4 chaves para parar de reclamar

Ficar só reclamando implica inatividade, negatividade e pessimismo. Que mudança mental precisamos para passar de uma cultura de reclamação para uma cultura de ação? Pare de se vitimizar e avance para resolver seus próprios problemas
4 chaves para parar de reclamar
Alicia Escaño Hidalgo

Escrito e verificado por a psicóloga Alicia Escaño Hidalgo.

Última atualização: 14 outubro, 2022

Quantas vezes ouvimos certas pessoas reclamarem repetidamente, com ou sem motivo! Por exemplo, quão difícil é a vida delas, quão azarados eles são, etc. Sem dúvida, parar de reclamar e agir é o primeiro passo para sair desse estado permanente de inércia e vitimização.

Dessa forma, se parássemos de reclamar tanto do que não funciona como gostaríamos e prestássemos mais atenção em tudo o que temos e podemos fazer para desfrutar e sermos felizes, não estaríamos tão chateados. Vivemos em uma era em que temos mais coisas e facilidades, mas em que as pessoas são mais infelizes.

Nós nos acostumamos a precisar cada vez mais de coisas e fazer um drama quando essa necessidade inventada não é satisfeita. E, consequentemente, reclamamos repetidas vezes sem chegar a nenhuma solução. Bem, reclamar não serve para nada além de nos afundar na amargura.

“Reclamar é inútil e uma perda de tempo.

Eu nunca faço isso”

Stephen Hawking

Pare de reclamar

Como são as pessoas que não param de reclamar?

1. Elas são negativas

Pessoas que reclamam nunca estão felizes com nada. Querem alguma coisa, reclamam se não tem, e quando têm voltam a reclamar.

Embora a situação em que vivem seja positiva ou tenham alcançado grandes conquistas pessoais ou profissionais, sempre terão na boca o slogan “Sim, mas…”. Essa atitude, em última análise, as leva a nunca desfrutar de nada e amargar a si mesmos e ao resto da humanidade com sua toxicidade.

2. Elas não procuram soluções

É muito mais fácil reclamar, criticar ou desperdiçar o que não ficou como eu gostaria, do que buscar soluções para modificar o que pode ser modificado. Buscar soluções para os problemas implica parar de cair na vitimização e começar a lutar pelo que se quer, o que implica um esforço que muitas pessoas não estão dispostas a fazer.

3. Elas são fofoqueiras e críticas

Os reclamones costumam criticar os outros e as circunstâncias de suas vidas e isso é produto de sua própria infelicidade e deficiências. Lembremos que sempre criticamos dos outros, nossas próprias falhas.

Certamente, o problema não está na pessoa criticada nem no fato que está acontecendo com ela, mas em si mesma, que não sabe apreciar ou valorizar as coisas boas dos outros e da vida em geral. Sua atenção está totalmente voltada para o que consideram negativo, sem conseguir ver o lado positivo de tudo.

4. Elas não aceitam que existem coisas que não podem ser mudadas

Pare de reclamar

Para os reclamones, a aceitação não existe em suas vidas. Eles não podem tolerar que as coisas não sigam seu caminho e dizem a si mesmos que é insuportável, intolerável ou desastroso que o mundo funcione como funciona!

O resultado é um agravamento dos problemas sem poder encontrar, evidentemente, qualquer solução a este respeito, causando ansiedade e sofrimento significativos. A reclamação terminará quando a pessoa se sentir cansada ou entediada de reclamar e perceber que, além de uma grande irritação, não ganha nada com isso.

O que fazer para parar de reclamar?

Para parar de reclamar em primeiro lugar, devemos reconhecer que fazemos. E então você pode implementar as seguintes dicas:

  • Pare de julgar tudo: você não é juiz de nada nem de ninguém, portanto, a coisa mais inteligente e sensata a fazer é manter a boca fechada de vez em quando e se adaptar às circunstâncias. Além disso, antes de julgar, olhe-se no espelho: você também não é perfeito.
  • Promova a aceitação em sua vida: A aceitação é um bálsamo para alcançar a paz interior e a saúde mental. Se percebermos que existem várias situações, pessoas ou eventos sobre os quais não temos poder e controle, aprenderemos a deixar de ter expectativas e aceitar tudo como vier.
  • Pare com os pensamentos negativos: as palavras são o produto de nossos pensamentos, do que dizemos a nós mesmos. Se soubermos combater as ideias negativas e irracionais, será muito difícil cair na vitimização, na crítica e na reclamação contínua.

A chave é confrontar nossas ideias com a realidade e perceber que muitas vezes somos nós que antecipamos, generalizamos e superestimamos as coisas.

  • Foque no positivo: tudo tem seu lado bom, mas parece que já damos isso como certo e não conseguimos focar nossa atenção em tudo de bom que temos ao nosso redor.

A mudança requer pequenos passos e algum esforço: parar de reclamar não é fácil

Se você fizer um esforço consciente e começar a listar tudo o que tem de positivo em sua vida, perceberá que existem coisas mais agradáveis e boas do que imaginava.

Em resumo, pratique essas dicas diariamente e você verá como a vida começa a mudar. Lembre-se que a mudança sempre começa em nós mesmos, não no que está fora. Pedir o livro de reclamação do mundo não vai te fazer nenhum bem. Mude e comece a amar a vida como ela é!


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  • Bolen, J. S. (2012). Las brujas no se quejan: Un manual de sabiduría concentrada. Editorial Kairós.
  • Singer, C. (2008) El arte de quejarse. Grupo Nebrija de Estudios Psicoanalíticos Varios Autores Preguntas de la Clínica II, 121.
  • Watzlawick, P. (2013). El arte de amargarse la vida. Herder Editorial.

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