Artesãos de ironia e sarcasmo (personalidades tóxicas)

Artesãos de ironia e sarcasmo (personalidades tóxicas)

Última atualização: 20 fevereiro, 2022

O uso continuado da ironia, longe de ser um traço de humor elegante, pode realmente se tornar uma faca de dois gumes para minar nossa autoestima. É verdade que às vezes esse recurso pode parecer muito original, e que quem o usa às vezes pode nos dar uma falsa imagem de atratividade sutil e senso de humor.

No mundo do cinema, das séries de televisão e até da literatura, muitas vezes encontramos esse tipo de personagem tão habilidoso no uso da ironia e do sarcasmo. Agora, o que está realmente por trás de suas personalidades? Individualismo, alguma arrogância e um talento peculiar para desprezar as pessoas.

O criador da “má ironia” costuma nos lançar comentários que na verdade buscam nos mostrar algo. E para isso, eles não hesitam em usar o sarcasmo para nos atacar da maneira mais sutil e particular possível, mas mesmo assim, ainda é uma ofensa. Você já recebeu esse tipo de frases maliciosas? Vamos falar sobre isso hoje e aprender a nos defender.

Os limites da ironia

Costuma-se dizer que para promover a felicidade cotidiana, nunca é demais praticar o senso de humor e até mesmo rir de nós mesmos. Talvez seja uma forma de relativizar as coisas e também de ser um pouco mais humilde.

Nunca é demais relaxar um pouco uma situação com uma frase irônica. É um recurso engenhoso e nos ajuda a sorrir. Isso é o que sem dúvida chamamos de “ironia positiva”, aquela que não faz mal e não procura agredir ninguém. No entanto, não podemos ignorar aquela outra pessoa que pretende, “conscientemente”, prejudicar quem está à sua frente.

Coloque limites

Vamos pensar naqueles relacionamentos tóxicos de casal em que um dos membros exerce controle sobre a outra pessoa. O uso continuado de ironia ou sarcasmo é uma forma de dominar e humilhar, subestimar nosso valor, desmotivar-nos e tirar nossa energia do dia a dia.

O psicólogo argentino Bernardo Stamateas explica que o uso de ironia e sarcasmo é muito comum nos perfis de pessoas tóxicas. Sejam nossos parceiros, colegas de trabalho ou até mesmo nossos familiares, o objetivo é sempre o mesmo: minar lentamente nossa motivação e o valor que temos de nós mesmos . “Se você encolher, se parecer cada vez menor e mais frágil, eles ganharão poder e mais controle sobre você”.

Os artesãos dessa ironia maliciosa têm muitas máscaras e, embora seja possível que a baixa autoestima ou a falta de autoconfiança se esconda sob elas, é preciso ter cuidado para saber estabelecer limites. Para garantir que eles não te destruam por dentro.

Como nos defender da ironia negativa

Se em seu ambiente pessoal ou de trabalho há uma pessoa acostumada a usar o recurso da ironia pelo seu lado mais negativo, saiba que certos limites devem ser estabelecidos o quanto antes. Se não o fizermos, se nos permitirmos ser atacados, é possível que dia a dia “sua arte” vá mais longe e permitamos que ela tenha mais poder.

Um recurso pontual pode se tornar um hábito, e o hábito em dominação quando percebem que são bem sucedidas e que conseguem nos humilhar. Não permita isso, não deixe que te machuquem com esse tipo de ironia, nunca.

casal discutindo

Explicamos de forma simples como se defender.

1. Receber um comentário irônico

Qual é a primeira coisa que devemos fazer? Pense e analise o que lhe disseram, não se apresse em dizer a primeira coisa que lhe vier à mente. Existem pessoas que são muito boas em usar o sarcasmo, então é possível que não haja nenhum ataque a você. Fique em silêncio e mantenha a calma enquanto analisa as palavras que foram dirigidas a você.

2. Você foi atacado?

Elas atacaram sua autoestima? A última coisa que você deve fazer é devolver outra ironia, pois se o fizer, entramos no mesmo jogo. Um jogo covarde onde palavras diretas e sinceridade não são ditas. Você é uma pessoa íntegra e não precisa brincar com termos ou com as pessoas para dizer o que pensa.

3. Diga em voz alta o que essa pessoa tentou lhe dizer

Agora diga em voz alta o que essa pessoa em questão queria dizer, sem usar ironia: Você está me chamando de covarde ? Você está me dizendo que eu não sou capaz de fazer isso? Você acha que eu sou menos válido do que você? Exponha a ofensa em toda a sua crueza para que a outra pessoa reaja e discuta, faça-o com calma e compostura, esperando que quem você tem na frente possa discutir.

A ironia, longe de ser um palco teatral, é sempre prejudicial. Nunca permita que ironizem sobre você ou suas habilidades.

This might interest you...
11 coisas que a baixa autoestima rouba de você
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
11 coisas que a baixa autoestima rouba de você

Existem várias coisas que a baixa autoestima vai roubar de você se você continuar negligenciando esta dimensão. Saiba quais são aqui!

Imagens de cortesia: Javier H. Lemen, JohnK