7 chaves fundamentais para descobrir se você é amado

7 chaves para descobrir se você é amado

dezembro 25, 2016 em Psicologia 836 Compartilhados
7 chaves para descobrir se você é amado

O célebre poeta Fernando Pessoa disse certa vez, “o que você quer que eu diga além de ‘eu te amo’, se o que quero dizer é que ‘eu te amo’? Sem dúvida esta é uma linda frase. Mas para alguém que ama, é suficiente ouvir um “eu te amo” para guardar no coração a sensação de que é muito amado?

Talvez eu não tenha me expressado bem. Saber que somos amados é algo maravilhoso. Poucos estados no mundo são mais bonitos do que estar apaixonado e ser correspondido. No entanto, as palavras são suficientes, ou há outros sinais para detectar se a pessoa que amamos nos corresponde? Daremos aqui algumas dicas para ajudá-lo a descobrir.

Como perceber se você é amado, segundo Gotman e Krauss

John Gottman é um renomado psicólogo especializado em terapia de casais. De acordo com ele, o comportamento da pessoa amada nos dirá o que ela realmente sente por nós. Para o terapeuta, os sinais e as atitudes são as verdadeiras chaves neste caso de amor.

casal-maos-dadas-campo

A psicóloga Susan Krauss, com base nos ensinamentos de Gottman, criou um catálogo de pistas. Este catálogo inclui alguns dos sinais aos quais devemos “prestar atenção” para descobrir se o nosso parceiro realmente nos ama. Você acha que esse é o seu caso? Agora você já pode identificar o que a pessoa realmente sente por você com indicadores mais definidos.

Pistas para descobrir se você é amado

Vamos enumerar uma série de pistas que podem ser utilizadas para descobrir se somos amados. No entanto, lembre-se de que o amor é pura emoção, sensações, sentimentos, e de que estes nem sempre podem ser medidos, avaliados ou estudados.

1- Ele deseja passar mais tempo ao seu lado

Uma pista importante para descobrir se você é amado é a atitude do seu parceiro. Quando ele deseja passar um tempo maior com você a sós, mesmo que tenha que desmarcar alguns compromissos, encontramos aí um claro sinal de amor. Seja no trabalho, na rua ou em casa, este pequeno sacrifício é uma boa pista de que somos amados.

2- Ele se preocupa com você

O seu parceiro costuma perguntar como foi o seu dia? Mostra um interesse verdadeiro pelos seus problemas? Procura saber como está o seu trabalho, a sua família ou os seus amigos? Se preocupa com tudo isso porque o ama, porque nem tudo deve ser etéreo e romântico, há também o lado prático do amor.

3- Ele dá provas de confiança

Todo relacionamento deve ser baseado na confiança. Qualquer pessoa que o ame sempre lhe dará o benefício da dúvida. Se o seu parceiro demonstra honestidade e não suspeita de cada passo que você dá, é um exemplo claro de que o ama incondicionalmente. De acordo com Krauss, quanto a maior a desconfiança que existe no relacionamento, menor o amor.

casal-olhando-um-ao-outro

4- Ele oferece a sua ajuda

Às vezes precisamos de ajuda e, se nesse momento o nosso parceiro é capaz de dar “uma mão”, significa que ele nos ama. Pode ser que você precise pedir, ou talvez aconteça naturalmente, mas o fato de que nos estendeu a sua mão e está disposto a colocar o seu tempo à nossa disposição é uma evidência concreta de que se importa conosco.

5- Ele respeita as suas opiniões

Você e seu parceiro podem ter muitos interesses comuns, mas também é possível que discordem em outras questões. De qualquer forma, se ele demonstra respeito pelas suas opiniões e gostos, estará demostrando muito amor. Menosprezar os pontos de vista das outros pessoas é um sinal de desrespeito e falta de consideração.

“Amar não é somente querer, mas principalmente compreender”.
-Françoise Sagan-

6- Ele o inclui nas suas decisões

Cada vez que o seu parceiro pensa em você e na sua conveniência antes de tomar uma decisão, está demostrando o seu amor por você. Apesar de manter uma certa independência, há momentos em que precisamos consultar a pessoa amada para tomar algumas decisões, porque o resultado final afetará os dois.

casal-tomando-cafe

7- Ele demonstra o amor com afeto físico

Como podemos ver, as demonstrações de amor também podem ser práticas, além do romantismo e da poesia. E elas também devem ser físicas. Os abraços, os carinhos, os beijos … esses pequenos gestos simples e, às vezes, quase despercebidos, são uma grande demonstração de amor.

“Em um único beijo, você saberá tudo o que eu tenho calado”.
-Pablo Neruda-

Evidentemente, quando o nosso parceiro nos olha com carinho, nos fala da nossa história, nos defende e nos faz sentir bem, está demostrando um grande amor. Todas estas pistas são provas práticas que nos farão mais felizes, porque indicam que estamos vivendo um bom momento com a pessoa amada.

Recomendados para você