Vazio emocional: um fardo muito pesado

Todos nós já tivemos a sensação de vazio emocional em algum momento: esse sentimento de que nada nos completa, com o desânimo se tornando o protagonista. O que será que podemos fazer nesse caso para sair da inércia?
Vazio emocional: um fardo muito pesado

Última atualização: 20 março, 2022

Você já sentiu em algum momento que nada tinha sentido? Que não importava o quanto você se esforçasse porque tudo daria errado? Muitas vezes sentimos que ainda nos falta alguma coisa, mesmo quando já temos tudo. Mas por que isso acontece conosco? A que se deve esse vazio emocional? Geralmente, ele aparece quando as coisas dão errado ou quando obtemos bons resultados, mas eles não são o que realmente queremos, ou onde queremos.

A sensação que temos no nosso corpo é a mesma de entrarmos em uma caverna escura sem enxergar a saída. Alguns profissionais da psicologia comparam essa sensação a olhar para dentro de um poço.

O fato é que se trata de uma espécie de vertigem inconformista. Inclusive, em muitas ocasiões, isso nos faz sentir totalmente sozinhos. Como se nada nem ninguém pudesse nos confortar, causando-nos um mal-estar difícil de controlar.

Mulher triste

Como nos comportamos quando nos sentimos dessa forma?

Não há uma ciência exata que diga que, quando nos sentirmos assim, vamos nos comportar de uma determinada maneira. No entanto, as pessoas geralmente preenchem essa lacuna por meio de comportamentos levados ao extremo: fumar demais, comer demais, beber demais… e muitas vezes sem ter a consciência disso.

Com esse tipo de comportamento, tentamos acalmar a ansiedade causada pelo fato de não estarmos satisfeitos com a vida que levamos.

Por quê?

Uma das perguntas que mais nos fazemos quando nos sentimos assim é POR QUÊ? Geralmente há uma relação com a questão da nossa autoestima e da imagem que temos de nós mesmos: o nosso autoconceito.

Ao longo dos anos, provavelmente fomos desenvolvendo uma série de expectativas, de crenças sobre nós mesmos e até mesmo sobre a vida. Quando essas idéias não se desenvolvem como esperamos ou não atendem às nossas expectativas, começamos a desanimar; então, quando isso continua ao longo do tempo, acaba aparecendo esse vazio emocional.

O que posso fazer para que o vazio emocional desapareça?

Comece por você

Começar a aceitar o que não podemos mudar no momento, diminuindo o nosso nível de frustração, pode ser um bom começo. No entanto, às vezes não sabemos como isso pode ser feito. Nesse caso, é aconselhável procurar ajuda profissional.

Aprender a nos amar, ao mesmo tempo em que nos conhecemos, pode ser um grande passo para sabermos do que realmente precisamos em nossas vidas ou por que aquilo que temos até agora não está funcionando. Muitas vezes, desconhecemos a nós mesmos, direcionando as nossas ações para um destino totalmente diferente daquele que desejamos.

A correnteza nem sempre ajuda

No mundo emocional, assim como no mundo físico, há uma mesma lei. Toda instância ou objeto, diante de uma resultante nula de forças aplicada sobre ele, tende a manter a inércia. O problema é que muitas vezes essa inércia não nos ajuda e temos que usar os nossos recursos ou a nossa vontade para transformá-la.

Não fique apenas olhando

A vida passa e, portanto, não podemos desperdiçá-la. Geralmente, quando sentimos esse vazio emocional, temos a tendência de ficar esperando que a solução apareça ou que o sentimento vá embora, pois não pensamos que a solução deva ser procurada.

É muito importante nos mantermos ocupados com coisas de que gostamos ou aprendendo coisas novas. Talvez, ao abrir as nossas mentes, vamos encontrar um suporte que possa nos ajudar a saciar essa inquietação que sentimos. Cada dia é uma oportunidade para enfrentar algo novo e para continuar aprendendo.

Os problemas são desafios

Às vezes, quando nos sentimos incompletos, o horizonte que enxergamos pode ser realmente escuro. Porém, são os nossos filtros e preconceitos, juntamente com a inércia, que obscurecem o nosso pensamento.

É por isso que a atitude é tão importante. Se visualizarmos cada problema como um desafio e não como um problema, a abordagem na nossa mente pode ser diferente. Assim, cada passo adiante que dermos será uma pequena conquista.

Encarar a realidade

Muitas vezes nos recusamos a ver a realidade e seguimos determinados a nos encaixar em algo ou a não aceitar uma determinada situação. Este é um grande erro, pois é algo que nos deixa constantemente insatisfeitos conosco e com os outros.

Por isso, é importante encarar o que sentimos diante de uma pessoa, coisa ou ação e parar de nos convencer do que realmente nos convém.

Mulher com os olhos fechados fazendo o exercício da uva passa

A importância da inteligência emocional

Às vezes, o nosso próprio vazio emocional indica o quanto a nossa inteligência emocional se encontra pouco desenvolvida. A nossa vida é controlada pelas nossas emoções, embora muitas vezes não tenhamos consciência disso. O controle que temos sobre os nossos sentimentos e a forma como sabemos administrar as nossas emoções nos impedirá de cair no vazio emocional.

No entanto, esta não é uma tarefa fácil ou para a qual nós já nascemos com um manual incluído. De fato, geralmente erramos no primeiro passo, pois não conseguimos identificar a emoção que estamos sentindo. Nos tempos atuais, muitas vezes não ouvimos a nós mesmos e isso nos impede de nos desenvolver emocionalmente.

Uma vez que saibamos controlar as nossas emoções, será mais fácil administrá-las… mantendo o foco no nosso bem-estar. Portanto, vamos trabalhar para melhorar o nosso bem-estar e assimilar tanto as emoções boas quanto as ruins da melhor forma possível.

Pode interessar a você...
A dificuldade de enfrentar a sensação de vazio
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A dificuldade de enfrentar a sensação de vazio

"Tudo está indo bem na minha vida, mas me sinto vazio." É muito comum ouvir as pessoas dizerem isso, mas o que leva a essa sensação de vazio?