5 frases reveladoras de Arthur Schopenhauer

· dezembro 25, 2018

As frases de Arthur Schopenhauer são o legado de um dos mais famosos filósofos alemães. Um presente para quem quer conhecê-lo de perto e refletir a partir do seu pensamento.

Schopenhauer era um admirador assíduo de Platão e Kant. Curiosamente, ele também acabou sendo muito influenciado pela filosofia hindu, assim como pelo budismo e pelo taoismo. Dessa forma, ele criou um sistema filosófico próprio, que mais tarde influenciou grandes filósofos como Friedrich Nietzsche

“Todas as religiões prometem uma recompensa além desta vida, na eternidade, pelos méritos da vontade ou do coração, mas nenhuma recompensa pelos méritos do pensamento, do entendimento”.
– Arthur Schopenhauer –

Schopenhauer também é um dos filósofos mais queridos, especialmente pelos jovens. Ele tem uma maneira muito especial de explicar os seus pensamentos, com grande frescor e até mesmo um fino senso de humor.

O seu pensamento ético promove a compaixão, a autonegação do “eu” e a arte como expressão máxima. As suas abordagens são interessantes e lúcidas. Algumas delas estão refletidas nesta seleção de frases.

1. Frases de Arthur Schopenhauer sobre o destino

Várias frases de Arthur Schopenhauer são reflexões sobre o sentido da vida e da liberdade. Em relação a essa questão, ele também define uma posição sobre o conceito de destino. A esse respeito, ele diz: “O destino é aquele que embaralha as cartas, mas somos nós que as jogamos”.

É um reflexão muito oportuna. O destino pode ser definido como todas aquelas circunstâncias que fogem do nosso controle, como por exemplo, nascer em uma determinada época, lugar, família, viver certas condições históricas, etc. Mas somos nós que decidimos o que fazer com essas determinações.

Arthur Schopenhauer

2. Quando não há condições favoráveis

Esta é uma das frases mais bonitas de Arthur Schopenhauer. Ele diz: “Não há vento favorável para quem não sabe para onde está indo”. É uma crítica implícita à falta de clareza e determinação do ser humano.

Essa frase de Schopenhauer sugere a importância de definir uma direção para poder avançar. Como ele aponta, não há como enfrentar as vicissitudes com sucesso, se não está claro para onde estamos indo. Se soubermos para onde vamos, encontraremos uma forma de chegar lá.

3. Onde encontrar a felicidade?

Boa parte das frases de Arthur Schopenhauer são dedicadas à ética. Nesse contexto, ele faz várias reflexões sobre a felicidade. Em referência a ela, ele diz: “É difícil encontrar a felicidade dentro de si mesmo, mas é impossível encontrá-la em outro lugar”.

Bolhas de água

Com isso, propõe basicamente duas realidades: encontrar a felicidade não é uma tarefa fácil e, apesar disso, se existe alguma possibilidade de realizá-la, é um processo que ocorre dentro do ser humano. Não encontramos a felicidade no mundo externo.

4. Pensar e acreditar

Arthur Schopenhauer foi um crítico inteligente e profundo. Ele não se limitou ao seu tempo e espaço, mas buscou a essência universal do ser humano. Entre os aspectos que mais lhe interessavam estava a maneira como o ser humano processa as informações.

Em relação a isso, ele afirma: “A maioria dos homens não são capazes de pensar, mas apenas de acreditar, e não são acessíveis à razão, mas apenas à autoridade”. Nesse caso, ele questiona a resistência de muitos em pensar por si mesmos, de forma autônoma. O que prevalece é a repetição das vozes de autoridade ou majoritárias.

5. A solidão e seus frutos

A solidão também é um daqueles temas que sempre intrigam os grandes pensadores. Arthur Schopenhauer também levantou várias reflexões sobre isso. Uma delas diz: “O jovem deve, desde muito cedo, ser capaz de ficar sozinho; isso é uma fonte de felicidade e paz de espírito”.

Homem olhando janela sobre água

Assim como outros filósofos, ele vê a solidão como uma realidade inevitável. Por mais que o ser humano resista, mais cedo ou mais tarde, ele terá que enfrentar os rigores de estar sozinho. O conselho de Schopenhauer é começar desde muito jovem. Isso não só resolve o medo da solidão, mas também garante maior felicidade e paz.

Arthur Schopenhauer é e será sempre um daqueles pensadores que não tem desperdício. A sua abordagem primorosa, a sua habilidade literária e seus enfoques perspicazes sempre terão um lugar de destaque na história da filosofia. Podemos aprender com ele em cada uma das suas linhas. Será sempre um prazer lê-lo.