As variáveis de pesquisa em psicologia

As variáveis são um ponto central de qualquer investigação. As pessoas responsáveis pela realização dos estudos sabem disso e por isso costumam investir muito tempo identificando aquelas que são relevantes.
As variáveis de pesquisa em psicologia

Última atualização: 04 julho, 2022

Diferentes variáveis participam de cada um dos fenômenos físicos e psicológicos que observamos, também com diferentes papéis. As variáveis de pesquisa em psicologia desempenham um papel importante na abordagem de uma compreensão mais profunda da mente e do comportamento humano.

Independentemente da abordagem, para qualquer pesquisa é muito importante -seja qualitativa, quantitativa ou mista- identificar e operacionalizar a mensuração das variáveis que serão estudadas. Mas o que são variáveis e como elas são classificadas?

Mulheres falando sobre resultados estatísticos
As variáveis ajudam a operacionalizar os conceitos.

O que são variáveis de pesquisa em psicologia?

Variáveis são as propriedades de um objeto ou fenômeno que podem mudar e cujas variações podem ser medidas. Por exemplo, sexo, idade, pressão arterial, peso corporal, personalidade, clima. Assim, toda variável está relacionada a uma condição que pode ser modificada e que pode variar em termos de quantidade e qualidade.

O termo variável é aplicado a qualquer ser vivo (pessoa, animal, planta), objeto, fatos e fenômenos, que assumem valores diferentes dependendo da variável à qual estão associados. Por exemplo, por meio da variável inteligência é possível classificar as pessoas de acordo com seu nível de inteligência. Nem todas as pessoas têm a mesma inteligência, ou seja, variam de acordo com seu nível.

As variáveis de pesquisa em psicologia têm as seguintes funções:

  • Elas designam aspectos distinguíveis de um objeto ou fenômeno em estudo.
  • Analisar a distribuição de uma população.
  • Elas formulam relações descritivas, explicativas ou preditivas.
  • Elas revelam algo sobre o comportamento.

A relevância das variáveis de pesquisa em psicologia é que ajudam a operacionalizar conceitos para a fase de coleta de dados. Para que uma variável seja considerada “boa”, ela deve possuir algumas propriedades como: boa confiabilidade e validade, baixo viés, praticidade, clareza e aceitação.

Em todas as pesquisas é necessário delimitar cada uma das variáveis a serem estudadas e levar em conta estes dois aspectos: a definição conceitual e a definição operacional. A primeira refere-se à forma como a referida variável é definida, ou seja, qual é o seu significado. Em contraste, a definição operacional refere-se à forma como a variável será medida ou observada.

Classificação de variáveis de pesquisa em psicologia

Existem diferentes tipos de variáveis que podem ser classificadas de acordo com sua natureza, complexidade, função ou relação e nível de medição (Carballo e Guelmes, 2016).

De acordo com sua natureza

As variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas.

  • Quantitativas: são aqueles que provavelmente serão medidas ou contadas. Por exemplo, peso, altura, idade.
  • Qualitativas: são aqueles que representam um atributo ou qualidade de algo ou alguém. Por exemplo, tipo de pele, cor dos pássaros, estado civil (solteiro, casado, divorciado, viúvo).

As variáveis quantitativas podem ser classificadas em:

  • Contínuas: podem assumir valores infinitos dentro de um determinado intervalo. Por exemplo, o tempo para percorrer uma distância em uma estrada, o comprimento de um objeto.
  • Discretas: são aquelas que possuem um número definido de valores. Por exemplo, o número de reclamações de um cliente, o número de funcionários de uma empresa, o número de filhos de um casal.

De acordo com sua complexidade

As variáveis de acordo com sua complexidade podem ser:

  • Simples: são aquelas que se expressam por meio de um indicador. Elas não podem ser quebradas. Por exemplo, o preço de um carro, o sexo de uma pessoa, a idade.
  • Complexas: são aquelas que podem ser divididas em vários indicadores ou dimensões. Por exemplo, a atitude de uma pessoa (atitude em relação ao trabalho, à política, etc.), temperatura.

De acordo com o nível de medição

Em correspondência com esta classificação, as variáveis podem ser:

  • Ordinais: são variáveis qualitativas que possuem duas ou mais categorias e há uma ordem entre elas. Por exemplo, nível de escolaridade, nível socioeconômico, cargo ocupado em uma competição esportiva (primeiro, segundo, terceiro, quarto…).
  • Nominais: são variáveis qualitativas que possuem duas ou mais categorias, mas não possuem ordem. Essas variáveis podem ser dicotômicas, ou seja, possuem duas categorias, por exemplo, sexo (masculino ou feminino). Também pode ser politômica, ou seja, possuem mais de duas categorias, por exemplo, marcas de celulares, orientação sexual.
  • Intervalo: são variáveis cuja propriedade central é que podem ser medidas ao longo de um continuum. A diferença entre dois valores é constante e não existe 0 absoluto. Por exemplo, o QI.
  • De razão: são variáveis intervalares, mas com a condição de que “0” indica que nenhuma daquela variável existe. Por exemplo, massa, peso, distância, velocidade.
pesquisa do cérebro
Em todas as investigações é necessário identificar as variáveis a serem analisadas.

De acordo com sua função

  • Independentes: são aquelas que o pesquisador manipula. Por exemplo, o tipo de intervenção a que estão sujeitos diferentes grupos de pessoas.
  • Dependentes: são aquelas em que a pesquisa mede variações. Algumas variações que você associará posteriormente às variações na variável independente.
  • Intervenientes: são aquelas variáveis que podem interagir no dependente. Por exemplo, a medicação ansiolítica consumida pelo grupo de pacientes com ansiedade.
  • Estranhas: são aquelas que podem afetar tanto as variáveis dependentes quanto as independentes. Por exemplo, fatores hereditários associados à ansiedade.

Finalmente, as variáveis de pesquisa em psicologia podem ser de diferentes tipos, dependendo dos critérios com os quais queremos classificá-las. Cada uma delas permite que o psicólogo pesquisador estude, descreva, compreenda e explique a realidade a partir de determinadas perspectivas. Embora as variáveis tenham propriedades singulares que as diferenciam das demais, todas estão intimamente ligadas por um fator central: a mudança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carballo, M. y Guelmes, E. L. (2016). Algunas consideraciones acerca de las variables en las investigaciones que se desarrollan en educación. Revista Universidad y Sociedad8(1), 140-150.
  • Hernández-Sampieri, R., Fernandez, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6ª Ed.). McGraw-Hill Interamericana.
  • Kaliyadan, F., & Kulkarni, V. (2019). Types of variables, descriptive statistics, and sample size. Indian dermatology online journal10(1), 82.
  • Villasís-Keever, M. Á., & Miranda-Novales, M. G. (2016). El protocolo de investigación IV: las variables de estudio. Revista Alergia México63(3), 303-310.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.