Chaves para se conectar com a sua essência interior

· abril 18, 2019
Conectar-se com a sua essência interior faz com que você seja mais completo, mais feliz e mais consciente.

Especialistas em coaching, como Javier Gimeno e Ubay Serra, convidam as pessoas que não conseguem encontrar o seu lugar no mundo para se conectar com a sua essência interior. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem sentir que se encaixam no mundo e não entendem o porquê. Em muitos casos, são pessoas que se identificam mais com suas as deficiências, medos e inseguranças.

A falta de conexão com a essência interior faz com que as pessoas vivam atuando. Isto é, elas criam uma máscara, uma espécie de escudo ou concha sob a qual se protegem dentro de uma realidade que se assemelha a um palco. Uma solução proposta pelo coaching é destruir essa construção entrando em contato com o seu poder interior. É assim que você viverá uma existência com mais significado.

Mas esta situação tem uma solução. Para isso, são usadas ferramentas que permitam alcançar a paz interior através da autodescoberta. Por serem muito variadas, cada indivíduo pode selecionar aquelas que melhor se ajustam à sua personalidade e modo de ser.

Ferramentas para se conectar com a sua essência interior

Embora acreditemos que estamos dormindo há anos, nunca é tarde demais para nos reconectarmos com nós mesmos. O poder interior que descobriremos nos permitirá começar uma vida cheia de significado, profundidade e felicidade verdadeira.

A arte de se conectar com o seu interior

Pare de se identificar com o seu ego

A criança nasce como uma espécie de livro aberto no qual todo tipo de informação é escrito desde o primeiro minuto de vida. Ideias políticas, religião, nome, tipo de educação, costumes e tradições: tudo isso marcará a nossa vida antes de usarmos a nossa consciência. Se você olhar bem, quando chegarmos a nossa vida adulta, parte de nossas rotinas de pensamento já estará programada. Assumimos como nossas uma boa quantidade de ideias, as mesmas que adotamos sem questionar.

Portanto, essa percepção da realidade nos encheria de medos e deficiências que o nosso ego tenderia a proteger por meio de uma máscara. Por essa razão, temos que questionar, analisar e entender. Somente então seremos capazes de ver realmente a realidade que nos rodeia. Dessa forma, poderemos observar a nossa verdadeira essência, o nosso potencial e tudo o que podemos contribuir para este mundo.

Conecte-se com a sua essência interior: medite

A meditação é uma ferramenta fantástica para nos conectarmos com a nossa força interior. Sem dúvida, é uma prática que, embora pareça simples, requer tempo, dedicação, disciplina e perseverança. Depois de começar a meditar continuamente, você começará a aproveitar os benefícios de passar um tempinho de tranquilidade por dia. Assim, concentrados em nossa respiração, deixaremos os pensamentos passarem, os observando como se fôssemos meros espectadores.

Dessa forma, você poderá se concentrar no que realmente importa no seu dia a dia. Ou seja, você se concentrará em ações básicas, deixando de se identificar com pensamentos que não lhe servem de nada, enquanto pensa melhor naquilo que realmente precisa e deseja.

Expulse a toxicidade

Às vezes, viver no mundo barulhento que nos rodeia nos faz perder o rumo. Você tem visto as notícias ultimamente? Você verá informações negativas em todas as horas, brigas em redes sociais e um estado de enorme raiva e polarização.

Como você pode imaginar, uma parte importante da eliminação da toxicidade do seu ambiente será evitar todo esse tipo de ‘distração’. Isso não quer dizer que você não deve se informar, apenas evite as notícias negativas. Escolha o assunto que interessa e não se exponha em todos os momentos a notícias negativas que acabam com a sua tranquilidade e equilíbrio.

Pouco a pouco, você verá como tudo mudará ao seu redor. Escolha sabiamente o que ver, ler e escutar. Dose a quantidade de informação e evite o ruído excessivo que o rodeia. Em questão de semanas, a sua força interior florescerá com poder.

“A vida tem muitas maneiras de testar a vontade de uma pessoa; fazendo com que não aconteça nada, ou fazendo com que tudo aconteça ao mesmo tempo.”
– Paulo Coelho –

Rapaz desconectado com o seu interior

Visualize o seu eu

Em todos nós existe um eu. Ele é um tipo de líder que orienta as nossas ações. Normalmente, na nossa melhor versão, ele é sábio, confiante, corajoso, otimista e entusiasta. Ou seja, todos nós temos um ‘eu’ cheio de valores e atributos. Agora, precisamos deixá-lo sair, caso contrário, acabaremos dominados pelo nosso ego e os nossos medos.

Portanto, os especialistas recomendam esquecer o clássico “o que eles vão dizer” e agir com coragem, firmeza e segurança. Está em cada um, mas temos que visualizá-lo. Cada um terá a sua forma. O que para você pode ser um leão, talvez para mim seja uma entidade abstrata.

De qualquer forma, ele está aí querendo sair para proteger um espaço no qual os nossos desejos e necessidades se encaixam, habitando-nos da mesma forma para sermos os líderes das nossas vidas. Aproveite essas ferramentas para se conectar com a sua essência interior.

  • Serra, U. (2016). El despertar de la Esencia: claves para conectar con tu guía interior y desarrollar todo tu potencial. Amazon