5 formas através das quais você se machuca sem perceber

· agosto 14, 2016

Cuidar de si mesmo significa, acima de tudo, saber se respeitar e amar de forma incondicional, quer sejamos bonitos ou feios, estejamos tristes ou felizes, quer triunfemos ou falhemos. Algo que a princípio parece fácil de fazer, na verdade vira uma tarefa muito difícil se tivermos em conta a educação recebida ou o número de mensagens que a publicidade, o cinema ou a música transmitem. De alguma forma, você transforma tudo isso em exigências e machuca a si mesmo.

É como se uma pessoa fosse “egoísta”, “orgulhosa” ou “vaidosa” por se amar, por parabenizar a si mesmo de vez em quando ou se dar um tapinha nas costas. Sempre ouvimos as frases “seja humilde e modesto” ou então “não seja assim, senão você perde tudo”.

Concordamos que não é preciso chegar a um nível narcisista, mas que é benéfico a nível psicológico se amar um pouco mais e se machucar menos do que normalmente se machuca.

Mas já que não é assim, o resultado costuma ser que afastamos nossos interesses e necessidades, os desejamos em segundo plano e, portanto, deixamos de cuidar de nós mesmos. Na maioria das vezes, fazemos isso por causa dessa necessidade de sermos aprovados pelos outros ou pelo extremo desejo de sermos perfeitos e de não cometermos erros aos olhos das outras pessoas.

Você cuida de si mesmo?

Talvez você já tenha se identificado com a introdução do artigo e agora percebeu que não cuida de si mesmo a nível emocional e que, como resultado, você se machuca às vezes. No entanto, é altamente recomendável analisar esses pontos e reflexões sobre o fato de você precisar se amar um pouco mais.

Você se machuca se…

Mulher se olhando no espelho quebrado

Você se machuca se exige perfeição de si mesmo

Exigir que você seja perfeito é um objetivo pouco realista, visto que nunca poderemos atingi-lo, por muito que nos empenhemos nisso. Os seres humanos estão constantemente cometendo erros e é graças a eles que aprendemos e melhoramos, mas nunca seremos infalíveis em nada.

Se acha que pode alcançar a perfeição, você vai gastar muita energia. Tudo o que você faz é frustrante quando as coisas dão errado e, no final, vai acabar abandonando suas metas, precisamente porque com elas você não pode cumprir suas expectativas.

Exigir demais de si mesmo é se descuidar muito.

Você se machuca se não se mima

Se você não se presenteia de vez em quando, não se permite tirar descansos ou tirar férias ou não se perdoa se não tiver agido como “deveria”, você está claramente se descuidando. Não há problema em ser responsável e tentar cumprir os nossos objetivos ou metas, mas é extremamente importante se recompensar de vez em quando por isso.

Dizer a si mesmo “porque eu mereço” é benéfico para a saúde emocional e nos mantém motivados.

Você se machuca se diz “sim” quando na verdade quer dizer “não”

Neste caso, você dá mais importância às necessidades dos outros do que às suas próprias, e isso é uma total falta de respeito consigo mesmo. Podemos fazer alguns favores de vez em quando, desde que concordem com os nossos princípios e critérios pessoais, mas não temos obrigação de dizer sim a tudo.

Não existe nenhuma desculpa, quer seja um familiar, amigo ou conhecido; se não quisermos fazer algo, não temos motivo para fazê-lo, e se a outra pessoa não aceitar isso, o problema é dela, não nosso.

Meninas sentadas perto do rio

Você se machuca quando se deixa levar pelas opiniões dos outros

Você acredita que as pessoas estão sempre certas sobre tudo e que a sua opinião não é tão valiosa… por quê?

Cada pessoa constrói sua realidade em função do que tem ouvido por aí ou como foi educado, mas isso não quer dizer que tudo o que pensa seja verdade. Por isso, o saudável é ouvir as opiniões dos outros, mas sem absorvê-las de forma absoluta e dominante.

Formaremos nossa própria opinião que é tão válida quanto a dos outros, desde que nos sintamos bem com ela.

Você se machuca se não se permite viver o presente

Sua mente gosta de viajar e está sempre no passado ou no futuro, não descansa e volta para o presente. Portanto, ela não aprecia o que você tem na mão neste momento, você perde o presente e isso também é se descuidar.

Se você se lamenta muito por algo que aconteceu, com o que não conseguiu solucionar ou se preocupa em excesso com o que poderá acontecer, mas que ainda não aconteceu, você não está vivendo o aqui e agora e está prejudicando a si mesmo.

Mulher olhando para os guarda-chuvas voando no céu

Como cuidar de si mesmo?

Se depois de analisar os cinco pontos você percebeu que não cuida o suficiente de si mesmo, está na hora de começar a fazê-lo. Obviamente, é preciso aprender a respeitar a si mesmo e, para isso, você tem que começar a fazer o contrário do que é afirmado nesses cinco pontos.

Se você é muito exigente consigo mesmo e acredita que tem que ser perfeito em tudo o que fizer, convém trocar a exigência por uma preferência e aceitar a si mesmo à margem de seus resultados.

Se você só dá e nunca recebe nada de si mesmo, comece agora mesmo a se recompensar por cada conquista feita, por menor que seja. Tire suas merecidas férias ou compre aquele vestido que você tanto quer. Aprenda a dizer não, sem desculpas, de maneira firme e assertiva, sem medo da reação da outra pessoa. Se for um bom amigo, ele vai entender.

Lembre-se de que as opiniões dos outros são dos outros. Elas só se tornarão suas se você permitir. Todo mundo tem o direito de pensar, dizer e expressar o que quiser, mas você também tem o direito de acreditar no que quiser. Seja guiado pela sua própria intuição.

Faça um esforço para trazer sua mente de volta para o presente quando notar que ela se foi. Para fazer isso, olhe ao seu redor, descreva o que você vê, o que ouve ou o que sente. Aproveite o que está vivendo e pense que o que aconteceu já não pode ser resolvido, e o que virá, há de se resolver.