Será bonita aos 30, adorável aos 40 e sempre irresistível

Será bonita aos 30, adorável aos 40 e sempre irresistível

Última atualização: 18 Abril, 2016

Você será irresistível sempre, porque ser bonita não depende da idade. Depende de si mesmo e da forma como tratamos nossos sentimentos. Na verdade, temos o péssimo costume de julgar com base na beleza o valor de nós mesmos e dos outros.

A imagem corporal é uma construção psicológica, ou seja, um conjunto de percepções que constituem a visão e a representação de nosso corpo. Não é exatamente como vemos, há também os sentimentos de como nos vemos quando nos olhamos e o quanto valorizamos nossa essência corporal.
Ocorre que é comum lutar contra nossa imagem corporal ou nos sentirmos incomodados com ela, assim como criar sentimentos negativos em relação a partes de nosso corpo ou mesmo pelo conjunto inteiro.
Somos muito mais que um recipiente e que as idealizações baseadas nas expectativas do que achamos que é bonito. Essas expectativas obedecem a padrões e ao aprendizados do que habitualmente é imposto a nós pelas mídias sociais e pelas pessoas a nossa volta.
moça-espinhos

O “efeito aura” e o feitiço da beleza

senhora-espelho

O encanto da beleza madura

mulher-triste-olhando-a-chuva

O que percebemos, imaginamos, sentimos e como atuamos sobre nosso corpo determina como nos comportamos e como pensamos sobre nós mesmos e sobre os outros. Se temos uma imagem corporal negativa:

  • Valorizamos de uma forma equivocada os corpos alheios e vemos partes de nosso corpo diferentemente do que realmente são.
  • Estaremos convencidos de que só as outras pessoas podem ser atraentes, valorizaremos a imagem do outro como reflexo do êxito e do valor pessoal, ao mesmo tempo em que ignoraremos as qualidades positivas de nós mesmos.
  • Teremos vergonha de nosso corpo.
  • Sentiremos ansiedade por nosso corpo.
  • Não nos aceitaremos e nos sentiremos emocionalmente desequilibrados.

Ao contrário, quando temos uma imagem corporal positiva, compartilharemos as seguintes características:

  • Uma percepção verdadeira e clara do nosso corpo.
  • Entendemos que o aspecto físico de uma pessoa diz muito pouco sobre seu caráter e valor pessoal.
  • Sentiremos segurança em nós mesmos e teremos uma autoestima saudável.
mulher-com-confete-nas-maos

O segredo está em vencer o medo da nossa imagem corporal

Se consideramos que nossa imagem corporal é negativa, podemos fazer algumas coisas para mudar essa situação. Lembremos sempre que a imagem corporal negativa não é como realmente somos, mas como nos sentimos em relação ao nosso corpo.

Para modificar a negatividade podemos falar com alguém de confiança sobre como nos sentimos a respeito de nosso corpo ou pedir ajuda profissional, como por exemplo a um terapeuta.

Devemos recordar que o mundo nos mostra definições muito limitadas de beleza, e que a saúde e a aparência são duas coisas muito distintas. Por isso, é primordial tratar bem tanto nosso corpo quanto nossa mente, pois só assim teremos sucesso em amar a nós mesmos.