Estudos

Todo avanço em termos de neurociência parte de descobertas e estudos realizados pela comunidade científica. Nesta seção você estará sempre a par das últimas pesquisas a respeito deste tema fascinante.

LATE, um novo tipo de demência

A doença de Alzheimer é, atualmente, uma das mais prevalentes no mundo, com mais de 46 milhões de pessoas afetadas. Dessa forma, o estudo das demências é um dos maiores desafios que a ciência enfrenta. Apesar de já termos evoluído…

O estudo do esquecimento

O funcionamento da memória tem sido um foco de interesse para a psicologia há séculos, e nesse estudo o esquecimento sempre foi tratado como um fenômeno curioso e, em muitos casos, frustrante. Na verdade, saber em que circunstâncias ou com…

Teorias dos testes: a TCT e a TRI

Os testes são usados ​​na psicologia como instrumentos de medida. Para nos aproximarmos um pouco do conceito, assim como usamos o medidor para medir o comprimento, poderíamos usar um teste para medir a inteligência, a memória, a atenção… Uma das…

Por que as mulheres vivem mais?

Por que as mulheres vivem mais? Há muitos anos, a comunidade científica tenta esclarecer por que as fêmeas vivem mais do que os machos na maioria das espécies. Inúmeros fatores biológicos e psicossociais foram considerados. Embora hoje esse seja um…

Estatística descritiva na psicologia

A estatística é o ramo da matemática que estuda a variabilidade, bem como o processo que a gera, seguindo leis de probabilidade. Hoje, falaremos especificamente sobre a estatística descritiva na psicologia. A estatística é necessária tanto para fazer pesquisa quando…

A memória perdida pode ser recuperada?

A capacidade de memorização costuma se perder com a idade. No entanto, este processo pode não ser irreversível, já que há indícios de que a memória perdida pode ser recuperada. Algumas técnicas inovadoras, como a estimulação magnética transcraniana, parecem poder…

Podemos herdar o conhecimento?

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Tel Aviv acabou de contestar um dos princípios básicos da biologia: a barreira de Weismann. Este estudo é o primeiro passo para pesquisas futuras sobre a herdabilidade do conhecimento, ou seja, abre as…