10 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem todos os dias

10 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem todos os dias

25, abril 2016 em Psicologia 4938 Compartilhados
Mulher representando pessoas mentalmente fortes

Certamente, alguma vez, você já identificou pessoas mentalmente fortes e outras mentalmente fracas, não é verdade? Alguma vez você já se perguntou o que isso realmente quer dizer? Uma pessoa mentalmente forte é, por exemplo, aquela que não se deixa influenciar pelos demais, que sabe como é e que se orgulha de sua personalidade. Uma pessoa mentalmente forte se conhece e não permite que os demais a mudem.

Talvez você não saiba se é uma pessoa forte ou não, ou talvez esteja buscando uma forma de ser. Hoje você saberá 10 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem. Nós esperamos que elas te ajudem a conseguir ser muito forte rumo aos seus objetivos!

Lembre-se de que os carvalhos mais fortes crescem contra o vento.
Compartilhar

1. Sabem dizer “não”

Algo muito difícil para muitos, pois nos ensinaram que sempre devemos dizer “sim”, ou então seremos consideradas pessoas mal-educadas e, inclusive, antipáticas. Nossa ânsia de aceitação nos transforma em pessoas que só dizem “sim”.

Você deve aprender que dizer “não” não é algo negativo, pois você tem todo o direito de se negar a fazer ou admitir algo que não é do seu agrado. É difícil dizer não. Que tal se você começar hoje mesmo a se negar a fazer aquilo que não quer fazer?

2. Abraçam o fracasso

menina-mentalmente-forte

As pessoas mentalmente fortes sabem que todo fracasso leva consigo uma experiência, e que cada experiência é uma nova forma de saber o que fizemos bem, o que fizemos mal e o que devemos fazer agora para avançar.

Sem fracasso não há sucessosem fracasso ficamos estagnados, sem fracasso podemos confiar em nós e, ao chegarmos ao nosso objetivo, vemos que tudo o que fizemos estava errado ou não foi tão satisfatório como gostaríamos que tivesse sido.

Às vezes, o sucesso se veste do fracasso mais profundo. Não se lamente antes do tempo. Tenha confiança.
Compartilhar

3. Sua felicidade não depende dos demais

Acreditamos que, para sermos felizes, os demais também devem ser. Também pensamos que a nossa felicidade sempre está a mercê dos demais. Esse é um grave erro. Sua felicidade é somente sua; se você permitir que ela dependa dos demais, se verá imerso em um vai e vem de emoções que não farão nada além de torná-lo infeliz e frustrado. A felicidade está em você. Ainda não consegue vê-la? Procure por ela…

4. Tiram algo positivo do negativo

menina-mentalmente-forte

Não é necessário fazer drama, pois nesta vida sempre damos mais importância a aquelas coisas que acontecem de forma negativa para nós. Mas, são mesmo negativas? As pessoas mentalmente fortes sabem que, de absolutamente tudo de negativo, sempre pode-se tirar algo positivo. Esse algo está aí, mas você não pode vê-lo. Abra os olhos; você pode aprender e avançar com as coisas negativas…

Para ver o arco-íris, primeiro você deve suportar a chuva.
Compartilhar

5. Enfrentam o medo

Porque sabem que é uma emoção a mais, mas caso deixem-se invadir, ficarão paralisados. Por isso, as pessoas mentalmente fortes enfrentam o medo e o usam ao seu favor. Usam esse medo para combater e superar todos aqueles aspectos que temem. Colocam-se à prova. Assim tornam-se fortes, assim tornam-se mentalmente poderosos.

6. São emocionalmente inteligentes

casal-mentalmente-forte

São poucas as pessoas que são emocionalmente inteligentes, pois compreendem e identificam as emoções, algo tremendamente difícil. Além disso, são pessoas com uma alta capacidade de empatia. Você sabe controlar suas emoções? Sabe identificá-las e usá-las a seu favor? Se sim, talvez você seja emocionalmente inteligente.

As pessoas emocionalmente inteligentes sabem exteriorizar suas emoções.
Compartilhar

7. Confiam em suas possibilidades

Somos humanos e, em qualquer momento, nossa confiança pode ser quebrada ou colocada em dúvida. Estamos certos de que podemos fazer aquilo que queríamos? Podemos fazê-lo? As pessoas emocionalmente fortes confiam a todo momento nelas mesmas e não permitem que nada derrube essa confiança. A segurança em nós mesmos é importante se quisermos ser fortes.

8. Neutralizam as pessoas tóxicas

mulher-mentalmente-forte

As pessoas tóxicas nos rodeiam e, às vezes, provocam em nós uma transformação em algo que, na realidade, não queremos ser. Se você é emocionalmente forte, saberá como neutralizar as pessoas tóxicas.

Você só precisa confiar em si mesmo, ter força e amor próprio para se afastar delas e enfrentá-las, se for preciso. Não se deixe levar por elas. A escuridão e a negatividade nunca foram lugares onde as pessoas gostam de estar.

Algumas pessoas são como as nuvens; quando desaparecem, o dia torna-se mais brilhante.
Compartilhar

9. Aceitam as mudanças

Às vezes nós tememos as mudanças. Sair da nossa zona de conforto dá medo! Mas as pessoas emocionalmente fortes sabem que toda mudança é boa. Elimine o ditado de que “Mais vale estrada velha que vereda nova” do seu vocabulário, porque toda mudança significa algo bom. Você somente precisa ver. Abra seus olhos, aceite as mudanças… aceite ser uma pessoa mentalmente forte.

10. Sabem que o mundo não deve nada a elas

Às vezes pensamos que o mundo deve coisas a nós, que se fizermos coisas boas, ele tem que nos dar coisas boas. Não tome nada como certo, mas também não queira demais. Olhe ao seu redor. O que você tem? Alegre-se pelo que você possui agora, aprecie, dê valor… Aí você encontrará a verdadeira felicidade e a força necessária que tanto estava procurando.

Às vezes acreditamos que não temos nada, mas isso é somente porque não sabemos ver nem apreciar o que temos de forma mais próxima.
Compartilhar

Depois de conhecer as 10 coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem, você se identifica com alguma delas? Se sim, que bom! E se não… você já sabe o que tem que fazer! Comece a mudar sua visão sobre as coisas, sobre o mundo, sobre a sua realidade… A vida está cheia de coisas maravilhosas e você é mentalmente forte, só que ainda não assumiu sua verdadeira força.

menina-mentalmente-forte

Créditos das imagens: M. Carretero, Anna Dittman, Art Simbolic.