8 celebridades com transtornos mentais

Quais celebridades com transtornos mentais você conhece? Neste artigo, falaremos sobre algumas daquelas que decidiram tornar sua doença visível para quebrar tabus.
8 celebridades com transtornos mentais

Última atualização: 12 Setembro, 2021

1 em cada 4 pessoas sofrerá, ao longo da vida, de um transtorno mental, conforme indicado pelos dados da OMS. Todos somos vulneráveis ​​a sofrê-los, independentemente da nossa condição socioeconômica, cultura ou estilo de vida. Neste artigo, vamos conhecer 8 celebridades com transtornos mentais.

Todos esses transtornos que iremos mencionar foram reconhecidos pelas próprias celebridades. Muitas delas decidiram tornar sua doença visível para quebrar tabus e, assim, normalizar esse tipo de transtorno, deixando claro que é possível levar uma vida normal e até ter sucesso apesar de tudo.

Que celebridades com transtornos mentais podemos encontrar?

Billie Eilish, síndrome de Tourette

Uma das celebridades com transtornos mentais é a cantora Billie Eilish, que sofre da síndrome de Tourette. A cantora resolveu compartilhar a notícia com seus seguidores no Instagram para se conectar com quem também sofre da síndrome.

Essa síndrome consiste em uma doença neurológica que costuma se manifestar pela primeira vez na infância e na adolescência. Envolve múltiplos tiques motores e vocais que duram mais de um ano, além de outros sintomas como coprolalia (palavrões e insultos involuntários).

Megan Fox, esquizofrenia

Considerada uma das atrizes mais sexy do mundo, ela disse em uma entrevista que sofria de crises de esquizofrenia. Ela também explicou que sofria de alucinações auditivas, delírios paranoicos e disfunção social.

O diagnóstico não foi 100% confirmado, pois ela mesma afirmou não saber exatamente o que estava acontecendo com ela. No entanto, a atriz sempre fez declarações um tanto polêmicas, incluindo: “Acho que sou tão psicótica e que estou tão doente mentalmente que se pudesse explorar isso, poderia fazer algo realmente interessante.”

Transtornos mentais: Megan Fox

Jennifer Lawrence, TDAH

Outra celebridade com transtornos mentais é Jennifer Lawrence. Especificamente, a atriz foi diagnosticada com TDAH na infância e diz que seus parentes a apelidaram de “Nitro” por ser tão explosiva quanto a nitroglicerina.

O TDAH é um transtorno crônico e duradouro que pode ser tratado. Na idade adulta, os sintomas mais hiperativos geralmente remitem (algo que não acontece tão facilmente com o déficit de atenção).

Jennifer Lawrence

Catherine Zeta Jones e Demi Lovato, transtorno bipolar

Catherine Zeta Jones recebeu o primeiro diagnóstico de transtorno bipolar em 2011, e já chegou a ser internada quatro vezes. Segundo ela, o fato de poder nomear suas emoções e de um profissional poder descrever seus sintomas foi libertador. Como ela mesma explica, no transtorno bipolar há altos e baixos muito grandes.

O objetivo da atriz era se colocar conscientemente no “meio-termo”. A atriz decidiu divulgar seu transtorno para tornar visível a doença e desestigmatizá-la.

A atriz e cantora Demi Lovato também foi diagnosticada com transtorno bipolar no mesmo ano que Catherine. Para ela, o diagnóstico foi libertador, embora não se sinta identificada com ele, no sentido de que para ela é algo que ela tem, não algo que ela é. A cantora descobriu o diagnóstico após passar por um tratamento de desintoxicação por abuso de substâncias, transtornos alimentares e comportamentos de autolesão.

Cahterine Zeta Jones e Demi Lovato, transtorno bipolar

Greta Thunberg, síndrome de Asperger

A jovem ativista sueca Greta Thunberg ficou famosa pela sua luta contra as mudanças climáticas. Além disso, também passou a dar visibilidade à síndrome de Asperger ao confirmar que sofria dela; a doença foi diagnosticada há quatro anos.

Para Greta, essa síndrome é como um “superpoder” que a ajuda a ver o mundo e seus problemas com clareza e determinação. Em relação a isso, ela escreveu em sua conta no Twitter: “Encontrei sentido em um mundo que às vezes parece superficial e sem sentido para tantas pessoas.”

Celebridades com transtornos mentais

Leonardo Di Caprio e Cameron Díaz, TOC

Leonardo Di Caprio sofre de TOC desde criança. O ator reconhece que sofre da doença em um grau controlável. Curiosamente, quando Di Caprio filmou O Aviador, ele admite que naquela época manifestou algumas compulsões, como passar várias vezes pela mesma porta ou pisar em todo chiclete que via no chão. Suas compulsões faziam com que demorasse no mínimo dez minutos para ir do camarim até o set de gravação.

Cameron Díaz é outra pessoa famosa com transtornos mentais, neste caso também com TOC. Especificamente, ela sofre de misofobia, que é um tipo de TOC em que aparecem obsessões e compulsões relacionadas à limpeza. A atriz é obcecada por germes e limpeza, o que a leva a sempre lavar as mãos. Ela mesma explica: “Estou ciente da presença de germes e não me aproximo dos fluidos de outras pessoas, a menos que as conheça muito bem.”

Cameron Díaz

Reflexões finais sobre as celebridades com transtornos mentais

Os transtornos mentais variam muito em grau, tipo, intensidade dos sintomas, interferência na própria vida… O importante, quando sofremos com algo assim, é receber um diagnóstico adequado e pedir ajuda para aprender a conviver com o transtorno e, ao mesmo tempo, manter uma boa qualidade de vida.

Todos nós podemos sofrer de um transtorno mental, inclusive pessoas famosas, mas isso não deve dificultar o nosso sucesso no trabalho e a conquista de uma vida plena.

É importante falar sobre saúde mental e transtornos mentais para torná-los visíveis, normalizá-los e, acima de tudo, quebrar todos os estigmas e tabus a eles associados.