9 hábitos que fortalecem os casais - A Mente é Maravilhosa

9 hábitos que fortalecem os casais

maio 10, 2016 em Emoções 7503 Compartilhados
hábitos dos casais felizes

O amor não é algo que se obtém e que se retém para a posterioridade se seus protagonistas adotarem uma atitude passiva, por isso os hábitos que fortalecem os casais são muito importantes. O conhecimento “do outro” é algo fascinante que passa por diferentes fases.

Uma discussão que chegou longe demais em críticas e demandas mútuas ou um estilo de vida muito independente por parte de ambos pode danificar a saúde emocional do casal.

Talvez você esteja em um ponto muito confuso, de não retorno. No entanto, você se nega a acabar com a relação porque, no fundo, sabe que ainda existem aspectos positivos a reparar.

A ideia da maioria das terapias de casal gira em torno de restaurar o vínculo danificado. Assim, sua intenção é motivar e proporcionar ferramentas aos casais para que resolvam seus problemas, antes que se estranhem e se transformem em obstáculos ainda mais difíceis de superar.

O psiquiatra Mark Goulston, através de um pesquisa, assinalou quais são os hábitos que um casal deve cultivar para ser feliz. Nós vamos unir toda essa sabedoria e proporcionar a você uma lista de hábitos concretos que fortalecem o amor, para que vocês continuem surpreendendo e descobrindo um ao outro. Lembre-se de que a intimidade é a bolha mais apaixonante, mas também a mais delicada e complexa.

1. Ler o mesmo livro ao mesmo tempo

Se ler um livro individualmente nos transporta a um universo de sensações dirigidas pela nossa imaginação, ler o mesmo livro que seu parceiro pode transportar vocês a uma conexão e conhecimento mútuo realmente emocionantes.

Ler o mesmo livro ao mesmo tempo é um dos hábitos que fortalecem a comunicação dos casais.

Vocês podem escolher qualquer livro que agrade a ambos, qualquer assunto pode ser bom para restabelecer uma comunicação que, talvez, esteja um pouco abandonada: falar e compartilhar ideias sobre algo externo, que não necessariamente seja importante para vocês. Vocês podem debater sobre as passagens mais conflitantes, discutir se a atuação dos personagens foi correta ou o que você faria nessa situação.

Algumas ideias para compartilhar poderiam ser o maravilhoso livro de “Anna Karenina”, de Leon Tolstói; ou outro com um quê mais divertido e interessante, como “Travessuras da menina má”, de Mario Vargas Llosa.

livro-fantasias

2. Tomar banho juntos

Tomar banho é um dos momentos mais íntimos para uma pessoa, e se ela o realiza acompanhada de seu parceiro, o íntimo se transforma em algo sensual. Debaixo da água não há lugar para estresse, tem muito a ver com fechar os olhos e potencializar o sentido do tato.

É uma forma de se abrir para o seu parceiro, de superar a timidez e de demonstrar que ainda há um espaço bastante pessoal que pode ser compartilhado.

3. Acompanhar uma série de ficção ao mesmo tempo

Assistir a uma série juntos é um dos hábitos que fortalecem os casais, não só por estabelecer uma rotina, mas pelo vínculo emocional gerado ao ver uma série, capítulo por capítulo, somente com seu parceiro. Existe uma extensa oferta de séries de todos os gêneros para refletir e aproveitar: The Wire, House of Cards, Fringe… vocês só precisam escolher.

4. Deitar-se no mesmo horário

Com o passar dos anos, os casais estabelecem suas rotinas em função do trabalho e do seu tempo livre de forma separada. Assim, é muito comum que possam ir se deitar em horários diferentes. Isso não é bom para manter o desejo e a intimidade no relacionamento.

Ir dormir juntos ajuda a fazer com que o desejo sexual não acabe“Quando tocam sua pele ainda sentem um formigamento, a não ser que um ou ambos estejam tão esgotados que não possam ficar excitados”.

5. Dizer “Boa noite” e “Bom dia” independentemente de como se sentem

Dizem que, às vezes, a cordialidade de um casal simboliza o esfriamento da relação e isso está muito longe da realidade. Essas simples palavras podem terminar de solucionar um longo período de tensão ou simplesmente começar e terminar o dia com respeito.

Além disso, uma pergunta que pode parecer meramente cordial pode fazer com que o outro se expresse quando tem algo para contar. Dessa maneira, nos daremos conta de como nosso parceiro está se sentindo muito antes de que se tivéssemos esperado… apenas fazendo essa pergunta cotidiana.

Assim, um dos hábitos que fortalecem os casais seria cumprimentar a pessoa ao começo do dia, se despedir dela à noite ou simplesmente perguntar como ela se encontra.

6. Ligar ou mandar uma mensagem ao longo do dia

Querer manter a sua independência é uma coisa e se ignorar mutuamente é outra. Os casais que costumam enviar uma mensagem ou ligar ao longo do dia se sentem mais cuidados e valorizados.

Enfrentam o dia com mais vontade e sabem que contam com o apoio emocional de seu parceiro, podendo enfrentar pequenos contratempos de forma mais corajosa.

casal-abraçado

7. Abraçar

Um abraço pode mudar nossa energia corporal e o ânimo de forma positiva, logo após um momento duro ou ao ter os sentimentos alterados por algo. Um abraço é o melhor remédio e um dos hábitos que fortalecem os casais quando são sinceros e quentes.

8. Confiar e perdoar

Não adianta nada estar com uma pessoa se você não confia nela, ou se, ao trair sua confiança, você a perdoou, mas não de coração. Esse ressentimento continuará presente e aparecerá quando você menos esperar, fazendo você se sentir culpado. Da mesma forma, seu parceiro deve confiar e perdoar de forma sincera.

9. Andar de mãos dadas

Andar de mãos dadas ajuda a nos sentirmos unidos, a respaldar fisicamente a sensação de fazer parte de uma equipe e caminhar juntos. Caminhar pele com pele ajuda a energia a fluir e ser transmitida.

Recomendados para você