Walden Two: o romance utópico de Skinner e sua visão da sociedade

11 Outubro, 2020
Skinner reflete sua visão utópica e desconhecida da sociedade em seu romance de 1948, Walden Two. No livro, ele promove a justiça social e o bem-estar sob o pretexto de saúde, riqueza e sabedoria.

No verão de 1945, B.F. Skinner escreveu The Sun Is But a Morning Star, um romance utópico que ele finalmente publicaria em 1948 sob o título de Walden TwoA ideia para esse livro surgiu na primavera de 1945 durante uma conversa com um amigo.

Ambos refletiam sobre o que os jovens fariam quando a guerra acabasse. Quando questionado por seu amigo sobre o que eles deveriam fazer, Skinner respondeu: Eles deveriam experimentar, deveriam explorar novas formas de vida, assim como as pessoas nas comunidades do século 19 fizeram”.

Walden Two, sendo o primeiro romance de Skinner, contém muito do seu conhecimento científico e da sua filosofia de vida, principalmente sobre questões de justiça social e bem-estar humano. Inicialmente, ele vendia cerca de 700 exemplares por ano, o dobro de The Behavior of Organisms, o primeiro livro que ele escreveu sobre ciência.

Na década de 1950, sua pesquisa básica sobre o comportamento humano operante foi bastante difundida. Naquela época, Walden Two havia se integrado melhor à filosofia de Skinner e vendia 250.000 cópias anualmente. No final de sua vida, Skinner continuou abordando questões utópicas e preocupações humanísticas.

Walden Two, uma utopia social

Walden Two, uma utopia social

Walden Two é utópico em seu conteúdo. No entanto, Skinner tentou representar nele uma “vida boa” que a maioria dos indivíduos poderia alcançar. Ao fazer isso, ele apontou cinco princípios que compartilhava com Henry David Thoreau:

  • Nenhum estilo de vida é inevitável; examine o seu de perto.
  • Se você não gosta, mude.
  • Não tente mudar através de ações políticas. Mesmo que você consiga ganhar poder, provavelmente não conseguirá usá-lo com mais sabedoria do que seus predecessores.
  • Peça para ser deixado sozinho para resolver seus problemas do seu próprio jeito.
  • Simplifique suas necessidades; aprenda a ser feliz com menos posses.

O conteúdo de Walden Two

Esse livro descreve práticas que preocupavam os americanos na década de 1940, tanto material quanto emocionalmente.

Entre as primeiras estavam práticas que garantiam boa saúde e tempo livre. O que Skinner oferece em Walden Two são conjecturas sobre práticas comunitárias que poderiam ser críticas para alcançar a saúde, a riqueza e a sabedoria.

Walden Two e a saúde

Para Skinner, a saúde engloba um conjunto amplo de práticas que incluem saúde mental, comunitária e ambiental.

Saúde física

Em Walden Two, o autor descreve uma série de práticas para manter as pessoas e a comunidade livres de doenças e promover o bem-estar físico.

As multidões devem ser minimizadas e os bebês, isolados, conforme necessário, para reduzir a propagação de infecções. É fundamental garantir a exposição ao ar livre para manter o sistema imunológico saudável, além de fazer exercícios físicos diariamente e comer refeições nutritivas para a manutenção geral da saúde.

Saúde mental

Walden Two promove a saúde mental sugerindo o fornecimento de um trabalho significativo a todos os indivíduos. Um trabalho que foque nos pontos fortes individuais das pessoas e que também garanta tempo livre suficiente para a prática de hobbies e a busca de interesses valiosos.

Os horários de trabalho devem ser ajustados para reduzir o estresse. Além disso, devem ser fornecidas oportunidades suficientes para atividades em grupo, e a privacidade pessoal deve ser preservada sempre que possível.

Saúde da comunidade

Definida em termos de harmonia e cooperação, Walden Two promove a saúde comunitária através de práticas como a distribuição equitativa dos recursos comunitários. Não deve haver títulos de honra e todos devem participar de trabalhos não qualificados.

Além disso, a comunidade deve criar as crianças e as pessoas devem sair para comer com frequência para interagir com os demais. Todos devem se envolver em todos os tipos de trabalho, incluindo trabalhos voluntários. Tanto os pais quanto as mães devem cuidar das tarefas domésticas e dos filhos.

Saúde ambiental

Embora não fosse comumente abordado na década de 1940, Walden Two aborda a saúde ambiental através de práticas que agora são mais rotineiras e comuns. Skinner descreve práticas para promover a agricultura sustentável, como manter pastagens saudáveis ​​por meio de pastagem rotativa.

Seria necessário reduzir o uso de recursos escassos, construir casas com eficiência energética, usar animais em vez de máquinas para controlar o pasto, compartilhar casas, estabelecer horários de conciliação de trabalho, projetar práticas domésticas eficientes, estimular a reciclagem, reduzir o desperdício, mudar estilos de roupas lentamente para evitar modismos, e monitorar a qualidade da água (por exemplo, equilibrar os níveis de pH).

A união entre as pessoas

Walden Two e a riqueza

Em Walden Two, Skinner se preocupa com práticas que poderiam garantir riqueza em toda a comunidade e distribuição equitativa dos recursos dentro dela. Por exemplo, cada membro deve contribuir com seu trabalho, criando assim um grupo suficiente para atender às necessidades da comunidade.

Além disso, os recursos devem ser usados criteriosamente para garantir capital, bens e serviços comunitários adequados, do berço ao túmulo, para as gerações atuais e futuras. Finalmente, em Walden Two, a riqueza é distribuída de forma equitativa e nenhum membro se beneficia às custas de outro.

Walden Two e a sabedoria

Esse livro trata fundamentalmente da sabedoria entendida como conhecimento, porque é o processo e produto da ciência. A comunidade deve estar envolvida em práticas educacionais que garantam a liberdade e a prevenção da ignorância.

A educação gratuita e igualitária em Walden Two está disponível para todos os membros, não apenas nas habilidades acadêmicas básicas necessárias para a sobrevivência da comunidade, mas também nas habilidades pessoais necessárias para a harmonia individual e comunitária.

No entanto, a comunidade se envolve em práticas de maior alcance do que a educação de seus membros individuais. Em última instância, ele se preocupa em buscar e descobrir conhecimentos que beneficiem a comunidade como um todo.

A sabedoria é o tema central em Walden Two. O uso da ciência, tanto descritiva quanto experimental, para informar e orientar práticas que garantam o apoio de seus membros e a eficácia da comunidade e, portanto, em última instância, sua sobrevivência.

Engrenagens da mente

Um olhar prático

Walden Two, ambientado no gênero utópico, aborda os meios para maximizar a justiça social e o bem-estar humano ao equilibrar a capacidade dos membros da comunidade de garantir sua sobrevivência.

Nesse livro, Skinner descreve uma miríade de práticas para resolver problemas de importância individual, social e cultural, muitos deles em grande escala, em relação à economia, educação, sustentabilidade ambiental e estilos de vida pessoais.

A solução seria encontrada na aplicação da análise do comportamento para promover a saúde, riqueza e sabedoria individual e comunitária.