As 20 melhores frases de Yoda (Star Wars)

“A Força é minha aliada, e uma aliada poderosa é. A vida cria, a faz crescer. Sua energia nos envolve e nos une. Seres luminosos somos” As frases de Yoda continuam a nos inspirar independente do tempo ou lugar.
As 20 melhores frases de Yoda (Star Wars)

Última atualização: 28 fevereiro, 2022

As frases de Yoda fazem parte da nossa ideologia coletiva, cultural, filosófica e até emocional. O grande mestre da ordem Jedi tem apenas 66 centímetros de altura, mas vive no coração de milhões de pessoas há décadas. O personagem foi concebido para ser o mentor de Luke Skywalker, mas acabou se tornando uma lenda e uma das figuras mais icônicas de Star Wars.

Ele nos fascinou quando já tinha mais de 900 anos, e nos cativou ao aprender sobre suas origens na série O Mandaloriano. George Lucas conta que queria criar o personagem típico da mitologia clássica ou dos contos de fadas, com o qual desenvolvemos quase imediatamente uma grande confiança. Trata-se da figura que guia os heróis; o ícone que inspira sabedoria e equilíbrio, geração após geração.

Suas frases, apesar de terem a tendência incomum de trocar a ordem correta das palavras na oração, são legados que continuam a nos fazendo sorrir, pois evocam momentos inesquecíveis da saga Star Wars.

Frases de Yoda

A história de Yoda teve um início decisivo logo após ele ser o Padawan do Mestre N’Kata Del Gormo. É aí que ele se torna professor e orienta cerca de dois mil aprendizes. Suas habilidades como orientador, treinador e professor alcançam tal nível de sabedoria que ele é nomeado Grande Mestre da Ordem Jedi.

Ele domina o sabre de luz como ninguém, usa técnicas como a telecinese e é uma das criaturas mais sensíveis ao poder da Força. Assim, e embora ninguém saiba ao certo de onde vem sua raça, sabemos que ele tem um cérebro secundário que lhe permite ter visões. Seu pequeno tamanho não importa, porque o poder da Força o torna poderoso e único em toda a galáxia conhecida.

Portanto, as frases de Yoda representam legados originais de sabedoria que valem a pena ser lembrados.

1. Filosofia Jedi

“Seres luminosos somos nós”.

A Força é uma entidade metafísica presente em todo o Universo, um campo de energia que une todos os seres vivos. Essa entidade é aquela que dá poder ao Jedi e o ilumina entre os demais, pois sua responsabilidade é fazer o bem, manter o equilíbrio… E também, se proteger do lado negro da Força.

2. Uma guerra que nunca termina

“Coisas melhores que lutar deveria estar fazendo um Mestre Jedi! Buscar sabedoria. Encontrar equilíbrio. Mas estes são os dias que vivemos”.

A grande guerra do hiperespaço, a grande recessão Jedi, a guerra civil galáctica, a guerra Sith, as guerras Mandalorianas… Os conflitos são um continuum na vida de Yoda e, embora esse não deva ser seu trabalho, é, como ele aponta, a responsabilidade que recai sobre ele e o resto dos Jedi.

3. Frases Yoda: o ensino correto

“Desaprender o que aprendeu você deve”.

Entrar em contato com a Força exige, em todos os casos, deixar de lado muitas das coisas com as quais se cresceu e se foi educado. Essa é a única maneira de aprender corretamente o que é importante.

Emoções como medo, raiva ou fúria são turbulentas para a Força, e isso é algo com que todo Jedi deve aprender a equilibrar.

4. A tentação do mal

“Quando para o lado negro olhar, cuidado você deve ter… já que o lado negro olha para você também”.

Esta é outra das frases mais clássicas do Yoda e que, por sua vez, nos lembra de alguma forma a frase clássica de Nietzsche “quando você olha para o abismo, o abismo também olha para você”. Essa é uma forma de nos lembrar que às vezes existe uma linha tênue entre o bem e o mal.

5. A determinação do Jedi é firme

“Faça ou não faça; não ‘tente’”.

Isso mesmo, essa frase de Yoda é uma grande lição de crescimento pessoal e coragem. Se desejamos algo, se queremos realmente fazer algo, não adianta fazer pela metade, tentar apenas uma vez e depois recuar. Se você começar algo, termine.

6. A voz da experiência

“Saber a diferença entre um professor e um aprendiz você quer? O professor falhou mais vezes do que o principiante tentou”.

Todos sabem que Mestre Yoda tem caráter, é exigente e pode ser severo em certas ocasiões. Afinal, ele tem quase um século de experiência e, portanto, nenhum aprendiz pode se igualar a ele.

7. Uma mente calma

“Distinguir o certo do errado você vai quando estiver calmo, em paz. Passivo. Um Jedi usa a Força para conhecimento e defesa, nunca para o ataque”.

Esse é o segredo e o objetivo de todo Jedi: treinar uma mente calma, livre de medo, inveja e frustrações. Somente quando corpo, mente e coração estão em harmonia, o poder da Força é mais intenso.

8. Desapego, o caminho da Força

“Treine-se para abrir mão de tudo que você teme perder”.

Entre as frases de Yoda, esta é uma das mais interessantes. Elas nos fala, de certa forma, de desapego, da capacidade de nos permitirmos fluir com a nossa própria realidade em vez de ir contra ela. É deixar de lado o medo, o estresse, a ansiedade, e a tristeza pelo que já passou para nos permitir estar em harmonia. Também implica em deixar de precisar abraçar a liberdade do momento presente.

9. O aluno se torna um professor

“Quando eu partir, o último Jedi você será. A Força é forte em sua família. Passe adiante o que aprendeu”.

Luke Skywalker teve dois grandes mentores: Obi-Wan e Yoda. Sobre ele recaiu uma das maiores responsabilidades: tornar-se um grande mestre Jedi e a esperança da Galáxia.

10. A verdadeira vitória dos Jedi

“Para derrotar um inimigo não é necessário matá-lo. Derrote a raiva que está nele e seu inimigo não existirá mais. A raiva é o verdadeiro inimigo”.

Poucas frases de Yoda podem ser mais inspiradoras. Bater em alguém vai além da derrota física e de tirar a vida. A verdadeira vitória surge quando podemos apaziguar a raiva do nosso inimigo.

Imagem para representar as frases de Yoda.

11. Uma longa vida

“Quando aos 900 anos você chegar, sua aparência não será tão boa”.

Como pudemos verificar em O Mandaloriano, a espécie à qual Yoda pertence tem uma expectativa de vida que pode chegar a 100 anos. Portanto, ele tem o direito de se orgulhar de sua boa aparência.

12. O que está por vir…

“É difícil ver. Sempre em movimento o futuro está”.

Quem sabe o que o amanhã nos trará? Nada é tão incerto quanto o futuro, por isso é necessário assumir que o amanhã está repleto de probabilidades que nem sempre podemos controlar… Mesmo sendo um grande mestre da Força.

13. A morte faz parte da vida

“A morte é uma parte natural da vida. Alegre-se por aqueles ao seu redor que são transformados na Força. Chorar por eles você não deve. Ansiar por eles tampouco. O apego ao ciúme leva. A negra sombra da ganância é”.

Poucas coisas são tão difíceis de aceitar quanto o fim da vida. A morte é sempre uma tragédia, mas todo cavaleiro Jedi sabe que aqueles que partem se tornam parte da própria Força… E a Força é tudo.

14. O lado negro da Força é poderoso

“O lado negro não é mais forte, é o caminho rápido, fácil e sedutor”.

Os Sith são os praticantes por excelência do lado negro da Força. No entanto, como uma das frases mais conhecidas de Yoda aponta, é preciso ter cuidado, pois esse caminho é realmente o mais tentador…

15. A importância de confiar em si mesmo

“Se acreditar você não consegue, é por isso que você falha”.

Mais uma vez, acreditar é poder. No entanto, esquecemos que muitas vezes não confiamos no nosso potencial e capacidade, e talvez seja por isso que falhamos continuamente.

16. O poder da mente

“Armas não ganham batalhas. Sua mente, poderosa ela é”.

Além do sabre de luz, armas e espaçonaves, existe uma entidade capaz de derrotar qualquer inimigo: nossa mente.

17. O que nos torna grandes

“O tamanho não importa. Olhe para mim. Você me julga pelo meu tamanho, hein? E não deveria, porque minha aliada a Força é, e uma aliada poderosa… A vida a cria, a faz crescer, penetra nós e nos rodeia.… Seres luminosos somos ! Não esta matéria bruta!”.

Como mencionamos no início desse artigo, Mestre Yoda tem apenas 66 centímetros de altura. No entanto, seu poder e habilidades transcendem graças à Força.

18. Identificar o que se teme

“Nomeado deve ser o seu medo antes de bani-lo”.

Outra grande frase de Yoda que devemos ter sempre em mente: os medos são superados quando os identificamos, quando lhes damos nome e visibilidade.

19. A origem da ira

“Um desafio para toda a vida é, não transformar o medo em ira“.

Muitos de nossos medos podem ser, se não controlados, a faísca que acende o fogo da ira e do ódio. Tenhamos em mente o conselho do grande mestre.

20. A importância da calma e paciência

“Quando a estrada não é segura, é melhor esperarmos”.

Calma e paciência são os melhores conselheiros na jornada da vida. Ser prudente nos salva de muitos perigos e das voltas que o próprio destino às vezes traz.

Para concluir, as frases de Yoda permanecem legados originais de inspiração que sempre vale a pena voltar a desfrutar…

Pode interessar a você...
Star Wars: a busca pelo equilibrio
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Star Wars: a busca pelo equilibrio

Quando o primeiro filme de Star Wars foi lançado, ninguém imaginou o que ele realmente significaria para a história do cinema. Vamos refletir sobre...