Não posso mudar o passado, mas viver no presente está em minhas mãos

Tendemos a nos apegar aos erros do passado como se fosse possível mudá-los. Na verdade, o segredo da felicidade está em viver no presente. Descubra mais detalhes a seguir.
Não posso mudar o passado, mas viver no presente está em minhas mãos

Última atualização: 28 Setembro, 2021

Existem pessoas que se voltam para o passado e isso as impede de caminhar em direção a um futuro melhor. Esse passado pode doer, mas não pode ser mudado, não importa o quanto queiramos. É por isso que a vida consiste em desfrutar do poder do agora e viver no presente para encontrar o caminho da felicidade.

A consciência está no aqui e agora

Para viver no momento presente, sua consciência deve estar centrada no aqui e agora. Você não se preocupará com o futuro, e os sentimentos negativos não o impedirão de seguir em frente por causa do seu passado. Viver no presente implica que você está vivendo o que está acontecendo com você agora.

O passado e o futuro são como ilusões; eles estão apenas na sua mente, pois o passado não existe mais e o futuro ainda não foi criado. A realidade é que o amanhã nunca chega, pois é apenas um conceito que criamos para entender a linha do tempo. O tempo é sempre agora, neste exato momento.

“A diferença entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão persistente.”
-Albert Einstein-

Mulher com uma borboleta azul

Viver no presente pode mudar a sua vida

Se você não vive no presente, é porque vive uma ilusão. Quantas vezes você se preocupou e até se sentiu mal por coisas que não sabe se realmente vão acontecer? Quantas vezes você se culpou por erros cometidos independentemente do tempo que passou? Se você já fez isso muitas vezes, é porque se sente preso a ilusões do passado e do futuro.

Viver no presente o ajudará a melhorar seu bem-estar emocional, mas também pode melhorar a sua saúde física. Não viver no presente irá afetá-lo negativamente. O estresse mental de viver em ilusões e preocupações terá um impacto negativo em sua saúde física e emocional.

Quando você vive no presente, faz as pazes com seu passado e não tenta controlar seu futuro, está vivendo em aceitação. Você começará a aceitar a vida como ela é agora, não como gostaria que fosse.

Quando você vive em aceitação, você perceberá as coisas como elas são. Você será capaz de perdoar a si mesmo pelos erros cometidos no passado e poderá encontrar paz em seu coração sabendo que o que tiver que ser, será.

Há momentos em que é difícil viver no presente

Há pessoas que sentem uma profunda ansiedade porque estão sempre olhando para trás ou porque não param de tentar prever o futuro. No entanto, a maior razão pela qual muitas pessoas têm dificuldade em viver no presente é porque não nos calamos e nem paramos de pensar. Estamos constantemente falando sobre nós mesmos. É difícil para nós ouvir qualquer coisa além dos nossos pensamentos… e nos esquecemos de nos conectar com a realidade.

As pessoas gostam de criar histórias, contá-las e ouvi-las de outras pessoas para compará-las com as suas. Isso não é ruim e, de certa forma, a vida é uma história. O problema começa quando sentimos a necessidade de criar histórias sobre tudo e confundimos o mundo. A realidade não é um conceito, a realidade é agora. Quando percebermos isso, a paz estará dentro de nós.

“O futuro nos tortura e o passado nos acorrenta. É por isso que o presente nos escapa.”
-Gustave Flaubert-

Coruja segurando vestido

Liberte-se do passado e comece a viver agora

A pior coisa de viver no passado ou pensar constantemente no futuro é que você está desistindo do seu poder interior. Se você não viver no agora, estará desistindo da sua vida, estará vetando a sua capacidade de criar e se esquecendo de que só você tem a oportunidade de moldar a sua vida para o seu bem-estar emocional.

Se você precisa fazer mudanças em sua vida para melhorar, não espere mais e faça-as agora. Somente começando a caminhar você encontrará o seu caminho. Se você está vivendo no passado, saiba que não pode fazer nada para mudá-lo, e se você só se preocupa com o futuro… não pode fazer nada para melhorá-lo a menos que o faça agora, no presente. Se você quer viver em paz com seu passado e em um futuro melhor, aceite a realidade que você tem hoje.

Parece difícil viver no presente, mas você só terá que quebrar as correntes do passado e parar de prever o que acontecerá no futuro. Trabalhe no presente e o passado serão apenas boas lembranças, e o futuro será o caminho que você está percorrendo.

Pode interessar a você...
7 provérbios maias para valorizar o presente
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
7 provérbios maias para valorizar o presente

Se observarmos os antigos provérbios maias, poderemos encontrar pequenas cápsulas de sabedoria cuja validade nunca saiu de moda. Descubra-os!