A tríade sombria da personalidade

A tríade sombria da personalidade reúne perfis altamente perigosos. São pessoas que não hesitam em manipular, mentir e ignorar qualquer princípio ético ou moral para alcançar qualquer objetivo.
A tríade sombria da personalidade

Última atualização: 30 Abril, 2021

Algumas pessoas dizem que a tríade sombria da personalidade é quase como o Triângulo das Bermudas: algo tão único quanto perigoso. O motivo disso reside em um fato muito simples: esse tipo de perfil é guiado apenas por fins instrumentais. Em outras palavras, pessoas com esse perfil não hesitam em violar os direitos dos outros para atingir seus próprios objetivos.

Quando Donald Trump chegou ao poder em janeiro de 2017, muitos profissionais de saúde mental alertaram que o presidente dos Estados Unidos poderia ter este perfil. Não podemos afirmar isso, pois não foi realizado qualquer teste e não há dados para apoiar esta conclusão.

No entanto, muitas pessoas veem características que apontam nesta direção. O narcisismo, o desrespeito pelos pensamentos e ideias dos outros, o uso e a manipulação dos meios de comunicação para benefício próprio são algumas características que deram origem a esta hipótese.

Um interessante estudo publicado pelo Dr. Anil Balci no mesmo ano em que Trump assumiu o poder oferece dados que sustentam esta possibilidade.

De qualquer forma, existe um fato óbvio: esta condição clínica, que essencialmente agrupa os traços mais malévolos do ser humano, pode estar presente em algumas pessoas do nosso meio, não se limitando a figuras proeminentes. Além disso, a psicologia diz que esse tipo de perfil é comum no campo organizacional.

Assim, pessoas em posições de liderança são aquelas que mais frequentemente apresentam os traços da tríade sombria da personalidade.

Pesquisas mostram que essas pessoas apresentam falta de empatia, hostilidade interpessoal e caráter interpessoal ofensivo.

Mulheres psicopatas

A tríade sombria da personalidade

A tríade sombria é um termo que surgiu nos anos 90. No entanto, foram os estudos e a descrição dos psicólogos Paulhus e Williams, da Universidade da Colúmbia Britânica, que cunharam essa dimensão em 2002.

Vale destacar um aspecto importante: quando falamos da tríade sombria da personalidade, não nos referimos a um transtorno de personalidade. Trata-se de um conjunto de traços subclínicos que definem um tipo de comportamento adverso que gera grande desconforto nas pessoas ao redor.

Uma pessoa com uma pontuação alta no teste da tríade sombria da personalidade gera um impacto psicossocial negativo em seu entorno. Assim, suas relações familiares, emocionais e profissionais são afetadas pelas táticas antissociais das quais esse perfil faz uso.

A seguir, analisamos os traços da tríade sombria da personalidade.

Narcisismo

O narcisismo é uma das características mais evidentes da tríade sombria da personalidade. O núcleo central desse traço é o egoísmo e a necessidade constante de visibilidade, poder e admiração.

Além disso, as pessoas narcisistas geralmente apresentam a capacidade de cativar as pessoas. Elas demonstram um grande poder de sedução, são amigáveis, se destacam em festas e reuniões, e sempre conseguem chamar a atenção pelo seu caráter extrovertido.

No entanto, este jeito de ser tem um problema: é um instrumento para subir em hierarquias, fazer alianças e alcançar seus objetivos. Além disso, é importante lembrar sua vulnerabilidade: a baixa autoestima.

Saiba mais sobre a tríade sombria da personalidade

Maquiavelismo

O maquiavelismo difere do narcisismo em um aspecto: a pessoa não faz uso das aparências, não cativa nem seduz. Ela tende a impressionar por sua frieza instrumental e, acima de tudo, por sua eficiência manipuladora. É, portanto, comum que se caracterize pela falta de empatia e pela busca insaciável pelo que deseja.

Uma pessoa que exibe os traços da tríade sombria da personalidade pode ser amigável e envolvente no início, cumprindo assim o perfil perfeito de um narcisista. No entanto, se isso não funcionar, surge um verdadeiro Maquiavel, tornando a frieza emocional evidente.

Como a tríade sombria da personalidade é avaliada?

Psicopatia

A personalidade psicopática é a terceira dimensão da tríade sombria da personalidade. Cabe ressaltar que essa dimensão não se refere a um transtorno psicológico, trata-se apenas de um tipo de personalidade em que os traços psicopáticos geralmente são evidenciados pelas seguintes características:

  • Entorpecimento emocional.
  • Comportamentos antissociais (não hesitam em violar os códigos legais, éticos e até morais).
  • Impulsividade.
  • Predisposição ao tédio. Estas pessoas precisam de reforços e novos estímulos constantemente.
  • Falta de remorso e de senso ético-moral.
  • Falta de comprometimento nas relações sociais e emocionais. Muitos mostram promiscuidade sexual.

Como a tríade sombria da personalidade é avaliada?

A tríade sombria da personalidade forma um amplo espectro. Isso significa que uma pessoa deve ter uma pontuação alta em narcisismo, maquiavelismo e psicopatia? A pontuação deve ser positiva em todas as dimensões, mas há nuances. Para fazer uma avaliação adequada, geralmente é utilizada a escala de Jonason e Webster.

Em média, sempre há uma dimensão que se destaca mais do que as outras. Um exemplo: um estudo realizado por Webster e Jonason (2013) em várias universidades dos Estados Unidos mostrou que muitas pessoas obtém uma pontuação mais alta no domínio do narcisismo.

Esta escala também revela que o perfil mais perigoso da tríade sombria da personalidade é aquele que obtém uma pontuação mais alta no domínio da psicopatia, apresentando os comportamentos mais nocivos.

Como você pode ver, este é um assunto tão interessante quanto preocupante, principalmente se considerarmos o que o psicanalista Michael Maccoby diz: A tríade sombria da personalidade é cada vez mais comum nas posições mais importantes do mundo dos negócios”.

Pode interessar a você...
Como a manipulação está presente no dia a dia?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Como a manipulação está presente no dia a dia?

Você saberia dizer quais são alguns dos exemplos de manipulação no dia a dia? Você sabe como se proteger dela? É sobre isso que falamos neste artig...



  • Jonason, P. K., & Webster, G. D. (2010). The dirty dozen: A concise measure of the dark triad. Psychological Assessment, 22(2), 420-432. doi:10.1037/a0019265
  • Rauthmann, J. F., & Kolar, G. P. (2012). How “dark” are the Dark Triad traits? Examining the perceived darkness of narcissism, Machiavellianism, and psychopathy. Personality And Individual Differences, 53(7), 884-889. doi:10.1016/j.paid.2012.06.020
  • Paulhus, D.L., & Williams, K.M. (2002). The dark triad of personality: Narcissism, Machiavellianism, and psychopathy. Journal of Research in Personality, 36: 556-563.