Você é mais forte do que a inveja dos outros - A Mente é Maravilhosa

Você é mais forte do que a inveja dos outros

julho 27, 2017 em Psicologia 1536 Compartilhados
Você é mais forte do que a inveja dos outros

A inveja é um sentimento de caráter desagradável que surge ao cobiçar o que outra pessoa possui ou alcançou. O termo inveja provém do latim “invidere”, que significa “olhar com maus olhos”. O invejoso olha com maus olhos as qualidades, êxitos ou bens materiais dos outros. Constituem para ele uma fonte de sentimentos desagradáveis e de profunda insatisfação.

Ser invejoso é uma coisa íntima que não costuma ser confessada. Poucas vezes você terá ouvido alguém lhe dizer que sente inveja de você em um tom sério. É muito vergonhoso admitir que o bem alheio pode inspirar um profundo mal-estar interior, às vezes carregado de hostilidade para com essa pessoa.

Em outras ocasiões procuramos justificar esse sentimento de inveja por meio de julgamentos. Julgamentos que, apesar de até terem um certo fundamento, estão tão influenciados pelo próprio estado afetivo que não costumam ser muito objetivos. Por esse mecanismo, às vezes a inveja dá lugar à calúnia ou à difamação.

O invejoso olha com maus olhos as qualidades, êxitos ou posses dos outros. Constituem para ele uma fonte de sentimentos desagradáveis e de profunda insatisfação.
Compartilhar

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha sentido inveja ao longo da sua vida. Embora quase ninguém reconheça ser invejoso, basta observar alguém que alcançou muitas conquistas em pouco tempo para percebermos como a pessoa se torna objeto de uma inveja disfarçada de críticas.

A inveja branca realmente existe?

Existem situações que guardam certos pontos de conexão com a inveja, mas que pertencem a ordens diferentes. Às vezes dizemos sentir inveja de alguém porque admiramos suas qualidades ou como a pessoa tira partido das suas habilidades. Gostaríamos de ser como ela nesse sentido. Não se trata de inveja, e sim de um desejo de superação que aparece em uma pessoa em especial que pegamos como exemplo.

Outras vezes podem surgir sentimentos de indignação pelo triunfo de uma pessoa que pode parecer injusto. Também, em uma promoção, podemos achar que a pessoa não está suficientemente preparada para desenvolver a função que lhe foi dada. Este pensamento nem sempre se deve à inveja mais ou menos encoberta, mas às vezes a razões objetivas que levam a esta avaliação. Isso acontece principalmente quando não são pessoas próximas a nós e se seu sucesso ou cargo está enquadrado em um âmbito de atuação diferente do nosso.

Nem todas as críticas provêm de pessoas invejosas. Existem outros fatores que podem ser confundidos com a inveja, como os ciúmes ou o desejo de superação.
Compartilhar

Às vezes não é inveja, e sim receio da prosperidade de alguém: tememos que uma vez situado em uma posição superior, possa nos prejudicar de alguma forma. Outras vezes se trata, mais do que inveja, de ciúmes. A pessoa sofre quando outros conseguem o carinho ou admiração que gostaria que certas pessoas lhe dessem de forma exclusiva.

Por fim, não há que se confundir a inveja com o desgosto que pode surgir ao ver o sucesso ou a sorte de uma pessoa por quem nutrimos sentimentos de ódio ou desejos de vingança.

Como lidar com a inveja dos outros

A soberba e o egoísmo estão intimamente ligados à inveja

A soberba e o egoísmo são dois traços de personalidade intimamente ligados à inveja. Por soberba, uma pessoa pode não estar disposta a aceitar que outras sejam mais valorizadas pelas outras pessoas. As considera iguais ou inferiores e também não está disposta a aceitar que adquiram maior patrimônio ou tenham mais sucesso. Tanto é assim que na inveja são muito comuns as complicações com outras pessoas como fonte de autoanálise e autoafirmação do eu.

O egoísmo implica um exagerado afã de possuir tudo para si. É uma atitude na qual predomina o foco sobre si mesmo, ignorando os interesses dos outros. Assim, os sentimentos e as preocupações dos outros permanecem um tanto à margem, como se não existissem ou não tivessem importância. O que foi conquistado pelos outros é vivido como se fosse alguma coisa própria furtada por eles. Os outros obtiveram alguma coisa que, por justiça, pertenceria a nós mesmos e que “eles não merecem”.

A soberba e o egoísmo estão intimamente ligados ao sentimento de inveja. São movidos por desejos de autoafirmação e mecanismos de defesa.
Compartilhar

Soberba e egoísmo são movidos por desejos de autoafirmação e mecanismos de defesa do próprio julgamento por comparação com os outros. Impregnam-se de julgamentos sobre os outros, que carecem de objetividade, já que estão deformados por qualidades afetivas. Este é o cenário em que a inveja aparece.

7 sinais de que existe alguém com inveja de mim

Uma amizade verdadeira é aquela que ajuda você a crescer e a ser uma pessoa melhor. Contudo, você já deve ter se perguntado em alguma ocasião se suas amizades têm inveja de você ou se é simplesmente admiração. Para esclarecer este ponto, apresento 7 sinais que podem apontar que suas amizades sentem inveja de você:

  • Suas amizades não se interessam por você. Não só isso, se afastam quando você alcança algum triunfo ou sucesso.
  • Às vezes suas amizades não guardam os segredos que você lhes confiou.
  • Se suas amizades falam mal de outras pessoas, é possível que também façam o mesmo com você.
  • Seus amigos ocultam a verdade de você através de falsos elogios.
  • Suas amizades falam mal das pessoas que você ama.
  • Só estão com você nos momentos bons, mas nos momentos ruins deixam você sozinho.
  • Os seus amigos não respeitam a sua opinião.

Como afastar a inveja dos outros

7 conselhos para enfrentar uma pessoa invejosa

O primeiro passo é aprender a reconhecê-la. Às vezes é fácil, mas outras vezes pode ser extremamente complicado. Por isso expus uma série de critérios no parágrafo anterior. Em segundo lugar, uma vez reconhecida essa pessoa, pode ser conveniente seguir os seguintes conselhos para enfrentá-la:

  • Preste atenção aos comentários negativos que essa pessoa fizer. Quando tiver feito 3, encerre a conversa.
  • Rodeie-se de pessoas que apoiem você. Assim, a pessoa invejosa terá menos chances de fazer você se sentir mal ficando exposto diante do grupo.
  • Comente com essa pessoa que você fica incomodado com o seu negativismo. Isto pode levá-la a repensar o jeito como trata você, mesmo que nem sempre seja assim.
  • Elogie a pessoa que o inveja. Desta forma, você poderá desarmá-la.
  • Compartilhe as suas dificuldades e qualidades negativas com ela. Assim, ela sentirá que você não é perfeito e passará a invejá-lo um pouco menos.
  • Ajude-a a melhorar. Com frequência, as pessoas invejosas têm uma falta de autoestima.

Se nada disso funcionar, o melhor que você pode fazer nesses casos é se afastar dessa pessoa. Não tem problema algum mudar de amizades ou deixar de ter contato com uma pessoa que antes era nossa amiga, mas que agora com a sua inveja nos prejudica. Temos o direito de escolher com quem queremos passar o nosso tempo.

Recomendados para você