5 tipos de pessoas solteiras - A Mente é Maravilhosa

5 tipos de pessoas solteiras

dezembro 3, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
5 tipos de pessoas solteiras

As pessoas tendem a analisar as relações de casal, mas o que acontece quando nos tornamos pessoas solteiras? A solteirice também nos define, fala sobre nós, sobre como somos, como percebemos o mundo e, como não poderia ser de outra forma, como vemos os relacionamentos amorosos.

As razões pelas quais uma pessoa está solteira podem ser várias. Talvez tudo tenha dado errado em seus relacionamentos e ela se encontra muito melhor sozinha ou, talvez, quer estar solteira apenas por opção. Não se esqueça de que existem muitas pessoas que ainda enxergam a solteirice como um estado não natural, estranho e longe de ser desejado. No entanto, nem todo mundo concorda com isso.

Hoje nós compartilharemos alguns tipos de pessoas solteiras com as quais você pode ou não se sentir identificado. As razões pelas quais elas se encontram neste estado são muitas e variadas. Cada um tem suas próprias experiências levaram a optar por estar solteiro.

1. Pessoas solteiras devido a más experiências

Neste primeiro tipo se enquadram todas aquelas pessoas que, por causa das suas más experiências no amor, decidiram deixar de “ser um casal” e passaram a se concentrar nelas mesmas. Pensar em ter um parceiro novamente lhes causa rejeição, ou até mesmo fadiga.

Normalmente essas pessoas passaram por experiências muito difíceis. Talvez o seu parceiro tenha sido infiel, tenha mantido uma vida dupla, optou por desaparecer do nada, tornou-se uma pessoa abusiva…

mulher-cordas

Não podemos negar que estas situações causam um impacto e deixam uma marca na pessoa que sofre. Às vezes a situação é tão extrema que a pessoa desenvolve a filofobia, uma fobia cujo medo maior é o de se apaixonar por outra pessoa.

2. Pessoas solteiras por falta de autoestima

Existem pessoas que têm uma grande falta de autoestima e isso as leva a se depreciar em todos os aspectos da sua vida, incluindo o sentimental. Elas acreditam que não são dignas de ser amadas, que a pessoa que está ao seu lado estará perdendo seu tempo com alguém que não vale a pena.

Em muitas ocasiões, elas consideram que não são suficientemente atraentes para que alguém goste delas, então optam por não se cuidar e se escondem dos outros. Desta forma, elas se tornam tímidas e até mesmo rejeitam potenciais pretendentes.

Com estas atitudes não fazem nada além de frear o que tanto desejam em seu coração. Esta forma de solteirice poderia ser considerada a pior, porque não é uma decisão sua, mas sim uma consequência do que você pensa sobre si mesmo.

3. Pessoas solteiras pelo desejo de independência

As pessoas solteiras que amam a sua independência fogem de qualquer vínculo forte ou sério que possa ligá-las a outra pessoa. Elas gostam de ter seu próprio espaço, incluindo casa, carro, horários, não prestar contas a ninguém, não ter obrigações para com o casal…

mulher-com-os-bracos-abertos

No entanto, dentro das pessoas solteiras desse tipo, podem ser encontrados dois subtipos que têm muito a ver e que são uma consequência desta necessidade de independência:

  • Pessoas solteiras por autossuficiência: essas pessoas pensam que são autossuficientes e que não precisam de ninguém que contribua em nada diferente, então ter um parceiro é algo que é completamente indiferente para eles. Essas pessoas muitas vezes passam muito tempo sozinhas, mas porque assim querem. Seus hábitos são tão solitários que contradizem o próprio fato de fazer parte de um casal.
  • Pessoas solteiras por isolamento: elas poderiam se enquadrar no subtipo anterior, mas neste caso a solidão não é do seu agrado. Este tipo de solteiro quer acabar com essa dinâmica, ainda que seja extremamente complicado. Eles já passaram tanto tempo isolados dos outros que perderam as habilidades sociais necessárias para se relacionar.

4. Pessoas solteiras fiéis às suas ideologias

Há pessoas que defendem certas ideologias e isso as mantém solteiras. Este fato tem muito a ver com a visão que temos sobre o mundo e as relações em geral. Tudo isso vai condicionar as nossas relações amorosas.

Por exemplo, a religião é uma ligação muito forte e, por vezes, pode convidar pessoas a ficarem sós até encontrarem o parceiro adequado. Uma busca um tanto difícil, já que seu parceiro deve compartilhar a mesma visão que você tem sobre as relações.

homem-com-coroa

No caso de existirem diferenças, você vai sofrer uma grande pressão por parte da sua ideologia e por parte parte daquilo que você realmente quer ou deseja. A ansiedade, a preocupação e o estresse virão à tona, sem dúvida alguma, em pessoas que estão neste tipo de solteirice.

5. Pessoas solteiras pessimistas

Existe um último tipo de solteiros, os solteiros pessimistas que veem o mundo das relações como algo turvo e escuro. Isso não significa que eles não gostem de estar em um relacionamento, mas sim que pensam que estar em um relacionamento realmente não acrescenta nada.

Todo o prazer que sentem e tudo o que uma relação pode dar, eles consideram que são meras crenças de que constroem sobre o próprio relacionamento.

Os solteiros pessimistas também podem ser aqueles que acreditam que jamais vão encontrar a pessoa que realmente os complementa. Enquanto os solteiros pessimistas anteriores são mais frios, estes vivem com o terrível peso de que não existe qualquer esperança sobre os relacionamentos para eles.

Em suma, o que queríamos enfatizar é que as nossas experiências, onde nascemos, o que temos inculcado e como vemos o mundo influenciam muito as nossas relações. É claro que estar solteiro não é nada negativo, contanto que você não se encontre no tipo de solteiros com baixa autoestima.

garota-com-gato-preto

Estar solteiro é uma escolha completamente válida. Além disso, muitas pessoas deveriam aprender a estar solteiras para evitar ter que depender dos outros. Desta forma, você aprende a estar com você mesmo, a se conhecer e a não precisar de ninguém mais além de você.

É claro que ainda poderíamos adicionar muitos mais tipos de solteirice à esta lista, e se você pensar em qualquer outro diferente pode compartilhar com a gente.

Recomendados para você