As 10 melhores frases de Wilhelm Wundt

As 10 melhores frases de Wilhelm Wundt
Sara Clemente

Escrito e verificado por psicóloga e jornalista Sara Clemente.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Wilhelm Wundt é considerado um dos psicólogos mais importantes e prestigiados de todos os tempos. Na verdade, seus feitos o elevaram à posição de “pai da psicologia”. Embora o seu modelo não tenha sido o único nem o primeiro, suas idéias tiveram uma grande repercussão e impacto na Europa no século XX. Vamos resumi-las nestas 10 frases de Wilhelm Wundt.

Wilhelm Wundt foi um médico, psicólogo e filósofo alemão de família protestante. Professor na Universidade de Zurique e, mais tarde, em Leipzig, chegou a orientar cerca de 200 teses de doutorado. Ele tem mais de 500 trabalhos publicados, entre os quais ‘Fundamentos da Psicologia Fisiológica’ (1874) e ‘Psicologia dos Povos’, com 10 volumes (1900-1904).

Wilhelm Wundt

A conexão entre psicologia e fisiologia nas frases de Wilhelm Wundt

Aos 23 anos ele fez doutorado em medicina com summa cum laude. Dois anos mais tarde, recebeu seu segundo doutorado. Depois de estudar com o fisiologista Müller, Wundt foi um pioneiro na tentativa de unir a filosofia e a fisiologia, para resultar na psicologia. Para fazer isso, ele investigou uma área de fronteira entre o físico e o mental, composta por fenômenos que podem ser estudados por ambas as ciências.

“A atitude da psicologia fisiológica em relação às sensações e sentimentos, considerados como elementos psíquicos, é, naturalmente, a atitude da psicologia em geral.”

Enquanto a fisiologia fornece informações do que percebemos através de nossos sentidos, a psicologia permite que o indivíduo olhe para dentro de si mesmo. Sua concepção de ambas as disciplinas marcou o início da psicologia fisiológica.

“A tarefa da psicologia fisiológica permanece a mesma na análise das ideias para investigar sensações: atuar como mediador entre as ciências vizinhas da fisiologia e psicologia.”

Objeto de estudo: a consciência

Ele tentou dar um retorno para as questões filosóficas que giravam em torno da psicologia naquele tempo. Então, depois de ser concebida como um mundo de ideias por Descartes e Locke, veio a ser considerada uma ciência não especulativa.

“A psicologia estuda a mente e as leis que a governam.”

Esta é uma das frases mais esclarecedoras de Wilhelm Wundt sobre o campo em que pensava que deveria ser  enquadrada esta disciplina e seu principal objetivo. Qual seja,  estudar o mensurável e a estrutura da mente.

“Nossa mente é tão equipada, felizmente, que nos leva até as bases mais importantes para os nossos pensamentos sem que tenhamos qualquer conhecimento do desenvolvimento desse trabalho. Os resultados dela são inconscientes.”

Sua psicologia introspectiva ou estruturalista coloca o foco na observação da mente consciente e foca a importância do comportamento externo. Portanto, de acordo com esse fisiologista, o método mais apropriado para conhecer o conteúdo da psique é a auto-observação experimental.

“As características distintivas da mente são meramente subjetivas; apenas as conhecemos através do conteúdo de nossa própria consciência.”

O labirinto da mente

Ideias em movimento constante

Wundt considerava  mente como uma força criativa, dinâmica e volitiva. Para ele, ela nunca poderia ser entendida simplesmente através da identificação de seus elementos ou sua estrutura estática. Esta é uma das melhores frases de Wilhelm Wundt sobre o assunto:

“Uma ideia não é constante como sentir uma emoção ou um processo volitivo. Só existem ideias transitórias e processos em modificação; Não há idéias permanentes.”

Pelo contrário, deve ser entendida através da análise de sua atividade.

“Falamos sobre a virtude, honra, razão, mas o nosso pensamento não traduz nenhum desses conceitos em uma substância.”

Psicologia étnica ou dos povos

Wundt reconheceu que uma abordagem puramente “natural” era insuficiente na psicologia. Portanto, ele sentiu que era necessário completar a sua psicologia fisiológica (individual, analítica e experimental), válida para estudar os processos mentais simples, com uma psicologia dos povos, também chamada de psicologia étnica ou etnológica.

“Os resultados da psicologia étnica são, ao mesmo tempo, a nossa principal fonte de informação sobre a psicologia geral dos processos mentais complexos.”

psicologia dos povos estuda os produtos da vida coletiva (linguagem, costumes, mitos…). Esses produtos indicam a existência de operações superiores na mente.

Para ele, a psicologia experimental permanecia na superfície da mente, enquanto a psicologia dos povos ia muito além. A psicologia dos povos foi concebida como um meio de compreender a psicologia humana e as várias culturas. Esta é uma das frases de Wilhelm Wundt que melhor resume essa idéia:

“Por outro lado, a psicologia étnica deve sempre vir em auxílio da psicologia individual, quando as formas de desenvolvimento dos processos mentais complexos estão envolvidas.”

Balões voando no amanhecer

Fase precursora da psicologia científica

Sua maior conquista foi a de desenvolver, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig (Alemanha). Como resultado, a psicologia foi adquirindo um status de especialidade acadêmica. Além disso, por suas contribuições, as bases para o desenvolvimento autônomo da psicologia foram estabelecidas, e melhorou o seu apoio social e institucional.

Esta abertura marcou um divisor de águas na disciplina, pois assim ela iniciou sua etapa científica. No entanto, ele cometeu um grave erro ao subestimar outros ramos da psicologia, que, em seguida, provaram ser igualmente relevantes aos que ele propôs:

“Psicologia infantil e psicologia animal são de importância relativamente pequena em comparação com as ciências que tratam dos correspondentes problemas fisiológicos da ontogenia e filogenia.”

Há poucas figuras tão importantes como ele na história da psicologia, e as frases de Wilhelm Wundt dão uma boa ideia disso. O pesquisador marcou o início da psicologia científica, e foi um dos primeiros que enfrentou os problemas de estudar os processos mentais em um nível prático e epistemológico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.