Estudos

Todo avanço em termos de neurociência parte de descobertas e estudos realizados pela comunidade científica. Nesta seção você estará sempre a par das últimas pesquisas a respeito deste tema fascinante.

Podemos herdar o conhecimento?

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Tel Aviv acabou de contestar um dos princípios básicos da biologia: a barreira de Weismann. Este estudo é o primeiro passo para pesquisas futuras sobre a herdabilidade do conhecimento, ou seja, abre as…

O viés da negatividade segundo a ciência

Os seres humanos têm uma certa tendência a pensar naquilo que não deu tão certo em vez de refletir sobre os aspectos que funcionaram. Por isso, nossas lembranças agradáveis e positivas podem ficar manchadas por simples encontros desagradáveis. É a…

Segundo a ciência, a sorte realmente existe

A sorte existe? Amuletos, pedras de energia, trevos de 4 folhas, bater na madeira, velas coloridas, cruzar os dedos, etc., são fatores capazes de atraí-la? Aspectos como passar embaixo de uma escada, o número 13, ver um gato preto, etc.,…

Uma visão do tempo a partir da ciência

Desde os tempos antigos, o ser humano tenta desenvolver uma visão do tempo e medi-lo, desde os primeiros calendários lunares até a invenção dos relógios. Sempre precisamos de mecanismos mais ou menos complexos para nos posicionarmos no mundo em relação…

Classificação do método científico

Um método é uma forma de alcançar um objetivo, e define como uma atividade é organizada. Como meio de cognição, é a forma mais utilizada para refletir, no pensamento, o objeto de estudo. Na metodologia, a classificação do método científico…

Grupo mínimo, o experimento de Jane Elliot

O paradigma do grupo mínimo, de Jane Elliot, deu forma a um método da psicologia social. Ele se baseia no estabelecimento de diferenças entre pessoas com o objetivo de estabelecer grupos separados. Trata-se de uma técnica que serve para demonstrar…

Neuroética: características e desenvolvimento

A neuroética é uma disciplina que abriu caminho na comunidade científica internacional devido ao grande número de estudos e pesquisas sobre o cérebro nos últimos anos. No entanto, pode-se falar dela como uma disciplina independente desde 2002, quando um grupo…

Conceitos básicos em estatística descritiva

Como já vimos anteriormente em nosso site, a estatística é um ramo da matemática que estuda a variabilidade, assim como o processo que a gera, a partir de leis e modelos de probabilidade. Sabemos que é necessário usar a estatística…

As medidas de dispersão em estatística

Em uma distribuição de dados, as medidas de dispersão têm um papel muito importante. Essas medidas complementam as medidas de posição central, caracterizando a variabilidade dos dados. Assim, as medidas de tendência central indicam valores relativos aos quais os dados…

Tipos de validade na pesquisa: validade preditiva

Sabemos que a psicologia faz uso da aplicação de testes para realizar inferências sobre pessoas. Mas, a que se referem as pontuações obtidas nesses testes? Disso se encarrega a validade. Como já explicamos em outro artigo, não existe apenas um tipo…

Existe uma área da felicidade no cérebro?

Hoje vamos falar sobre um estudo que foi apresentado em relação ao fascinante funcionamento do nosso cérebro, sobre o qual descobrimos algo novo a cada dia. Parece que pode ter sido encontrada a área da felicidade no cérebro, que pode…

A teoria de resposta ao item (TRI)

A avaliação é uma das partes mais importantes da intervenção psicológica. Isso costuma ser muito condicionado pelos resultados dos testes administrados. Assim, a teoria de resposta ao item (TRI) é uma das teorias de medição dos testes que aparecem como…

Nancy Andreasen: biografia e estudos sobre esquizofrenia

Nancy Andreasen é uma médica americana, professora de psiquiatria e diretora do Centro de Pesquisas em Neuroimagem. Ela também trabalha no Centro de Pesquisa Clínica para Saúde Mental na Faculdade de Medicina Carver da Universidade de Iowa. Talvez, se não…

Epigenética: as tragédias podem ser herdadas?

É raro encontrar uma geração que não tenha passado por alguma tragédia. Quando não foram guerras, enfrentaram fome, genocídios ou crises econômicas brutais. Conhecemos as consequências físicas e psicológicas, muitas vezes devastadoras, que as pessoas podem desenvolver depois de uma…

Teorema de Bayes

O teorema de Bayes é um dos pilares da probabilidade. Trata-se de uma teoria apresentada por Thomas Bayes (1702-1761) no século XVIII. Mas o que exatamente este cientista estava tentando explicar? De acordo com a Real Academia Espanhola, a probabilidade…