Banho de floresta: um verdadeiro antídoto contra o estresse

Banho de floresta: um antídoto contra o estresse

16, maio 2017 em Psicologia 2330 Compartilhados
Banho de floresta, um antídoto contra o estresse

Atualmente o estresse se transformou em um inimigo silencioso que se esconde em todos os lugares. As grandes cidades produzem um grande número de pessoas angustiadas. A vida urbana provoca estresse simplesmente pelo fato de caminhar em uma rua movimentada. O bombardeamento de estímulos pode ser tão grande que qualquer pessoa fica estressada.

Os nossos sentidos também são afetados pelo estresse. Por exemplo, demoramos mais para perceber os odores da poluição ambiental. O mesmo acontece com os sons. Em qualquer rua principal de uma cidade, os níveis de ruído são tão altos que é preciso aumentar o volume para falar e prestar mais atenção para ouvir.

“Sem bem-estar a vida não é vida, é apenas um estado de fraqueza e sofrimento”.
  – François Rabelais –

O mesmo vale para os outros sentidos. Nós fechamos nossos olhos ou olhamos para baixo para não nos confundirmos. Pior, nós não apreciamos o que comemos, porque estamos sempre apressados e comemos rapidamente. Para algumas pessoas, o horário de almoço é um desperdício de tempo. E quanto ao tato, estamos conscientes de que nos tornamos insensíveis ao toque e não exploramos o que está ao nosso redor?

Nós damos um significado errado para a palavra “descanso”. Muitas pessoas pensam que é não fazer nada. Por isso, quando temos tempo para nós, o desperdiçamos na frente da televisão, de um jogo de videogame ou da tela do computador. Dessa maneira, mergulhamos em uma realidade distante de nós, e sem perceber, nos tornamos prisioneiros do estresse.

A natureza nos ajuda a combater o estresse?

A resposta para esta pergunta é definitivamente sim. O contato com a natureza está entre algumas recomendações médicas para ter uma vida saudável. Lembre-se dos seus passeios no campo: provavelmente você já percebeu que, uma vez fora da cidade, tudo muda. O cheiro, os sons e as paisagens são diferentes. Os sentidos parecem despertar e percebemos tudo o que passa despercebido no nosso dia a dia.

folhas-outono

Mas, além de se voltar para o contato com a natureza, existe uma técnica muito valiosa para aliviar o estresse: os banhos de floresta. Esta técnica nasceu no Japão, um país com uma das economias mais desenvolvidas do mundo. No entanto, ao mesmo tempo, apresenta altas taxas de suicídio entre os adolescentes e doenças (incluindo a morte) da população, causadas pelo excesso de trabalho.

A técnica consiste em um reencontro com a natureza, seja em uma floresta ou em campo aberto. A ideia é relaxar, deixar ir o caos onde estamos mergulhados todos os dias e, assim, reduzir o nível de estresse, para que possamos lidar com ele de uma forma mais saudável. Quando caminhamos em um ambiente tranquilo, nos afastamos de vários estímulos que geram ansiedade.

Os benefícios dos banhos de floresta

O benefício mais importante dos banhos de floresta é se conectar com o universo através da natureza e afastar o estresse. Os banhos de floresta (cujo nome em japonês é Shinrin Yoku) oferecem outras possibilidades além de caminhar. Você pode, se quiser, abraçar uma árvore e experimentar as vantagens da troca das suas más vibrações pela energia dos galhos e do tronco da árvore. Ou tomar um chá de ervas aromáticas que contribuem para o seu relaxamento.

caminhar-pela-floresta

A natureza o ajuda a olhar o mundo por outra perspectiva. Quando você está estressado, uma parte do seu cérebro fica sobrecarregada. Os banhos de floresta diminuem a atividade cerebral relacionada com a tomada de decisões e resolução de problemas. Em contrapartida, ativam as áreas associadas com as emoções, o prazer e a criatividade.

Para reduzir o estresse através dos banhos de floresta é preciso dedicar um tempo suficiente. Não podemos ter pressa. Lembre-se de que você deve aproveitar os benefícios oferecidos pelo contato com a natureza. São benefícios possíveis se você prestar atenção a cada passo que dá. Entre outras coisas, podemos meditar durante a caminhada: basta se manter alerta e com os seus sentidos bem despertos.

floresta-sombria

Os banhos de floresta nos enchem de boa energia e não custam dinheiro ou esforço. Basta abrir a nossa mente e o nosso coração, reconhecer que somos parte do universo. Todos nós temos uma função, estamos interligados, e cada decisão que tomamos afeta o nosso ambiente. Se queremos paz, saúde e crescimento espiritual, precisamos começar a entrar novamente em contato com a natureza.

Recomendados para você