Você conhece seu maior rival? Não deixe ele sabotar seus sonhos!

Você conhece seu maior rival? Não deixe ele sabotar seus sonhos!

Última atualização: 03 março, 2022

Ao perguntar sobre seu rival, alguns nomes podem vir à mente. No entanto, esta pergunta tem uma resposta muito simples… esse adversário a que nos referimos é você mesmo. Somos responsáveis pelas decisões que tomamos e devemos assumir as consequências que cada processo implica. Claro, sempre estaremos expostos a cometer erros.

Escolher é desistir, mas muitas vezes as pessoas não querem tomar a iniciativa e decidir o caminho por medo de errar. Esse é um grande erro.

Apesar das fragilidades que nos caracterizam como humanos, é necessário manter nossa autoestima no nível adequado para alcançar o que almejamos, sem cair no extremo do “egocentrismo”.

Revelações da ciência

O cérebro humano precisa estabelecer objetivos, informações claras e precisas para que alcancemos nossos objetivos. Ou seja, que “para percorrer o caminho, devemos saber para onde estamos indo”. Se nos concentrarmos apenas em identificar o que queremos evitar, o que é indesejável, perderemos de vista o horizonte que queremos alcançar.

Isso significa que a confiança que depositamos no banco de nossas mentes será essencial para obter lucros. Se temos conflitos internos e nossa autoconfiança estará sendo afetada, nesse momento é hora de nos questionarmos!

Ouça o seu eu interior

Eileen Luders, neurologista da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, afirma que a meditação influencia a capacidade do cérebro de se modificar e se adaptar às mudanças ambientais, melhorando a conexão entre seus neurônios.

Sem dúvida, temos uma incrível capacidade de superar qualquer obstáculo e alcançar o sucesso. A única coisa que falta é olhar para o imenso universo interior, para ser honesto com a sabedoria inata que carregamos para poder definir claramente se as ações que projetamos no exterior coincidem com a verdadeira essência do nosso ser.
Em outras palavras, o autoquestionamento é uma chave fundamental para intuir quais decisões devemos tomar.

Em muitas ocasiões, tomamos a decisão com antecedência. No entanto, consultamos com outros; não porque não sabemos o que fazer, mas para validar nossa decisão.

Tudo está claro?

“Autoquestionamento” significa falar consigo mesmo ou realizar um trabalho de introspecção, definido pela psicologia como o conhecimento que o sujeito tem de seus próprios estados mentais para fazer uma nova avaliação do mundo ao seu redor.

A rotina muitas vezes nos ensurdece, nos cega e acabamos vivendo de forma quase mecanizada. Diariamente absorvemos uma quantidade de informações que armazenamos em nosso inconsciente, o que acaba por produzir uma desconexão com nossos próprios sonhos e expectativas.

Estou realmente feliz com meu trabalho? Eu me alimento de forma saudável? Sinto que meu parceiro me valoriza? Devo aprender a dizer sim? Deixei de cumprir meus objetivos? Quero estar mais perto da minha família? ? Tenho amigos que enriquecem minha vida?… Se há muito tempo essas perguntas e muitas outras que têm a ver com o seu presente não vagam em seus pensamentos, talvez seja hora de parar um momento para refletir, questionar você mesmo.

O autoquestionamento é ter a força de nos reconhecer em um oceano de emoções. Se somos capitães de nosso navio, navegadores no mar de nossas experiências, ninguém mais pode levá-lo ao sucesso. Temos a inteligência e a sabedoria para definir um curso para nós mesmos, onde quer que a consciência e nossos sonhos nos levem. Não tenha dúvidas: você pode chegar a destinos paradisíacos…

This might interest you...
Como falar com segurança: o poder da autoconfiança
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Como falar com segurança: o poder da autoconfiança

Muitos de nós gostaríamos de saber como falar com segurança para melhorar a performance no trabalho e nos estudos. Saiba como desenvolver esta habi...