5 dicas para voltar à rotina depois do Natal

dezembro 16, 2018

Dezembro é uma época do ano maravilhosa. Tudo fica cheio de luzes, presentes e reuniões familiares que parecem não acabar nunca. Vivemos momentos inesquecíveis e emocionantes, mas tudo que é bom dura pouco. Voltar à rotina depois do Natal pode ser incômodo, mas não devemos deixar que isso nos abale.

Só de pensar em ter que voltar ao trabalho sentimos calafrios. Depois de duas semanas de celebrações e diversão, nós temos que abrir os olhos para o mundo real. Janeiro é o mês mais sofrido do ano, mas também pode estar cheio de novas oportunidades por descobrir.

É o final de um ano, mas o começo de outro. Quem sabe quais aventuras podem estar nos esperando? É possível que aconteçam coisas inesquecíveis, que no ano anterior nem tivéssemos imaginado. Parece difícil pensar nisso quando alguém está mal, mas pode ser uma forma de se animar durante uma fase ruim.

A primeira coisa que devemos fazer é estabelecer alguns pontos para voltar à rotina depois do Natal. Ao segui-los, logo notaremos como uma energia renovada invade nosso corpo e nos enche de um otimismo saudável e motivador.

Mulher triste com a sua rotina

5 pautas para voltar à rotina depois do Natal

Faça uma lista de resoluções

As listas de resoluções são uma boa maneira de se motivar. Anote na lista todas as coisas que você deseja conseguir neste ano novo e estabeleça o desafio de alcançá-las. Considere que não vale a pena desistir na primeira tentativa.

Às vezes você terá que fazer sacrifícios e tardará em ver os resultados, mas isso não significa que você não vai conseguir. Seja paciente e persistente, e conseguirá tudo aquilo que quiser.

“Nossa recompensa se encontra no esforço, e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa”.
– Mahatma Gandhi –

Aprenda a se cuidar

Com o novo ano, você deve começar a pensar na sua saúde. Isso não quer dizer que você deva ficar obcecado com a comida ou com o exercício, e sim o contrário: você deve pensar nesse desafio de uma maneira mais tranquila. Faça receitas saudáveis, matricule-se em uma atividade física e pratique exercícios de respiração.

Pouco a pouco você vai começar a se sentir melhor e mais otimista por dentro, e seu corpo experimentará essas mudanças por fora. Se você tiver que ir a um especialista para que ele o assessore, não hesite em fazer isso. Os médicos, psicólogos e nutricionistas podem criar indicações personalizadas para cada situação.

Fazer exercícios físicos

Estabeleça uma rotina de sono

Voltar à rotina depois do Natal pode afetar os nossos horários de sono. Estar de férias faz com que nós mudemos a hora de ir dormir, tendo suas consequências na volta à rotina.

Tente fazer com que a mudança não seja muito brusca. Nos últimos dias antes de voltar à rotina, vá dormir uma ou duas horas antes, apesar de não conseguir pegar no sono imediatamente. A impossibilidade de dormir é algo muito comum. O seu corpo precisa se acostumar ao horário de sempre e, no começo, você vai demorar um pouco mais para adormecer.

Treine a sua mente

É preciso manter a mente ativa. Voltar à rotina depois do Natal também significa voltar a treinar o seu cérebro. Se ele está há muito tempo sem se exercitar, provavelmente vai se ressentir. Acostume-o a estar sempre ágil e lúcido.

Você pode aproveitar o ano novo para se matricular em alguma escola de idiomas, ler livros de um assunto que você goste ou, inclusive, fazer exercícios de estimulação cognitiva. Nunca é cedo demais para começar a treinar a nossa mente.

Observe a vida a partir de outra perspectiva

Você se sente triste e abatido com a chegada de janeiro? Não se preocupe, isso acontece com 90% das pessoas ao seu redor. É evidente que já vivemos uma época intensa e bonita, mas ainda temos muitas outras coisas boas por vir. Não preste atenção na parte negativa; mantenha o foco na parte positiva.

Mulher com girassol na frente do rosto

Procure estar ao ar livre pelo menos uma hora por dia. Isso melhorará o seu humor e vai fazer você esquecer os seus problemas durante um tempo. Não pense demais no passado, porque ele já aconteceu, mas também não pense muito no futuro, porque ele ainda não chegou. Só viva no presente e agradeça por todas as coisas boas que você experimenta a cada dia.

É normal sentir tristeza ou apatia durante esses períodos pontuais. A única forma de enfrentar essas emoções é lutando. Não deixe que a volta à rotina o afunde, porque senão ela vai acabar com você. Refugie-se nas coisas que te fazem feliz durante o seu tempo livre, desconecte o telefone celular e aproveite o tempo com os seus familiares e amigos.

Ser positivo, praticar esportes e manter hábitos saudáveis ajuda a vencer estas épocas. Depois de uma ou duas semanas, sua vida voltará a ser a de sempre, mas para que isso aconteça você deve se ajudar.