Amar a si mesmo embeleza

Amar a si mesmo embeleza porque amor próprio, serenidade e felicidade se refletem e contagiam. Descubra como a beleza interna e a externa estão relacionadas.
Amar a si mesmo embeleza

Última atualização: 16 Novembro, 2021

A beleza é uma qualidade altamente subjetiva. Embora existam padrões estéticos considerados socialmente desejáveis, eles não são decisivos. Quantas vezes você se sentiu atraído por uma pessoa que não se adaptava a esses padrões? Quantas vezes você se apaixonou pelo carisma, pela atitude ou pela personalidade de alguém? Na verdade, a beleza interna e a externa estão mais intimamente relacionadas do que parecem, e queremos falar sobre isso a seguir.

A mídia, as redes sociais e as empresas de moda estabeleceram um culto ao corpo que nos leva a buscar freneticamente maneiras de melhorar a nossa aparência. Cremes, cirurgias, retoques fotográficos, dietas, exercícios extenuantes… Porém, muitas vezes negligenciamos o nosso interior, sem saber que nele reside grande parte da nossa atratividade e, é claro, do nosso bem-estar.

Como a beleza interna e a externa se relacionam?

Existe uma realidade incontornável que foi comprovada em várias pesquisas ao longo do tempo: a autoconfiança é uma das qualidades que mais atraem ambos os sexos. Ou seja, quem se ama, se aceita e se mostra de forma autêntica e genuína já avançou grande parte do caminho.

Esses indivíduos se destacam pela sua atitude positiva e aberta, boas habilidades sociais e grande carisma. Eles não gastam sua energia tentando se esconder, exagerar ou fingir ser quem não são; eles também não saem do seu caminho para obter aprovação externa. Limitam-se a ser, com a convicção de que bastam, e isso se reflete em sua linguagem não verbal e verbal.

Seus gestos e posturas transmitem confiança e sua conversa costuma ser rica e variada. A verdade é que quem se ama dedicou tempo para se explorar, se conhecer e se desenvolver e se tornou um ser humano interessante com muito a contribuir.

Um rosto bonito ou um corpo escultural podem ser boas cartas de apresentação, mas seu efeito dura pouco. A longo prazo, somos atraídos por pessoas amigáveis e positivas, com um bom senso de humor e conversas interessantes. Vaidade, insegurança, narcisismo e submissão não são bons aliados a longo prazo.

Amar a si mesmo embeleza

Além do já mencionado, há um outro ponto-chave que joga a favor de quem desenvolveu uma sólida autoestima: quem se ama se cuida. Em outras palavras, eles tomam as decisões e ações necessárias para garantir seu próprio bem-estar físico e emocional.

A beleza interna e a externa estão relacionadas de tal maneira que a primeira se reflete na segunda. Nesse sentido, o autocuidado implica escolher bem os alimentos com que nutrimos o nosso corpo, manter-nos ativos e limpos, cuidar da nossa pele ou escolher roupas que nos favoreçam e nos façam sentir bem.

Assim como um ambiente sujo ou desordenado pode ser indicativo de caos e desorganização mental, uma aparência negligenciada geralmente também reflete dificuldades emocionais. Assim, quando você se cura, trabalha em si mesmo e se prioriza, essa evolução se manifesta na sua imagem externa.

Trabalhe a sua autoestima para ter uma boa aparência e se sentir melhor

Portanto, lembre-se de que a beleza interna e a externa são um conjunto indivisível e a autoestima é a chave para poder trazer à tona o que você tem de melhor. Portanto, pare de se preocupar com o que os outros esperam de você, como você deve se ver ou como deve agir para ser amado e reconhecido, e comece a amar e a se reconhecer.

Fale consigo mesmo com amor e respeito, selecione cuidadosamente as pessoas com quem você se relaciona e trabalhe em seus objetivos e propósitos para projetar a vida que deseja viver. Não existe pessoa mais bonita do que aquela que é feliz, autêntica e pacífica. Não há ninguém mais atraente do que quem se aceita e não tem medo de se mostrar como é.

Amar a si mesmo embeleza porque o amor-próprio permeia suas palavras, seus gestos e atitudes, porque a serenidade e o otimismo se transmitem e se percebem desde o primeiro momento. Ame a si mesmo porque você é a pessoa mais importante da sua vida, e não hesite em procurar ajuda profissional se não sabe por onde começar. Suas emoções, seus relacionamentos e até mesmo a sua aparência serão transformados quando você reconhecer o seu próprio brilho.

Pode interessar a você...
12 frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
12 frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo

Trazemos hoje uma coletânea maravilhosa na forma de 12 frases de amor próprio para começar a amar a si mesmo. Não deixe de ler e se inspirar!



  • Renninger, L. A., Wade, T. J., & Grammer, K. (2004). Getting that female glance: Patterns and consequences of male nonverbal behavior in courtship contexts. Evolution and Human Behavior25(6), 416-431.
  • Lozano Castro, B. (2020). ¿ Por qué los demás nos resultan atractivos?: una investigación cuantitativa. (Bacherlor’s thesis). Recuperado de: https://gredos.usal.es/handle/10366/144139