4 conselhos para deixar de ser excessivamente complacente

4 conselhos para deixar de ser excessivamente complacente

agosto 9, 2016 em Psicologia 6 Compartilhados

Alguma vez você já se viu fazendo algo que não queria somente para agradar alguém? Há quem seja complacente o tempo todo porque não quer que os demais se irritem. Este é um padrão de conduta bastante negativo. Se você não tiver cuidado, em algum momento se sentirá perdido.

“Uma das coisas mais libertadoras que podemos aprender na vida é que ninguém precisa gostar de nós, nem todos precisam nos amar, e tudo bem.”
-Anônimo-

Os momentos em que ser excessivamente complacente é um problema

  • Quando você começa a aceitar as coisas que não quer somente para manter os outros felizes e ter uma vida mais “fácil”.
  • Quando você se sente incômodo com as situações nas quais você se envolve porque sente que está violando o seu princípio.
  • Quando você se sente cansado de colocar todos os demais antes de si, e não quer mais sentir que não faz nada por si mesmo.
  • Quando inventa desculpas porque se sente mal em dizer “não”.

mulher-oferecendo-flores

Como deixar de ser complacente?

1. Aceite que nem todos irão gostar de você

Lamento quebrar a sua ilusão, mas sempre haverá pessoas que não sentirão uma afinidade com você. Na realidade isso não é bom nem ruim, é apenas um fato da vida.

Quando você sentir a tentação de ser complacente para ser aceito, detenha-se. Respire e pense em outra coisa.

As pessoas que buscam agradar a todos costumam ter uma baixa autoestima. Por isso precisam que os outros a reconheçam.

A melhor forma de deixar de ser complacente é aprendendo a amar o que você é e trabalhando na sua autoestima.

“Se você vive para agradar aos demais, todos irão amá-lo exceto você mesmo.”
-Paulo Coelho-

2. Aprenda a dizer “não” quando quiser

Esta palavra tão curta costuma gerar muitos problemas quando a evitamos.

Você é daquelas pessoas que nem sequer cogitam dar uma resposta negativa? Você se sente cansado e irritado porque tem cada vez menos tempo para você? Aprenda a dizer “não!”

Não se preocupe, ninguém morrerá e o mundo não acabará porque você deixou de ser complacente. O pior que pode acontecer é que as pessoas que estão com você pelos benefícios que costumam obter acabem indo embora. Pense bem e verá que isso não é ruim.

Você também deve esquecer as desculpas. Seja honesto e responda um “não” sincero. Se a outra pessoa tentar convencê-lo, explique as razões do “não.”

3. Identifique as razões pelas quais você sente culpa

Você se sentirá culpado nas primeiras vezes em que deixar de ser complacente.

Em vez de mudar a resposta, pense no que faz você se sentir assim. Talvez você sinta que está sendo egoísta ou que está falhando com a outra pessoa. Depois pense nas razões pelas quais você não foi complacente e compare.

mulher-triste-por-ser-excessivamente-complacente

Por exemplo, imagine que sua irmã pede que você cuide de seus filhos porque quer ir ao cinema com seu marido. Neste dia você havia planejado sair com uma amiga e se divertir. Realmente seria tão ruim dizer “não” a sua irmã? Talvez valeria a pena mudar seus planos se ela precisasse ir ao hospital para uma emergência, mas não para um jantar.

É preciso avaliar as situações e não sentir culpa por ser você mesmo. Se você não se sente seguro, faça uma lista dos prós e contras da sua decisão.

4. Deixe a porta aberta para quem quiser ir embora

Quando você deixar de ser complacente, notará que sua lista de amigos irá se reduzir. Não se preocupe por isso. Isso somente demonstra quem são seus amigos de verdade e quem são os interessados em tirar proveito de você.

Você verá que conforme começa a melhorar a sua autoestima, as pessoas tóxicas ou negativas saem da sua vida. A boa notícia é que também surgirão pessoas maravilhosas.

No caso de algum familiar tentar se aproveitar de você, basta definir seus limites. Não importa se é sua mãe, seu filho ou seu irmão, todos devem valorizar as suas decisões e respeitá-las. Será duro, mas você evitará se sentir usado e ganhará uma incrível paz interior.

“Deixe a vida fluir e você encontrará portas onde menos espera.”
-Anônimo-

Lembre-se de que deixar de ser complacente é um processo. Você deverá aprender alguns comportamentos e se desprender de outros. Não se preocupe, você não se transformará em uma má pessoa. Apenas será você mesmo.

Recomendados para você