5 razões pelas quais você precisa aceitar a dor para ser feliz

· novembro 23, 2016

Felicidade e dor parecem palavras contraditórias e incompatíveis, mas é possível ser feliz quando estamos sofrendo? É necessário aceitar a dor para encontrar a felicidade.

Na realidade, felicidade não significa ausência de sofrimento. A verdadeira felicidade pode ser encontrada na dor. A questão não é evitar a dor que sentimos ou minimizar o seu impacto na nossa vida, que pode ser ao mesmo tempo belo e doloroso. Uma não existe sem a outra.

“A vida nos traz dor por si mesma, a sua responsabilidade é criar alegria”.
-Milton Erickson-

A felicidade é contagiosa, inclusive na dor

A felicidade é uma forma de ser contagiosa em qualquer momento da vida. Isto não tem muito a ver com o que acontece conosco, mas está diretamente relacionado com a forma como encaramos a nossa vida e o que acontece ao nosso redor.

O fato da felicidade ser contagiosa não é só um pensamento agradável, mas é um processo químico que acontece no nosso cérebro através dos neurônios espelho.

amigas-diversao

Quando vemos alguém experimentando uma determinada emoção, o nosso cérebro “põe à prova” a mesma emoção, imaginando o que a outra pessoa está passando. Ele ativa as mesmas sinapses que estão relacionadas com as emoções que está identificando. Esta é basicamente a empatia, é também a nossa forma entender a mente do outro.

Cada vez que estas sinapses são ativadas, o cérebro é remodelado. Por isso é tão importante conviver com as pessoas que são bem-humoradas, que transmitem alegria positiva, e evitar os pessimistas e mal-humorados. Mas este é apenas o primeiro passo: aceitar a dor ainda envolve uma série de questões que precisam ser analisadas.

Por que aceitar a dor vai ajudá-lo a ser mais feliz

Os benefícios da felicidade são inegáveis. Por exemplo, ela pode nos ajudar a viver uma vida mais longa e saudável. Mas a verdade é que muitas pessoas não têm ideia do que fazer para serem mais felizes. Na verdade, a busca pela felicidade para algumas pessoas é contraproducente, porque elas estão baseadas em evitar e eliminar a dor de suas vidas.

Mas, como já dissemos, a felicidade é muito mais do que a ausência da dor. Esta última é, na realidade, uma parte necessária da felicidade. As pesquisas mostram que ela pode nos levar ao prazer de várias maneiras. Analisaremos aqui por que isso acontece.

1 – A dor ajuda a reconhecer o prazer

A felicidade é um estado de humor cheio de contrastes. Se você fosse feliz o tempo todo, não conseguiria reconhecer esse estado como felicidade. Às vezes, você precisa experimentar o extremo oposto para ser capaz de reconhecer e apreciar a verdadeira felicidade.

Isto não significa que é preciso não sofrer para reconhecer o prazer, mas que, apesar da dor, de qualquer tipo que ela seja, é possível apreciar e desfrutar de pequenos detalhes que poderiam passar despercebidos.

“A felicidade é benéfica para o corpo, mas é a dor que desenvolve os poderes da mente”.
-Proust -Marcel-

olho-lagrimas

2- O alívio da dor aumenta o prazer

A dor não é agradável, mas o seu alívio sim. Estudos mostram que quando ela desaparece, aumenta o grau de felicidade muito além do nível que seria experimentado se a pessoa nunca a tivesse sentido.

Isto também enfatiza o fato de que as coisas simples devem ser mais valorizadas e nos trazem mais felicidade quando estamos passando por um processo doloroso, o que também aumenta o nosso sentimento de gratidão. Além disso, o prazer também se torna algo muito mais profundo e duradouro, mais do que apenas uma sensação física.

3 – A dor fortalece as relações sociais

A dor alimenta a empatia. É por isso que as pessoas apoiam aqueles que estão passando por um processo difícil, como a morte de um ente querido ou uma doença grave. Esta conexão social que nasce da dor aumenta a cooperação e tira das pessoas o melhor de si mesmas.

Graças a isso, superar a dor é mais fácil e fortalece esses relacionamentos, criando conexões que vão muito além. Neste sentido, o sofrimento ajuda a conhecer pessoas e descobrir o que há de bom nelas; uma amizade que continuará quando a tempestade passar.

casal-abracado

4 – Suportar a dor o torna digno de uma recompensa

Superar uma situação difícil faz você se sentir digno de uma recompensa pelo seu esforço. O “porquê” não é importante neste caso, mas o que importa é sentir que superou uma adversidade, que conseguiu superar a si mesmo.

Na realidade, a verdadeira recompensa é o fato de saber que você é capaz de enfrentar e superar as adversidades, e isto pode ser aplicado em qualquer coisa que aconteça na sua vida.

5 – A dor nos torna mais conscientes

A dor nos faz perceber o que está acontecendo no momento, nos faz viver o presente. Dito dessa forma, pode parecer que não é algo importante, mas esteja ciente de que essa habilidade está diretamente relacionada com a felicidade.

Estar consciente do que você está vivendo o faz esquecer problemas supérfluos para se concentrar no que realmente importa. Dessa forma, você evita se preocupar com coisas que não têm solução ou sentir ansiedade pela incerteza de não saber o que vai acontecer amanhã. Aprender a permanecer no presente pode ajudá-lo a ter uma vida mais feliz.