Será bonita aos 30, adorável aos 40 e sempre irresistível
Você será irresistível sempre, porque ser bonita não depende da idade. Depende de si mesmo e da forma como tratamos nossos sentimentos. Na verdade, temos o péssimo costume de julgar com base na beleza o valor de nós mesmos e dos outros.
Ocorre que é comum lutar contra nossa imagem corporal ou nos sentirmos incomodados com ela, assim como criar sentimentos negativos em relação a partes de nosso corpo ou mesmo pelo conjunto inteiro.
O “efeito aura” e o feitiço da beleza
O encanto da beleza madura
O que percebemos, imaginamos, sentimos e como atuamos sobre nosso corpo determina como nos comportamos e como pensamos sobre nós mesmos e sobre os outros. Se temos uma imagem corporal negativa:
- Valorizamos de uma forma equivocada os corpos alheios e vemos partes de nosso corpo diferentemente do que realmente são.
- Estaremos convencidos de que só as outras pessoas podem ser atraentes, valorizaremos a imagem do outro como reflexo do êxito e do valor pessoal, ao mesmo tempo em que ignoraremos as qualidades positivas de nós mesmos.
- Teremos vergonha de nosso corpo.
- Sentiremos ansiedade por nosso corpo.
- Não nos aceitaremos e nos sentiremos emocionalmente desequilibrados.
Ao contrário, quando temos uma imagem corporal positiva, compartilharemos as seguintes características:
- Uma percepção verdadeira e clara do nosso corpo.
- Entendemos que o aspecto físico de uma pessoa diz muito pouco sobre seu caráter e valor pessoal.
- Sentiremos segurança em nós mesmos e teremos uma autoestima saudável.
O segredo está em vencer o medo da nossa imagem corporal
Se consideramos que nossa imagem corporal é negativa, podemos fazer algumas coisas para mudar essa situação. Lembremos sempre que a imagem corporal negativa não é como realmente somos, mas como nos sentimos em relação ao nosso corpo.
Para modificar a negatividade podemos falar com alguém de confiança sobre como nos sentimos a respeito de nosso corpo ou pedir ajuda profissional, como por exemplo a um terapeuta.
Devemos recordar que o mundo nos mostra definições muito limitadas de beleza, e que a saúde e a aparência são duas coisas muito distintas. Por isso, é primordial tratar bem tanto nosso corpo quanto nossa mente, pois só assim teremos sucesso em amar a nós mesmos.