8 consequências de ser impaciente 

· setembro 1, 2018

A atitude positiva torna mais fácil o aproveitamento do nosso dia a dia, nos ajudando a descansar melhor e a estabelecer relações sociais de maior qualidade, por exemplo. Por outro lado, as consequências de ser impaciente podem ser muito prejudiciais.

A atitude negativa surge do estresse ou da ansiedade que ameaçam o cotidiano e aumentam a sensação de cansaço; a mesma que leva a momentos nos quais nos tornamos pessoas muito impacientes.

Se, em alguma ocasião, você precisa de algum documento no trabalho e ele não vai chegar a tempo, ou está com alguém que vai se atrasar, avalie a real importância destes acontecimentos. Objetivamente, vale mesmo a pena despertar seu “lado” mais impaciente por isso? 

Consequências de ser impaciente para a saúde psicológica

Em primeiro lugar, vamos analisar as consequências psicológicas que costumam aparecer por conta da impaciência:

1. Qualquer objetivo se complica mais ainda

Ser impaciente não vai contribuir com nada positivo. A única coisa que você vai conseguir é experimentar uma sensação de frustração e de impotência ao ver que você não pode fazer nada para melhorar o curso dos acontecimentos. Além disso, essas sensações só farão com que você piore o seu humor. A impaciência alimenta a própria impaciência.

Homem impaciente e estressado no trabalho

2. Ela nos impede de aproveitar o que acontece no momento

É importante aproveitar cada momento da vida, já que a mesma coisa não vai acontecer duas vezes. Neste sentido, a impaciência não nos deixa viver o presente, já que sempre concentramos a nossa atenção no que está por vir, mas que nunca vem. 

3. Ser impaciente atrapalha a nossa visão

Quase todas as situações têm um lado positivo. Portanto, se estamos em um engarrafamento e o trânsito não anda, podemos aproveitar para ouvir rádio, ouvir uma música de que gostamos ou fazer uma chamada em viva-voz com alguém com quem gostamos de conversar. Isso vai nos manter distraídos e vai afastar a sensação de impaciência que nos cerca: a de estar perdendo tempo.

4. Ser impaciente reforça as nossas emoções negativas

Viver sentindo impaciência vai transformá-lo em uma pessoa ansiosa, estressada e angustiada que tende a ver sempre o lado negativo de cada situação.

Nós devemos sempre ter em conta que a nossa forma de ser depende das nossas emoções. O fato de ser impaciente vai nos transformar em pessoas com uma atitude negativa e que se queixam constantemente.

5. Ser impaciente afeta o estado emocional

Se desejamos ser pessoas equilibradas e que se sentem bem consigo mesmas, o melhor a fazer é nos educar em emoções. Além de eliminar a impaciência, trata-se de não deixar que a nossa capacidade de pensar e julgar seja afetada. 

Consequências de ser impaciente para a saúde física

Além das consequências de ser impaciente para o nosso bem-estar emocional, também podem existir certos fatores relacionados com a saúde física.

6. Pode favorecer o desenvolvimento da obesidade

As pessoas impacientes podem ser mais propensas a sofrer de obesidade. Isso se deve ao fato de estarem acostumadas a dedicar menos tempo a sua alimentação. Pessoas assim comem de forma compulsiva e menos organizada, consumindo maiores quantidades de comida em menos tempo.

7. Aparecimento de hipertensão

Um alto número de pessoas que se caracterizam como impacientes têm um maior risco de hipertensão. Isso pode acontecer devido a um maior estresse sofrido durante seu dia a dia, somado a sensações de opressão e impotência decorrentes da sua personalidade impaciente e ansiosa.

Mulher impaciente no trabalho

8. Envelhecimento precoce

Finalmente, a impaciência também pode aumentar a velocidade com a qual envelhecemos. O envelhecimento acontece de forma similar ao risco de hipertensão; o estresse derivado da impaciência pode fazer com que apareçam sinais de envelhecimento mais cedo. 

Este comportamento afeta os telômeros, que são estruturas que protegem o DNA de sua degradação. Quando os telômeros desaparecem, o DNA se degrada mais rapidamente e aparecem sinais de envelhecimento; é precisamente nas pessoas impacientes que as estruturas dos telômeros são mais curtas e fracas.

Definitivamente, a paciência diante da impaciência vai nos permitir aproveitar mais o que já temos. Também vai nos permitir encontrar novas formas de aprender e aproveitar em momentos nos quais parece que não podemos fazer nada além de esperar.

Além disso, ser pacientes vai nos fazer parecer pessoas mais confiantes, com uma atitude mais positiva e agradável diante de qualquer situação que enfrentarmos.