apaixonadas por ensinar, pessoas motivadas e que se mantêm atualizadas para realizar seu trabalho da melhor forma possível. Pessoas que são gratas por serem docentes, pessoas que gostam de trabalhar com pessoas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Meirieu, P. (2006). Carta a un joven profesor (pp. 21-29) Barcelona: Graó.
  • Esteve, José M. (2003). La aventura de ser maestro. Ponencia presentada en las XXXI Jornadas de Centros Educativos. Universidad de Navarra.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.