Bloqueio mental devido à ansiedade: o que podemos fazer?

Às vezes, quando vivenciamos estados de grande intensidade emocional, é comum experimentarmos bloqueios mentais. O cérebro interrompe certos processos como mecanismo de defesa.
Bloqueio mental devido à ansiedade: o que podemos fazer?

Última atualização: 08 abril, 2022

O bloqueio mental devido à ansiedade é aquele que nos deixa em branco enquanto falamos. Trata-se daquele fenômeno psicológico capaz de nos impedir de pensar com clareza e tomar decisões. Essa falha no raciocínio e no fluxo de pensamentos são mediados por um estado de grande intensidade emocional em que o cérebro sente que chegou ao limite.

Já aconteceu com todos nós em algum momento. É irritante e também preocupante. Em muitos casos podemos até sentir uma certa sensação de estranheza diante do que nos cerca, o que é conhecido como despersonalização. Um estado em que de repente nos sentimos separados de nossa mente sem entender muito bem o que está acontecendo.

Essa interrupção no processamento cerebral está diretamente relacionada a estados de estresse e ansiedade. No entanto, também está ligada a realidades psicológicas, como baixa autoestima e até problemas médicos, como fibromialgia.

Mulher que sofre de bloqueio mental devido à ansiedade

Bloqueio mental por ansiedade: definição e causas

Ser incapaz de pensar ou lembrar o que estávamos fazendo ou dizendo… O bloqueio mental devido à ansiedade pode ser pontual ou durar vários dias. Nos últimos casos, a pessoa experimenta uma certa desaceleração ao pensar. É como estar cercado por uma certa névoa mental na qual é difícil trabalhar, decidir, ser criativo e até mesmo interagir socialmente.

Assim, embora seja verdade que estamos diante de um fenômeno comum, ele é vivido de forma muito limitante. O bloqueio mental devido à ansiedade impossibilita o acompanhamento de nossos processos ou linhas de pensamento, afetando diretamente a capacidade de reação. Este fenómeno implica, por exemplo, não poder fazer um exame, continuar com a nossa apresentação oral em público ou mesmo lembrar para onde vamos enquanto conduzimos.

A próxima pergunta que podemos nos fazer em relação a essa questão é: essas experiências são sérias? O importante em todos os casos é saber a origem. Embora o gatilho seja geralmente emocional (ansiedade), também pode ser devido a uma deficiência nutricional ( vitamina B12 ), não dormir o suficiente ou como efeito colateral de um medicamento.

Ansiedade desadaptativa e seu efeito na cognição

A ansiedade é neste momento o estado que mais nos sobrecarrega e faz com que tudo saia do nosso controle. No entanto, essa realidade psicológica é uma parte inerente de nossas vidas, serve a um propósito e, como tal, é necessária. No entanto, o problema é que não lidamos com isso adequadamente e torna-se desadaptativa.

Trabalhos de pesquisa, como o realizado na Universidade de Maryland, indicam que os transtornos de ansiedade têm um grande impacto na cognição (nos processos de pensamento). Assim, quando as emoções são muito intensas e o cérebro atua apenas em modo de sobrevivência, é comum que ocorram bloqueios mentais. É um mecanismo de defesa contra toda essa sobrecarga de emoções.

Abrandar nosso pensamento é quase como nos colocarmos em stand by. É um mecanismo de defesa para reduzir a carga emocional excessiva. O desequilíbrio entre os neurotransmissores é tão intenso que várias regiões do cérebro começam a falhar. As áreas mais afetadas são as de orientação espacial e a região pré-frontal, o que nos permite tomar decisões.

Bloqueio mental devido à ansiedade motivada por fatores de personalidade

A ansiedade é muitas vezes o resultado do nosso estilo de personalidade. Por exemplo, pessoas muito perfeccionistas sofrem de muitos bloqueios mentais devido à ansiedade. Em sua constante tentativa de cuidar de cada detalhe e buscar a infalibilidade, é comum que cheguem a extremos insalubres.

Por outro lado, a síndrome do impostor, muitas vezes causada pela baixa autoestima, é outro gatilho. Ter a sensação de nunca estar à altura da tarefa, de não ser suficientemente bom ou suficientemente competente, leva a pessoa a situações de grande intensidade emocional em que tais bloqueios também são frequentes.

homem que sofre de bloqueio mental devido à ansiedade

O que podemos fazer nessas situações?

Sofrer um bloqueio mental devido à ansiedade de vez em quando não é um problema. Essas experiências ocasionalmente apenas nos lembram da necessidade de gerenciar nossas emoções um pouco melhor. Agora, se esse fenômeno é algo constante, é necessário consultar um especialista.

Às vezes pode haver um problema de saúde. Da mesma forma, é interessante ter em mãos algumas estratégias simples para gerenciar esse tipo de efeito psicológico orquestrado pelo estresse ou pela ansiedade.

Voltar atrás

Quando ficamos presos sem saber o que estávamos dizendo ou fazendo, vamos tentar lembrar o que estávamos fazendo antes ou o que nos trouxe àquela situação. Por exemplo, se estamos conversando com alguém e perdemos o fio, é apropriado perguntar a essa pessoa qual foi a última coisa que ela nos disse.

Visualizar para reduzir a carga emocional

Um bloqueio mental devido à ansiedade não é resolvido adicionando mais preocupação. Você tem que mudar a abordagem para reduzir essa intensidade psicofisiológica.

O ideal é praticar a visualização mental por alguns momentos: imaginar cenários calmos permite ao cérebro reiniciar e harmonizar a produção de neurotransmissores.

Pratique atividade física moderada

Quando as emoções estão em alta, é apropriado recorrer ao movimento físico. Caminhar ou correr favorece a oxigenação do cérebro, bem como a produção de serotonina e endorfinas.

Para concluir, vamos tentar ver o bloqueio mental por ansiedade como um alerta. Cada vez que os experimentamos, devemos nos conscientizar de que devemos começar a levar as coisas a um ritmo diferente.

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