Amar a solidão nos torna parceiros melhores

Amar a solidão nos torna parceiros melhores

março 23, 2016 em Emoções 1188 Compartilhados
Amar a solidão

Em muitos momentos gostamos de ressaltar a importância da solidão, ainda que esta não seja vista por nossa sociedade com seu autêntico significado, cheio de amor pela vida. Geralmente pensamos, por isso, que aqueles que têm a solidão como melhor amiga são pessoas frias.

Mas pelo contrário. Os seres humanos são caracterizados por serem vulneráveis e se deixarem levar por preconceitos, sem poder ver a verdade essência cheia de beleza dos outros que nos rodeiam.

Nos deixamos levar exageradamente pelos estereótipos, sem ter realmente em conta a verdade ou ao menos a realidade. Uma realidade de que cada um de nós tem o poder de perceber e criar do nosso jeito.

“Por que, geralmente, rejeitamos a solidão? Porque são muito poucos os que encontram companhia em si mesmos.”
– Carlo Dossi –

Nesse caso, a solidão fica taxada por muitas opiniões que nos fazem evitá-la a todo custo, buscando inclusive nos afastarmos daqueles que gostam de praticá-la. Isso ocorre quando não valorizamos verdadeiramente a mensagem implícita da solidão.

O fato de apreciar estar sozinho e na nossa própria companhia é um sinal de maturidade, inteligência emocional e um grande nível de amor próprio. A missão de vida que todos devemos ter como seres humanos.

menina-borboleta

Estar sozinho é estar com você

Sejamos sinceros, é preciso muita força para estar disposto a enfrentar a si mesmo, sendo essa a origem de todos os nossos medos. Somos os criadores e destinatários de nossos temores, e dependendo de como lidamos com isso podemos ter mais ou menos poder, ser melhores ou não como pessoas de luz.

Quando alguém é capaz de conviver com a solidão e escutar seu coração, então é uma pessoa carregada de um dom: o da liberdade emocional própria. Ser livre emocionalmente em nosso século é um tesouro, e construir um ambiente e relacionamentos com essas características é algo ainda mais precioso.

As pessoas com esse dom respeitam a si mesmas e aos outros. Valorizam o silêncio e sabem o que dizer e em que momento devemos manter distância.

Uma das etapas da vida humana que nos caracteriza é a de desejar em algum momento uma relação amorosa vivida em sua plenitude. Se já compreendemos o que foi dito até aqui, com certeza que estaremos de acordo que os melhores amigos da solidão são os companheiros perfeitos.

mãos-dadas-ao-por-do-sol

Por que amar a solidão nos torna melhores companheiros?

A solidão permite esse espaço tão apreciado por muitos e muito necessitado por outros. Dar a si mesmo momentos sozinhos, longe de nossos parceiros em espaço e tempo, mas nunca sozinhos em coração, gera respeito mútuo. E esses são os ingredientes perfeitos para construir uma relação cheia de amor incondicional.

Nós precisamos passar um tempo com nós mesmo, compreender a peculiaridade do momento para nos conhecermos melhor e, em consequência, criarmos as ferramentas e liberdade para conhecermos nosso par.

A solidão permite a conexão com nossa essência

Provavelmente, poderemos assim acompanhar nosso companheiro de vida ao mesmo destino: a melhor versão de nós mesmos. Seja por amor, motivação, conexão… A solidão nos permite entender que existem prioridades, e que não somos o centro do universo para nenhuma pessoa.

Estar sozinhos nos permite entender e aceitar a vida

A solidão nos permite compreender que nem tudo é permanente, tanto o positivo quanto o negativo… E assim estamos em constante movimento e mudança. Como diz a doutrina budista, somos um com o universo. O silêncio se converte em nosso maior aliado para entender esse pretexto.

menina-vento

Uma pessoa que ama passar tempo consigo mesma tem espaço por onde passa

Você se transforma assim em uma pessoa melhor e permite que o amor que sente no seu interior, tanto por si mesmo quanto pelo outro, não pare nunca de crescer. A liberdade floresce, assim como a vontade de voltar e se encontrar de novo, fundindo-se em um só coração. E o mais grandioso é permitir deixar ir, essa é a verdadeira base do amor puro e divino de nossa humanidade.

Chegando a esse ponto não me despedirei antes de perguntar: agora você acredita que amar a solidão nos torna parceiros melhores? Como dizia o grande escrito Arthur Schopenhauer “a solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes.”

“O homem que quer contemplar frente a frente a glória de Deus na terra deve contemplar essa glória em solidão.”
– Edgar Allan Poe –
Recomendados para você