Altruísmo eficaz, o que é?

O altruísmo eficaz é uma iniciativa muito interessante, comprometida com a otimização dos recursos solidários. Estamos falando de uma das propostas que está atraindo mais apoio em praticamente todos os setores. Você gostaria de saber mais sobre ela?
Altruísmo eficaz, o que é?
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 13 abril, 2023

Altruísmo eficaz é tanto uma filosofia quanto um movimento social. Como o nome sugere, é uma escola de pensamento que visa ajudar quem precisa, mas de uma forma bem específica. Aqueles que seguem esses princípios fazem uma análise minuciosa das necessidades e oportunidades de uma pessoa ou comunidade antes de compartilhar suas ideias.

William MacAskill, Toby Ord, Peter Singer e Thomas Pogge são talvez os nomes mais significativos dentro desta corrente. Também personalidades do mundo dos negócios, como os co-fundadores do PayPal, Skype e Facebook: Peter Thiel, Jaan Tallinn e Dustin Moskovitz, respectivamente.

Todos eles compartilham a ideia de que muitas vezes são feitas análises muito exaustivas nas empresas antes de fazer um investimento. No entanto, o mesmo não ocorre quando tal investimento é destinado a um projeto humanitário. Isso geralmente significa que os recursos não são distribuídos de forma eficaz, o que reduz o impacto dessas ajudas. Em breve veremos o que é o altruísmo eficaz e como ele é praticado.

Somos responsáveis ​​não só pelo que fazemos, mas também pelo que poderíamos ter evitado ”.

-Peter Singer-

Altruísmo eficaz

O altruísmo eficaz pode ser definido como uma tendência cujo objetivo é maximizar o impacto das doações de caridade. Dentro do conceito de doação está o dinheiro, mas também outros bens e recursos, muitas vezes menos valorizados, como o tempo. Sua atuação gira em torno da questão: como otimizar os recursos que são investidos na cooperação?

Esse movimento tem origem em uma comunidade fundada pelo filósofo Toby (Oxford University, 2009), chamada “Giving what we can”. Então, em 2011, e com a ajuda de outras comunidades, foi fundado o Center for Effective Altruism. Uma instituição que se tornou conhecida graças a uma conferência TED do filósofo Peter Singer, atraindo o interesse de personalidades conhecidas e empresas de capital sólido por este canal. A partir desse momento, o apoio social que o movimento teve só cresceu, sendo atualmente uma das iniciativas solidárias com maior apoio social.

O que o movimento busca, e a filosofia por trás dele, é promover a construção de uma verdadeira justiça no mundo por meio da ajuda mútua. Acredita-se que as potências e as grandes corporações agem apenas superficialmente diante da iniquidade. Por isso, assumem que se o cidadão comum assumir o compromisso de ajudar o próximo, o caminho para um mundo mais igualitário e justo será encurtado.

Causas prioritárias

Em termos gerais, o altruísmo eficaz visa maximizar o bem doado e destinado a acabar ou aliviar o sofrimento alheio. Para atingir esse objetivo, foram definidas quatro áreas prioritárias. São as seguintes:

  • Acabar com a pobreza extrema no mundo. A pobreza gera ciclos de sofrimento e é geradora de outras graves dificuldades, como a ilegalidade e a violência. A pobreza extrema é intolerável quando existem recursos no planeta que podem cobrir as necessidades básicas de toda a população.
  • Reduzir o sofrimento dos animais. Os animais são parte fundamental da vida no planeta e devem ser encarados como seres sencientes, que também sofrem. Se o humano é uma raça superior, ele deve exercer compaixão por outras formas de vida.
  • Proteger o planeta de riscos catastróficos. Os riscos catastróficos são inteligência artificial, mudança climática, acidentes biotecnológicos e inverno nuclear. Ações devem ser tomadas para abordá-los e contê-los.
  • Promover meta-ativismo. O meta-ativismo é a união, o acordo e a ação coordenada entre os diferentes movimentos e pessoas que fazem ativismo no mundo. Quanto maior for a sua coesão, maior será também a sua eficácia.
bonequinhos unidos
O altruísmo eficaz defende uma ajuda visível e positiva nos outros.

O método básico para prestar uma assistência eficaz é realizar uma análise rigorosa da situação problemática que se detecta em um desses campos prioritários. Depois disso, se decide onde e como doar dinheiro ou recursos. O indicado é levar em conta três variáveis ​​antes de tomar uma decisão:

  • Escala. Quantas pessoas podem melhorar drasticamente suas vidas apoiando a organização “x”?
  • Rastreabilidade. O impacto do investimento é mensurável? De que forma?
  • Abandono. Quão negligenciada tem sido esta causa ou organização?

Todos nós podemos ajudar

O altruísmo eficaz não é domínio exclusivo de grandes corporações ou figuras públicas. Qualquer pessoa interessada em construir um mundo melhor pode se associar à iniciativa e colaborar, da melhor forma possível, com quem precisa.

Muitas vezes há uma percepção errônea das condições de pobreza. Uma pessoa com baixa renda em um país desenvolvido pode ser considerada economicamente poderosa em um país com economia emergente.

A Fundação Ayuda Efectiva desenvolveu uma calculadora para que cada pessoa possa medir sua riqueza. Certamente muitos ficam surpresos ao ver que sua renda é bem superior à da maioria. O movimento de altruísmo eficaz é focado naqueles que querem ajudar e pensam que podem. É uma iniciativa que visa preservar e promover esse espírito de solidariedade, otimizando as contribuições que chegam.

Não precisa necessariamente ser  doado dinheiro. Também pode ser tempo e trabalho. O mais importante, perante o altruísmo eficaz, é ter em conta que esta ajuda realmente gera um impacto visível e positivo nas outras pessoas, esperemos que a longo prazo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fernández, C. M. (2018). Singer, Peter (2017). Vivir éticamente: Cómo el altruismo eficaz nos hace mejores personas. Enrahonar: an international journal of theoretical and practical reason, 60, 152-155.
  • MacAskill, W. (2017). Effective altruism: introduction. Essays in Philosophy18(1), 1-5.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.