Os 11 animais mais bonitos do mundo

É impossível colocar em uma lista os animais mais bonitos do mundo, porque são muitos. No entanto, aqui estão alguns deles.
Os 11 animais mais bonitos do mundo

Última atualização: 09 Setembro, 2021

Fazer uma lista dos animais mais bonitos do mundo é uma tarefa complicada se você é daqueles que conhecem um pouco da bela variedade que a natureza nos oferece. Para avaliar a beleza no reino animal, as variáveis que costumamos levar em consideração são a cor e a forma: analisando esses parâmetros, muitos deles parecem seres tirados de um romance de fantasia.

A verdade é que qualquer animal pode ser bonito. Mesmo o pássaro mais comum pode ter padrões de cores interessantes, ou a pele de uma cobra pode refletir o arco-íris.

Às vezes, a beleza pode simplesmente residir no conjunto de estímulos visuais do ambiente por onde esses animais se movem. Das plumagens coloridas da Índia ao azul do fundo do mar, neste artigo você terá uma seleção dos animais mais incríveis para contemplar. Esperamos fazer justiça a eles.

Os animais mais bonitos do mundo

Esses animais conquistaram o coração de muitas pessoas, o que não é surpreendente: além de serem belos, muitos deles também apresentam um comportamento peculiar. Você pode aprender um pouco mais sobre eles abaixo.

1. Arara

Essas aves pertencem à espécie Ara, e são as mais conhecidas entre os papagaios pela sua cor. Vivem em bandos que podem chegar a cem espécimes, e vê-las alçar voo é uma explosão de cores. Além disso, são animais extremamente inteligentes e podem viver em média 50 anos em liberdade.

Arara

2. Tigre de bengala branco (Panthera tigris)

Embora haja uma crença errônea de que este grande felino é a versão albina do tigre de Bengala, este é outro tipo de mutação. Quando o tigre herda os dois genes recessivos para a coloração clara, ele nasce com pelo branco, listras marrom-escuras, nariz rosado e olhos azuis.

Tigre de bengala branco, um dos animais mais bonitos

3. Polvo de anéis azuis

Esses moluscos cefalópodes pertencem ao gênero Hapalochlaena e são caracterizados pelos círculos azuis reflexivos que apresentam ao longo do corpo. Além de inteligentes, são extremamente venenosos: apesar de não ultrapassarem o tamanho de uma bola de golfe, suas toxinas podem matar várias pessoas. Não há antídoto atualmente.

Polvo com anéis azuis

4. Cisne branco (Cygnus olor)

O cisne branco é um dos ícones de beleza e elegância no ideário ocidental popular. Seu longo pescoço e suas penas imaculadas inspiraram lendas, logotipos e peças de balé. Uma curiosidade sobre eles é que carregam os bebês recém-nascidos nas costas, escondidos entre as asas, para protegê-los.

Cisne branco

5. Pavão (Pavo cristatus)

Esta é a ave nacional da Índia. Sua imensa cauda, que ela abana para cortejar as fêmeas, tem cores iridescentes que vão do verde ao azul, e suas penas são cobertas por um ocelo preto e azul. Existem mutações com cores ainda mais marcantes, como branco, bronze e roxo.

O pavão, um dos animais mais bonitos

6. Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus)

Embora, infelizmente, a maneira mais fácil de ver esses mamíferos marinhos seja em um aquário, não há como negar a incrível beleza das suas formas hidrodinâmicas.

Além disso, o golfinho é um dos animais mais inteligentes da Terra: para se ter uma ideia, ele pode usar ferramentas, suas mensagens têm sintaxe e eles têm nomes.

Golfinhos

7. Peixe mandarim (Synchiropus splendidus)

Os corais no Pacífico abrigam uma variedade impressionante de formas de vida, muitas delas exibindo cores vivas e brilhantes. Este peixe tímido, que gosta de se esconder entre as rochas, é considerado o mais belo de água salgada.

Peixe mandarim

8. Dragão azul (Glaucus atlanticus)

Quando você vir este molusco, não ficará surpreso que ele tenha o nome de uma criatura mitológica. Embora vivam em mar aberto na superfície da água, às vezes a correnteza os leva para a costa, onde podem ser avistados.

Dragão azul, um dos animais mais bonitos

9. Camaleão

A família Chamaeleonidae é o lar desses curiosos animais que, embora à primeira vista não sejam muito bonitos – prototipicamente falando -, são uma maravilha da engenharia natural. Algumas espécies têm colorações que poderiam muito bem lhes render o título de animais mais bonitos do mundo.

Camaleão colorido

10. Cavalo frísio

De todas as raças de cavalos, o preto profundo e as formas fortes e elegantes do frísio garantiram a ele um lugar na lista dos animais mais bonitos do mundo. Esta raça se caracteriza pela sua personalidade e por não apresentar uma única mancha de cor diferente do preto ou marrom escuro.

Cavalo frísio, um dos animais mais bonitos

11. Husky siberiano

Escolher uma raça de cachorro também foi difícil, mas seu olhar de lobo não poderia passar despercebido. Embora hoje ele se refugie nas casas como um membro da família, o husky foi cruzado pela tribo Chukchi para puxar os trenós e suportar as baixas temperaturas do nordeste da Sibéria.

Husky

Faltam muitos animais nesta lista, e talvez fosse necessário fazer um ranking com 8,7 milhões de entradas. Infelizmente, este número está diminuindo ano após ano. Depende de nós continuar a desfrutar das incríveis imagens que a natureza nos proporciona.

Pode interessar a você...
A consciência de sofrimento dos animais
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
A consciência de sofrimento dos animais

A neurociência tem provas contundentes de que todos os animais mamíferos, aves e outras espécies têm consciência de seu próprio sofrimento.



  • Barton, R. A. (2006). Animal communication: do dolphins have names?. Current biology16(15), R598-R599.
  • Sheumack, D. D., Howden, M. E., Spence, I., & Quinn, R. J. (1978). Maculotoxin: a neurotoxin from the venom glands of the octopus Hapalochlaena maculosa identified as tetrodotoxin. Science199(4325), 188-189.