Os benefícios de sonhar acordado
Fechar os olhos e sonhar acordado lhe permite ir a qualquer lugar, realizar qualquer desejo e enfrentar qualquer medo. No entanto, para que serve esse tipo de viagem? A ciência descobriu que este simples e agradável exercício aumenta a inteligência e proporciona um momento de prazer. A seguir, falaremos mais sobre os benefícios de sonhar acordado.
Há muitas culturas e entornos nos quais a imaginação está quase proscrita. O hábito de sonhar acordado é considerado uma forma de perder tempo e um exercício sem utilidade. Hoje, sabemos que isso não é verdade.
Costumam dizer também que sonhar acordado está associado à adoção de uma posição passiva. Não se acredita que isso seja uma atividade, mas sim, pelo contrário, algo que inibe a ação. De novo, isso é um erro. Hoje, sabemos que a imaginação pode ser um grande estímulo para a ação.
“Em um mundo que nasce dele, o homem pode chegar a ser tudo”.
-Joé Bousquet-
Os benefícios de sonhar acordado para a memória
O psicólogo Alan Pavio diz que fechar os olhos e visualizar ideias tem um efeito excelente sobre as habilidades intelectuais. Este especialista canadense, famoso por seus estudos sobre a imaginação nos anos 70, descobriu que, para as pessoas, é mais fácil fechar os olhos e imaginar coisas específicas e concretas, como uma flor ou o sol.
Por outro lado, é mais difícil imaginar e recordar conceitos abstratos, como bem ou mal, feliz, equilibrado, etc. Das suas observações, ele concluiu que a visualização concreta das ideias na mente ajuda a potencializar a memória. Em outras palavras, traduzir as ideias em imagens mentais faz com que as recordemos melhor.
Isso foi confirmado pela neurocientista Eleanor Maguire. Esta especialista da Universidade de Londres estudou os famosos “atletas da memória”, pessoas que ganham concursos porque são capazes de recordar uma quantidade extraordinária de informações. Ela descobriu que quase todos eles usam a técnica da visualização mental para fixar a informação na memória.
O poder da imaginação
Steve Kosslyn, da Universidade de Harvard, é outro dos especialistas que se interessaram pelo fenômeno da imaginação ou criação de imagens mentais da realidade. Seus estudos o levaram a concluir que, quando imaginamos um objeto, ativamos dois terços das zonas cerebrais que participam quando vemos este objeto na realidade.
Também foi comprovado que imaginar eventos muito negativos afeta emocionalmente as pessoas. Fechar os olhos e sonhar acordado com um desastre gera medo e angústia, embora sejamos conscientes de que isso não está acontecendo no mundo real.
O lado bom é que o mesmo ocorre com os acontecimentos positivos. Fechar os olhos e sonhar acordado com eventos desejados ou gratificantes gera emoções de bem-estar, ajuda a reduzir o estresse e nos relaxa. Isso também contribui para o aumento da produtividade.
Mais imaginação, mais inteligência
Os dados disponíveis indicam que é possível treinar a imaginação para melhorar a memória e otimizar a aprendizagem. Esta é considerada uma via para aumentar a inteligência em seu conjunto, melhorar o humor e, inclusive, a forma física.
É muito conhecida uma história a respeito do neurocientista Vinoth Ranganathan. Em 2004, ele explicou que se uma pessoa imagina que está flexionando um músculo, isso teria um efeito físico. Na verdade, ele mostrou que quem realizava este exercício mental, passadas algumas semanas, tinha mais força nos músculos do que aqueles que haviam apenas se exercitado no plano físico.
Ele também provou que, vários meses depois de interromper os treinos, o músculo em questão conservava a sua força. Com tudo isso, evidenciou que, se fizermos uma tarefa imaginária repetidas vezes e por um bom tempo, vamos gerar mudanças fisiológicas plenamente comprováveis.
A ginástica da imaginação
Os benefícios de sonhar acordado e de deixar a imaginação voar são muitos e podem ser nossos aliados no dia a dia. Na verdade, sem nos darmos conta, estamos sempre imaginando e visualizando situações.
O segredo está, então, em nos tornarmos mais conscientes de todas as imagens mentais que passam pela nossa cabeça. Podemos dirigi-las de forma deliberada e fazer com que joguem a nosso favor em diversas situações. Em outras palavras, temos que aproveitar o amplo potencial da imaginação.
Como toda habilidade, esta também requer prática. Como disse Ranganathan, trata-se de formar uma imagem mental específica e sonhar acordado com ela de forma repetida. Imagens de bem-estar pessoal, de mudanças positivas, do desenvolvimento de alguma habilidade. Tudo indica que há um ponto em que isso se materializa na realidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Ferraris, M. (2019). La imaginación (Vol. 95). Antonio Machado Libros.