Biografia de Júlio César, jovem mas ousado

Chamado a ter uma carreira política de destaque desde o berço, a astúcia de Júlio César e a sua determinação permitiram que ele se tornasse um dos grandes nomes da história da humanidade.
Biografia de Júlio César, jovem mas ousado

Última atualização: 19 Abril, 2021

Imerso nos conflitos de uma República Romana crepuscular, a juventude de Caio Júlio César é a fase menos conhecida da sua biografia. Citada em poucas fontes, é de grande interesse para entender sua futura carreira. Os conflitos políticos destes anos nos mostram a corrupção que assolou Roma, com traições e assassinatos diários.

Naquela época, o senado romano estava dividido em duas facções irreconciliáveis. Por um lado, os optimates, intimamente relacionados à velha aristocracia senatorial, buscavam manter o Estado sob seu controle exclusivo. Por outro lado, existiam os populares, que contavam com o apoio do povo.

Não devemos pensar que esses populares eram membros da plebe, mas que tentaram usar suas assembleias a seu favor. Entre seus integrantes abundava o chamado ordo equester, uma espécie de classe média.

Estátua de Júlio César

A família de Júlio César

Em grande medida, a biografia e a carreira política de Júlio César foram marcadas pelos contatos familiaresA família Julia era uma linhagem antiga e prestigiosa, mas em declínio. Seu pai era senador e estava relacionado ao grupo popular através do casamento de sua irmã com Caio Mário. Mario, sete vezes cônsul, a posição mais importante da República, havia se tornado o homem forte de Roma e garantido uma boa posição para seus parentes.

O pequeno patrimônio da sua família foi resolvido, rapidamente, com a promessa de casamento que fez a Cossutia, filha de um rico cavaleiro. Toda a sua formação foi orientada para a vida política. Versado nos clássicos, parece que logo demonstrou habilidades literárias e oratórias que mais tarde se traduziriam em seus escritos. Apesar de não ser muito robusto, recebeu um extenso treinamento físico, tornando-se um habilidoso cavaleiro e dedicado militar.

Uma mãe modelo

Além das suas influências parentais, César devia muito aos conselhos de sua mãe, Aurélia. Sua família, os Cota, era igualmente prestigiosa.

Seu respeito pela tradição romana e a severidade nas virtudes morais do momento foram herdados por César, que foi reconhecido por isso. A maior prova da admiração que sentia por sua “matrona” era o carinho incomum que demonstrou por ela em vida.

O início convulsivo de uma carreira famosa

Em 84 a.C o pai de Caio morreu, tornando-o o pater familia de acordo com a tradição romana. Seria também seu décimo sexto aniversário e, portanto, sua entrada na idade adulta.

Em uma cidade dominada por Cinna, o sucessor de Mario, renegar sua noiva e se casar com sua filha, Cornélia, trouxe-lhe uma rápida promoção. Em meio aos expurgos dos partidários dos aristocratas, ele receberia o ofício sacerdotal de flamen dialis.

Mas nem toda Roma apoiava Mario e Cinna; à frente deles estava Sula, um soldado de sucesso e poder político equivalentes. Em 83 a.C, Sula retornou à cidade após lutar nas províncias. Ele exigiu poderes ditatoriais e começou a expurgar seus adversários, o entorno do próprio Júlio César. Talvez fosse por causa da juventude, talvez por causa da sua posição sacerdotal, talvez por causa da sua aparência inofensiva, talvez por causa da pouca riqueza que poderia ser tirada dele, mas o jovem conseguiu escapar.

Júlio César, um jovem político ousado

Biografia de Júlio César, um jovem político ousado

O casamento de César com Cornélia foi inconveniente; se ele quisesse a amizade de Sula, teria de repudiá-la e se casar com sua sobrinha. Talvez mais movido pelo amor do que pela inteligência política, a verdade é que César recusou.

Sua única alternativa era fugir de Roma e vagar pelo norte da Itália. Ele contraiu malária, subornou vários soldados para não ser entregue e foi até capturado por piratas, mas nada abalou a sua determinação.

“Diga ao seu mestre que apenas César manda em César, e mais ninguém.”
-Julho César para Sula-

Sula acabou concedendo-lhe o perdão oficial, mas a astúcia de César o levou a fugir para mais longe, em direção ao Oriente. Parece que um benefício pode ser obtido de qualquer adversidade, e César obteve dois. Por um lado, o ditador tirou sua ordem sacerdotal. Ela lhe concedia alguma imunidade, mas também o proibia explicitamente de ocupar cargos políticos para progredir em sua carreira ou participar de uma ação militar. Por outro lado, suas influências na província da Ásia Menor lhe permitiram lutar em Lesbos.

Com a morte de Sula em 78 a.C, César voltou a Roma como um herói militar e sem restrições para iniciar sua brilhante carreira política. O restante da vida e da biografia daquele Júlio César jovem aparentemente inofensivo e frívolo virou história.

Pode interessar a você...
Marco Aurélio, a biografia do imperador filósofo
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Marco Aurélio, a biografia do imperador filósofo

Conheça a biografia de Marco Aurélio, o filósofo de César. Ele se tornou o precursor das teorias e livros de autoajuda graças a obras inestimáveis.



  • Plutarco Vidas Paralelas: Alejandro y César.
  • Billows, Richard (2011) Julio César: el coloso de Roma, Gredos.