5 chaves para ser mais proativo no trabalho
Ser mais proativo no trabalho não é tarefa fácil, pois vontade e esforço devem estar alinhados. Além disso, essa atitude é uma das mais exigidas pelo mercado e depende também de quão boa seja a relação entre o trabalhador e o ambiente de trabalho.
No entanto, quando somos proativos, as metas de trabalho são mais viáveis e o caminho para a progressão na carreira fica mais claro para atingir as metas pessoais. Aqui estão 5 chaves para ser mais proativo no trabalho.
O que é proatividade?
Proatividade é a capacidade de assumir o controle e antecipar eventos positivos e negativos para tomar decisões assertivas, utilizando táticas eficazes para atingir a estratégia pré-estabelecida.
A pessoa com essa qualidade assume a responsabilidade por suas ações e as assume com maturidade, sem ser afetada pelo seu ambiente de trabalho e tirando dele apenas o que é pertinaz para a produtividade do trabalho. Aqui, ela deixe de lado qualquer tipo de desculpa que manche seu desempenho e aceita propostas que são fiéis à sua causa profissional.
Os comportamentos inimigos do trabalho proativo
Existem obstáculos que surgem para dificultar o trabalho proativo. Uma pessoa responsável e trabalhadora que gosta de realizar suas tarefas não quer saber nada sobre armadilhas.
Preste atenção à seguinte lista de comportamentos negativos que o impedem de ser proativo no trabalho:
- Estar em conflito.
- Ser um sabe-tudo.
- Impor autoridade.
- Assumir o reconhecimento que pertence a outras pessoas.
- Falta de interesse em superar a si mesmo.
- Constantemente reclamar do trabalho.
- Ser antipático no ambiente de trabalho.
- Sempre chegar atrasado ao local de trabalho.
- Responder com mentiras a qualquer situação.
- Falar sobre a vida pessoal dos colegas de trabalho.
- Não se responsabiliza pelas consequências de erros no trabalho.
- Não ser responsável com as tarefas ou metas a serem alcançadas, de acordo com as demandas do cargo.
- Não ter ou não querer conhecer as competências necessárias para trabalhar em equipe.
Como ser mais proativo no trabalho
Não é fácil ser proativo, pois é uma atitude que às vezes precisa ser treinada para ter um melhor desempenho no trabalho. Com as seguintes chaves, você poderá aprimorar suas habilidades para desempenhar com eficácia suas tarefas, de acordo com as demandas do cargo que ocupa.
1. Tenha organização e ordem
A memória não é suficiente para manter seu trabalho organizado e em ordem. Faça uma lista de tarefas prioritárias e tarefas que podem esperar. Assim você estará mais atento.
Você não pode controlar o horário de trabalho como quiser, pois as contingências também consomem o tempo da empresa e o seu; mas esta chave irá ajudá-lo a adaptar-se ao inesperado e prevenir, ou pelo menos minimizar, tanto quanto possível, futuros inconvenientes. Esta diretriz é a chave para gerenciar os tempos de sua vida profissional e pessoal.
Além disso, não se esqueça de ter seu posto de trabalho arrumado e limpo, isso o ajudará a ter tudo à mão e facilitará a organização e categorização de suas tarefas, propósitos e metas a serem cumpridas.
2. Seja positivo, mas não ingênuo
Você deve ter em mente a causa de sua negatividade, principalmente para encontrar uma maneira de processá-la.
Este é o primeiro passo para ser positivo, não da forma como essa qualidade nos é vendida, pois não se é positivo só porque se tem pensamentos positivos, mas porque se atua.
De acordo com o exposto, é importante estimular o pensamento crítico, acompanhado de reflexão, ousadia (só quando considerar necessário) e prudência. Essas são as bases para superar os pensamentos negativos e transformá-los em positivos.
Se você pensar bem, essa chave não é apenas para ser mais proativo no trabalho, é também para alcançar o bem-estar físico e mental, além de ser um pilar para resolver qualquer situação inesperada que surja em sua vida.
3. Seja prático
Comprometa-se com suas ideias e seja consistente com elas, pois ser prático é uma habilidade necessária para trabalhar em equipe; é mesmo uma das principais qualidades de um líder.
4. Analise o problema e procure soluções inteligentes
Quando surge alguma contingência imprevista, deve-se ter em mente que o problema não é o problema, mas que o foco deve ser “como vou resolvê-lo”. Este passo requer o que é mencionado na segunda chave: seja positivo, mas não ingênuo.
Referimo-nos a ser crítico e reflexivo, sabendo quando ousar e quando ser cauteloso; isso vai depender da leitura que você fizer do problema a ser resolvido.
Por fim, você deve tentar antecipar possíveis inconvenientes, contando não apenas com sua experiência, mas também com a de outras pessoas. Essa diretriz é a base para tomar decisões assertivas e estar melhor preparado para os problemas.
5. Saúde física e emocional
Esta é a chave mais importante de todas. Para alcançar a saúde física e mental, você deve ter autoconhecimento. A consequência imediata desse estado é a homeostase emocional, que permite que você tenha controle sobre sua vida e, portanto, sobre seu trabalho .
No que diz respeito ao recurso do tempo, a pessoa que chega a esse estado sabe otimizar ao máximo sua agenda, tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal.
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