Alterações emocionais durante o ciclo menstrual

As alterações emocionais durante o ciclo menstrual incluem irritabilidade, ansiedade e humor deprimido, entre outras. Saiba quais são dependendo da fase do ciclo!
Alterações emocionais durante o ciclo menstrual

Última atualização: 21 Setembro, 2021

O ciclo menstrual é um período que consiste em várias fases e que costuma durar 28 dias em média, com variações dependendo de cada mulher. Cada fase está sujeita a uma série de mudanças biológicas. Essas mudanças no ciclo menstrual, por sua vez, provocam alterações emocionais nas mulheres, que influenciam sua rotina e seus relacionamentos com outras pessoas.

A seguir, e para ter uma ideia preliminar do que é o ciclo menstrual, vamos analisá-lo em etapas. Depois, explicaremos quais são as principais alterações emocionais durante o ciclo menstrual.

Mulher triste e nervosa

Estágios do ciclo menstrual

O ciclo menstrual envolve dois ciclos: o ciclo ovariano e o ciclo uterino. O ciclo ovariano se refere a mudanças que ocorrem nos ovários, e o ciclo uterino se refere a mudanças no útero. Ambos os ciclos ocorrem simultaneamente.

Ciclo ovariano

Consiste na fase folicular e na fase lútea. Durante a fase folicular, os ovários se preparam para liberar o óvulo. Nessa fase, vários folículos são gerados em diferentes estágios de maturidade, dos quais permanecerá um folículo dominante, que conterá um óvulo a ser liberado pelo ovário.

Na fase lútea, esse folículo se tornará o corpo lúteo, e será acompanhado por um aumento no nível de estrogênio e progesterona. A fase lútea fecha o ciclo ovariano e a fase folicular começa novamente.

Ciclo uterino

O ciclo uterino inclui diferentes fases: a menstruação, a fase proliferativa e a fase secretora.

Menstruação

A menstruação, termo popularmente conhecido como “regra”, implica um sangramento proveniente de tecidos uterinos antigos que são expelidos pela vagina.

Fase proliferativa

A fase proliferativa envolve o crescimento do revestimento interno do útero para compensar a perda de tecido expelido durante a menstruação. Após a fase proliferativa, ocorre a ovulação.

Fase secretora

O revestimento interno do útero secreta substâncias químicas necessárias para hospedar uma gravidez no caso de o óvulo ser fertilizado, e elas são eliminadas se a fertilização não ocorrer. A fase secretora fecha o ciclo uterino e a menstruação recomeça.

Com tantas mudanças fisiológicas no corpo durante o ciclo menstrual, não é surpreendente que isso leve a uma série de alterações emocionais nas mulheres.

A seguir, iremos classificá-las em sintomas pré-menstruais ou pós-menstruais, uma vez que o período ou fase da menstruação acarreta variações importantes em termos de níveis hormonais.

Alterações emocionais durante o ciclo menstrual: sintomas pré-menstruais

Pouco antes da menstruação, o estrogênio e a progesterona estão muito baixos, levando a um conjunto de alterações emocionais características:

Irritabilidade

É considerada uma das mudanças mais frequentes, e muitas mulheres a vivem como um sinal de que a menstruação está próxima.

É um sintoma muito fácil de detectar porque aumenta a tendência à irritação ou raiva.

Ansiedade

A ansiedade também é considerada um sintoma comum. Antes da menstruação, o corpo se preparou para desenvolver uma possível gravidez, e isso provoca uma mudança hormonal significativa.

Humor deprimido ou fadiga

Um humor deprimido também é característico do período pré-menstrual. Ele geralmente está associado a uma diminuição da energia, uma vez que o corpo está alocando muita energia para modificar o estado do óvulo e para desprender o tecido uterino.

Problemas para dormir

As mudanças hormonais são paralelas a mudanças nos ritmos circadianos do corpo. Ou seja, ocorrem alterações nos níveis de substâncias químicas que regulam o sono e a vigília.

No período pré-menstrual, essas substâncias são alteradas e podem causar problemas de sono ou insônia. Embora não sejam alterações emocionais reais, podem ter origem em uma fadiga acumulada.

Mulher na cama tentando dormir

Alterações emocionais durante o ciclo menstrual: sintomas pós-menstruais

As alterações emocionais durante a fase pós-menstrual não são tão variadas ou frequentes. Eles consistem basicamente no seguinte:

Maior energia e entusiasmo

Após o período de cansaço e fadiga, ocorre um aumento do nível de energia do corpo. A mulher experimenta um estado de maior atividade e entusiasmo.

É preciso lembrar que a raiz desse conjunto de alterações emocionais é a alteração hormonal vivida pelo corpo.

Depressão e fadiga

Essas alterações que mencionamos não ocorrem apenas no ovário ou no útero, mas também se conectam com o cérebro. Assim, variações na serotonina, um neurotransmissor intimamente relacionado à depressão, fadiga e problemas para adormecer, também foram descritas.

Concluindo, é importante conhecer o seu ciclo menstrual, bem como ter uma ideia dos sintomas que ele pode desencadear. Conhecê-los nos ajudará a entendê-los e tratá-los sem preconceitos, com eficácia e naturalidade.

Pode interessar a você...
As fases do ciclo menstrual e suas características psicológicas
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
As fases do ciclo menstrual e suas características psicológicas

Cada uma das fases do ciclo menstrual provoca mudanças no corpo da mulher e acaba afetando seu estado emocional. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • Gutiérrez-García AG, Contreras CM, Díaz-Meza JL. (2000). Cómo actúa la progesterona sobre el sistema nervioso central. Salud Mental, 23 (2).
  • Perarnau, M.P. et al. (2007). Síndrome premenstrual y trastorno disfórico premenstrual en estudiantes universitarias adolescentes. Fundamentos en Humanidades, 8(16): 153-163