Fui chamado de louco por sonhar acordado
Sonhar acordado é imaginar um mundo que não vemos, não tocamos, mas que podemos criar como quisermos. Não somos loucos por sonhar; loucura é não sonhar nunca e permanecer imobilizado pelo medo de não conseguir realizar os nossos sonhos.
Muitas vezes as pessoas nos dizem para não sonharmos, para descermos para o mundo real e olharmos a vida como ela se apresenta. Os sonhos são esboços daquilo que gostaríamos que acontecesse, e podem nos ajudar a trilhar o nosso caminho.
“Somos feitos da mesma matéria com que se tecem os sonhos, nossa vida curta está cercada de sonhos”.
-Willian Shakespeare-
Sonhar é de graça
Nossa mente é capaz de imaginar mundos fantásticos, situações possíveis e impossíveis, milhões de cores e infinitas possibilidades. Sonhar é construir uma ponte entre o que existe e o que poderia existir.
Esta capacidade incrível do ser humano muitas vezes é vista pelos que nos rodeiam como um sinal de que estamos perdidos em um mundo imaginário do qual não podemos voltar. Por não sonhar, perdemos grandes oportunidades de criar realidades.
É claro que existe alguma razão em tudo isso. O sonho não tem limites, mas a realidade sim. Precisamos refletir e perceber o que é possível realizar.
Quando sonhamos acordados, precisamos saber o que estamos fazendo. Temos condições de colocar em prática essas ideias maravilhosas ou são apenas fantasias? Lute por aqueles sonhos que são realizáveis e transforme em arte aqueles que não são.
“Eu sou um sonhador prático; meus sonhos não são “castelos no ar”. O que eu desejo é transformar os meus sonhos em realidade”.
-Mahatma Gandhi-
Sonhar acordado cria realidades
Sem os sonhadores teríamos perdido grandes obras e criações. Talvez todas as grandes ideias tenham surgido através dos sonhos e do questionamento de se isso era possível. Sonhar pode transformar o mundo; sem a capacidade de sonhar não teríamos sido capazes de avançar na luta social, na ciência, na arte e nas relações humanas. Sem os sonhos, estaríamos satisfeitos com o que vemos e aceitaríamos tudo como a única opção possível.
Dizem que os sonhos são apenas sonhos, mas essa abstração do mundo real nos permite observar a realidade por outro ponto de vista, ou criar uma perspectiva diferente. Sonhe com um futuro melhor e ele talvez aconteça.
“Um sociólogo norte-americano disse há mais de trinta anos que a propaganda era uma formidável vendedora de sonhos, mas eu não quero que me vendam os sonhos alheios, desejo simplesmente que os meus se realizem”.
-Mario Benedetti-
Os sonhos são sonhos
Por outro lado, a obsessão pelos sonhos pode nos tornar muito infelizes. Acreditar que o que não temos é um fator essencial para sermos felizes é um erro. Podemos realizar alguns sonhos; outros são apenas fantasias.
Não podemos cometer o erro de acreditar que “perseguir os sonhos” é o único caminho para a felicidade. Muitas vezes uma vida simples e calma é o suficiente para viver de forma plena. Realizar os sonhos é somente uma opção e não uma obrigação.
Dizem que a felicidade está nas pequenas coisas, e talvez tenham razão. No entanto, algumas pessoas não se conformam com elas e vivem sonhando. Os sonhos são tão únicos quanto nós mesmos.
Se você decidiu transformar seu sonho em realidade, saiba que ele não se realizará sem esforço e nem depende dos outros. Um sonho não se realiza em um “passe de mágica”: é preciso suor, determinação e trabalho duro.