Viver sem expectativas - A Mente é Maravilhosa

Viver sem expectativas

maio 14, 2016 em Emoções 75 Compartilhados
Lidar com as expectativas

As expectativas não nos permitem viver em liberdade, aceitando o curso das coisas, já que acreditamos que pelo fato de desejarmos algo de verdade, seja aprovação, perfeição ou comodidade, isso tem que obrigatoriamente ocorrer. A realidade é que o que tiver que acontecer irá acontecer, estejamos ou não de acordo.

As pessoas às vezes pretendem tomar o papel fantasioso de divindade. Pensamos erroneamente usando o “deveria” para nós mesmos, os demais e a vida em geral. Dizemos coisas como “meu chefe deveria me tratar bem e não gritar comigo”, “as coisas deveriam sempre sair bem e com pouco esforço” ou “eu devo fazer meu trabalho bem porque senão significa que sou um inútil”. O que nós pensamos ser? Juízes? Quem pode dizer o que deveria ou não deveria ser?

Quando vivemos esperando que a vida funcione como queremos, que as coisas saiam como gostamos ou que os demais nos tratem como acreditamos merecer, estamos sendo, na verdade, escravos do que esperamos.
Compartilhar

Viver com expectativas nos converte em pessoas fracas a nível emocional, já que esperamos que as coisas aconteçam como desejamos e nem sempre isso será assim. Na verdade, em uma porcentagem considerável de vezes, a vida irá tomar um giro diferente do que esperávamos e não resta outra alternativa a não ser aceitar com a maior tranquilidade possível.

Se não treinarmos bem para deixar as expectativas e abraçar o que chega, corremos o risco de sofrer consideravelmente, de nos deprimirmos e nos enchermos de ansiedade. Cada um escolhe o que prefere, pois cada um é dono de seu próprio estado emocional.

menina olhando o mar

Como me livro das expectativas?

A chave se encontra em aprender a diferença entre o que é controlável e o que não é. Eu não posso controlar o pensamento nem a atitude dos demais, tampouco as circunstâncias do mundo e da vida. No entanto, posso controlar a forma como me relaciono com isso, a forma de pensar sobre o assunto e de enfrentá-lo.

Quando tentamos controlar o incontrolável, evidentemente nos frustramos porque nunca irá acontecer o que queremos. Nossa margem de atuação se reduz a fazer as coisas da melhor maneira que sabemos, mas isso não quer dizer que iremos ser recompensados, nem que tudo irá ocorrer conforme nossas expectativas e desejos. Temos que tirar esta ideia absurda da cabeça e começar a aceitar a realidade.

Pense, por exemplo, que um dia alguém te disse: “O céu deveria ser da cor verde maçã, porque sim, porque eu gosto dessa cor e espero que algum dia seja assim” O que você pensaria? Certamente pensaria que ela não está muito bem da cabeça, que tem um desejo absurdo, que nunca irá se realizar pela simples razão de que é impossível.

Da mesma maneira, quando guardamos expectativas em nossa vida, com nossos próprios assuntos, estamos impondo e exigindo o que deve ser, quando não irá ser e nem tampouco precisa ser.

menina triste olhando pássaro

Você não é nenhum Deus

Quando você percebe que expectativas chegam à sua mente e seu diálogo interno contém um “deveria”, lembre-se de que você não é nenhum Deus que pode mudar o progresso das coisas, é somente um ser humano como outro qualquer que faz o melhor que pode, mas que isso não irá obrigatoriamente deixar todas as coisas melhores, nem fazer com que a vida seja justa.

Você também pode se perguntar, quem disse que as coisas devem sair bem para mim? Onde está escrito que tal pessoa deveria me tratar como mereço? Eu posso controlar o comportamento do outro de alguma maneira? De que me serve pensar que o mundo está obrigado a me satisfazer e esperar que assim seja?

Quando você encontra as respostas reais e racionais a todas estas perguntas e muda seu diálogo interno para “eu gostaria, mas talvez não seja assim e eu não preciso disso” ou “não espero que beltrano me traga um presente pelo meu aniversário, mas seria fantástico se ele o fizesse”, você se dá conta de que é muito mais forte e livre. 

Você terá se desligado das expectativas irracionais, da rigidez, da grandiosidade e começará a aceitar o que o Universo tem preparado para você. Às vezes gostará do resultado, outras não, mas é nisso que a vida consiste.

Se tudo fosse sempre cor de rosa e como queríamos, esta coisa de viver teria pouca graça. Não existe alegria sem tristeza, satisfação sem decepção, sucesso sem fracasso. Para sentir o formigamento que o alcance de uma expectativa produz, temos que conhecer a frustração e tolerá-la. 

Comece hoje a se soltar! Anote em um papel todas as suas expectativas, para você mesmo, os demais e para o mundo, e comece a modificá-las. Você gostaria que elas se cumprissem, mas não é nada obrigatório e aconteça o que acontecer, você aceitará e suportará. Pratique um diálogo interno mais maduro e forte e você sairá ganhando.

Recomendados para você