Você flui ou estagna?

Podemos nos perder no fluxo de horas e dias e, como resultado, o que sentimos pode estar longe de nos satisfazer. Nesses casos, é bom parar e refletir e olhar a vida com óculos mais gentis. Estamos falando de flow e engagement.
Você flui ou estagna?
Gorka Jiménez Pajares

Escrito e verificado por o psicólogo Gorka Jiménez Pajares.

Última atualização: 12 março, 2023

O que você faz te motiva? E se a resposta for negativa, o que você faz para mudar isso? Você flui ou estagna? Hoje gostaríamos de trazer para o campo da saúde pessoal e mental dois conceitos muito elaborados na área das organizações e da psicologia do trabalho, cuja aplicação é muito interessante numa esfera mais diária e pessoal: o conceito de flow e engagement.

Tanto o flow quanto o engagement referem-se à maneira como nos movemos pela vida de maneira comprometida e fluida. Referem-se à experiência de fluxo com os acontecimentos que nos acontecem, à motivação e paixão pelas atividades que realizamos e à constância ou perseverança apesar da dificuldade.

“Os conceitos de flow e engagement referem-se a experiências ótimas e extremamente agradáveis, caracterizadas por atenção e concentração focadas, existência de metas desafiadoras e controle sobre a situação, distorção do tempo e prazer intrínseco.”

-Salanova-

mulher sentindo satisfação
O estado de fluxo é um estado emocional positivo que foi desenvolvido por Mihály Csíkszentmihályi.

O que é flow?

Você tem muito flow? Isso se refere a uma experiência e a um estado. O flow é algo como os óculos com os quais vemos a vida.

Mihály Csíkszentmihályi foi o psicólogo, de origem húngaro-americana, que deu vida a um conceito tão intuitivo. Para ele, o flow é a experiência ótima de gozo que ocorre quando uma pessoa é motivada e treinada para realizar uma atividade que também é desafiadora.

Em estado de flow, a pessoa extrai o melhor de si sem perceber e utiliza todos os seus recursos e potencialidades, visando atingir objetivos. Ao mesmo tempo, experimentamos o controle sobre nosso ambiente e sobre nós mesmos.

Motivação intrínseca e extrínseca

Para isso, as atividades realizadas devem ser reforçadoras de forma intrínseca. Aqui devemos parar para diferenciar dois conceitos:

  • A motivação extrínseca implica que fazemos algo para obter algo externo. Por exemplo, trabalhamos por dinheiro ou fazemos uma refeição deliciosa para nossa família, para que possam apreciá-la.
  • Enquanto isso, a motivação intrínseca refere-se ao que obtemos de uma atividade, independentemente de obtermos algo externo. Podemos trabalhar e assim nos sentirmos realizados, ou podemos procurar um trabalho que nos faça sentir melhor. Também podemos cozinhar porque o simples fato de cozinhar nos agrada, nos diverte ou nos dá paz.

As atividades que nos permitem permanecer em estado de fluxo devem ser intrinsecamente satisfatórias, devem ativar motores internos que nos permitam focar nelas a ponto de perder a noção do tempo.

Flow é um processo mais pontual e relacionado a características ou tarefas específicas.”

-Salanova-

O que é engagement?

Para vários autores, o engagement é um estado afetivo positivo. Está relacionado à plenitude, dedicação e absorção pelas coisas que nos fazem sentir realizados. Para a psicóloga Segovia, o engagement é caracterizado por três características:

Vigor

Implica altos níveis de energia e ativação mental, bem como vontade e predisposição para investir esforço e persistir apesar da dificuldade. Vigor tem a ver com a componente mais comportamental.

O vigor é caracterizado pela resistência mental e pelo desejo de se esforçar nas atividades que realizamos.

Dedicação

Alude ao fato de estarmos entusiasmados, de nos orgulharmos de nós próprios e de nos sentirmos, consequentemente, inspirados. A dedicação é acompanhada por sentimentos de importância e desafio. Essa é a característica com maior valor preditivo e, portanto, parece ser a mais importante em termos de satisfação.

Dedicação remete ao envolvimento, ao sentimento de entusiasmo e orgulho pelo que somos e pelo que fazemos.

Absorção

Muitos de nós podemos pensar que ser absorvido por algo é ruim. Mas isso está longe de ser o caso. A absorção saudável é entendida como um estado de concentração, uma sensação de que o tempo passa rápido e que, além disso, temos dificuldade em nos desapegar daquilo que nos absorve porque nos sentimos tão bem.

Mulher de olhos fechados
Quantas vezes você já disse: isso aconteceu muito rápido, quero mais? Trata-se de uma absorção saudável, que torna o tempo que passa tão bom que parecemos aproveitá-lo menos do que realmente durou.

Então você flui ou estagna?

Aprender a se mover com a vida é uma arte que todos nós aprendemos e gostamos em algum momento. Implica parar com o objetivo de olhar para o que nos rodeia e como podemos melhorá-lo e também realizar atos de autocuidado que nos proporcionem as experiências acima mencionadas.

Em conclusão, tanto o flow como o engagement referem-se a motivações intrínsecas e positivas, mas com alguma distinção. Para Salanova, embora o engagement  seja um estado que dura mais tempo, é mais estável ao longo do tempo e mais geral; o flow é um processo mais pontual e relacionado à tarefa ou característica específica que estamos realizando.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • OscaSegovia, A. (2022). Psicologia De Las Organizaciones. SANZ Y TORRES.
  • Saavedra Nodar, P. (2015). Psicología positiva aplicada a las organizaciones: engagement y flow.
  • Salanova, M., Martínez, I. M., Cifre, E., & Schaufeli, W. B. (2005). ¿ Se pueden vivir experiencias óptimas en el trabajo? Analizando el flow en contextos laborales. Revista de psicología general y aplicada, 58(1), 89-100.
  • Salanova, M., Martínez, I. M., Cifre, E., & Schaufeli, W. B. (2005). ¿ Se pueden vivir experiencias óptimas en el trabajo? Analizando el flow en contextos laborales. Revista de psicología general y aplicada, 58(1), 89-100.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.