4 atitudes negativas que devem ser evitadas no ambiente de trabalho

maio 23, 2020
Saiba mais sobre quatro atitudes negativas que devem ser evitadas no local de trabalho, além de algumas positivas para neutralizá-las.

Neste artigo, analisamos quatro atitudes negativas que você deve evitar no trabalho. São atitudes que afetam diretamente o seu desempenho e um bom espírito de equipe no ambiente profissional. Também abordamos algumas atitudes e qualidades que podem ter um efeito muito positivo sobre você e seus colegas.

Quatro atitudes negativas a serem evitadas no trabalho

Essas são as quatro atitudes negativas que você deve evitar no trabalho:

  • Orgulho
  • Arrogância
  • Prepotência
  • Teimosia
Mulher com raiva no trabalho

Orgulho

O orgulho não é exatamente uma atitude que gera muita simpatia. Na verdade, as pessoas que se consideram superiores às outras tendem a ser rejeitadas por quem as rodeia.

Mesmo que tentem ocultá-lo com uma falsa humildade, sempre acabam mostrando sua verdadeira personalidade, e a falsa humildade é uma característica ainda mais odiosa.

Arrogância

Em termos comportamentais, talvez a atitude que mais se destaca aqui seja o desprezo sistemático pelos argumentos e opiniões de outras pessoas. Também há uma conexão com o orgulho – a primeira atitude que discutimos.

Prepotência

A prepotência também é bem semelhante às duas atitudes negativas anteriores. Podemos ver a prepotência como uma manifestação ou consequência da arrogância.

Uma pessoa prepotente é uma pessoa que se considera melhor do que as outras, e a sua arrogância significa que não considera o que os outros têm a dizer.

Teimosia

Essa atitude negativa refere-se a pessoas que têm dificuldade ou se recusam a mudar seus pontos de vista ou opiniões.

No local de trabalho, essas são as pessoas que consideram válidas apenas as suas opiniões e ideias. No entanto, as pessoas sempre trabalham muito melhor juntas quando ouvem as opiniões e ideias dos outros.

Reunião de trabalho

Atitudes positivas para anular as atitudes negativas

Trabalhar em um bom ambiente de trabalho é algo que todos querem. Muitas atitudes positivas de trabalho podem neutralizar e anular as quatro atitudes negativas que mencionamos.

Resolução de conflitos e problemas

Saber como reagir a possíveis problemas que possam surgir no seu local de trabalho é uma característica extremamente benéfica, não apenas para a sua empresa, mas também para você.

Criatividade e iniciativa

Há momentos em que você não compartilha suas ideias por medo do que os outros dirão. No entanto, criatividade e iniciativa são duas atitudes altamente valorizadas em muitas empresas.

Trabalho em equipe

Essa é, sem dúvida, uma das habilidades mais valorizadas quando se trabalha em qualquer empresa. Os entrevistadores costumam testar a atitude de um candidato em relação ao trabalho em equipe para ver como ele trabalharia com outras pessoas em sua empresa.

Saber trabalhar bem com outras pessoas e fazer parte de uma equipe para executar um bom trabalho é um atributo bem positivo para qualquer empresa.

Tolerância a críticas

As pessoas não costumam aceitar críticas muito bem. Não é algo agradável quando alguém de fora aparece e questiona o seu trabalho. No entanto, em muitas momentos, seus comentários podem ser construtivos e, na verdade, podem ajudá-lo a realizar seu trabalho com mais eficiência.

Adaptabilidade

Às vezes, você poderá fazer alterações no seu ambiente de trabalho de acordo com as suas preferências. No entanto, em outras ocasiões, essas alterações não serão possíveis e você terá que se adaptar à situação.

Planejamento

Planejar, e fazê-lo bem, é uma das habilidades que podem ajudar a reduzir o estresse no ambiente de trabalho. É uma competência que pode nos ajudar a definir uma boa lista de prioridades para, então, usá-las para tomar decisões apropriadas no momento certo.

Usar corretamente um diário de trabalho e segui-lo economizará muito tempo e recursos.

Em resumo, vemos como algumas atitudes negativas podem afetar o ambiente de trabalho, mas também como podemos ter um efeito positivo sobre todas as pessoas ao nosso redor. Agora, está em suas mãos colocar as atitudes positivas em prática!