Como eliminar o rancor – A mente é maravilhosa

Como eliminar o rancor

junho 5, 2015 em Emoções 277 Compartilhados
rancor

O rancor é uma emoção negativa que aparece quando sentimos que alguém se comportou mal conosco e nos magoou. No entanto, sentir rancor não resolve problema nenhum, muito pelo contrário, pode nos trazer infelicidade e sofrimento. O sentimento rancoroso aparece como uma proteção para não sofrer, para fugir da dor. Assim, convertemos a tristeza em rancor, nos sentimos mais fortes e, muitas vezes, fazemos isso de forma inconsciente.

Para eliminar o rancor não é necessário perdoar, pois existem situações muito graves onde o perdão não é recomendável, mas deveríamos, então, tentar abandonar o rancor para que possamos ficar em paz; para que, dentro de nós mesmos, tudo se resolva de forma saudável.

Frequentemente, um forte rancor pode fazer uma pessoa querer se vingar, mas a verdade é que isso piora ainda mais o mal-estar interior. Quando alguém sente rancor, significa que havia sentimentos em jogo… a vingança pode até oferecer um bem-estar momentâneo, mas acabará produzindo mais dor ainda, porque causará um choque de contradições. O rancor costuma produzir vontade de vingança, mas por conta dos sentimentos que também existem para a pessoa, acabariam gerando culpa e arrependimento.

O que ganhamos sentindo rancor?

Não há nada de positivo em sentir rancor. Nos sentimos mal enquanto a pessoa que nos magoou provavelmente está feliz e não sente culpa nenhuma pela dor que provocou. Com o rancor, só iremos magoar ainda mais a nós mesmos, por isso não é nada racional guardar rancor. No final das contas, só conseguimos provocar mais dor em nós mesmos.

Algumas frases positivas para acabar com o rancor

A maneira de pensar é determinante para retornar à paz interior. Se nós não pararmos de remoer o que aconteceu, se continuarmos nos fazendo perguntas que não têm respostas, se insistirmos sem parar nos porquês, na injustiça, nos erros cometidos, etc… nunca deixaremos de sentir rancor.

O mais recomendável é pensar de maneira que possa “soltar” o passadodevemos arrebentar a corda que nos mantém presos ao passado e seguir em frente, com a alma em paz. A seguir, apresentamos algumas frases que podem ajudar-lhe a deixar tudo para trás sem ressentimentos.

“Assim é a vida e já não há nada a ser feito; aprendi com tudo o que aconteceu e, agora, o importante é o que acontece no presente e o que vou cultivar para o futuro”

“Me liberto das culpas e dos ressentimentos, já que não se pode fazer nada. Escolho concentrar a minha mente no presente, pois andar para trás é prejudicial para mim”

“Eu me amo e aceito tudo o que aconteceu, fico com o aprendizado e decido seguir em frente, com a alma em paz”

4 Conselhos para eliminar o rancor

1 – Alivie-se: Tire um dia para desabafar tudo o que precisa. Você pode fazer isso conversando com alguém de muita confiança ou até mesmo escrevendo. Diga ou escreva tudo o que você pensa, a sua opinião e o que você sente no seu ponto mais profundo. É muito importante.

2 – Não ande para trás: Uma vez que desabafamos tudo o que precisávamos, é preciso concentrar-se em não voltar atrás, pois a dor fere. Você desabafou justamente para colocar tudo para fora, inclusive os sentimentos, mas uma vez feito isso, é muito importante deixar tudo o que aconteceu para trás e se esquecer do acontecido.

3 – Aceitação e aprendizagem: Aceitar o acontecido significa que nos desprendemos do rancor, do ódio e de qualquer outro sentimento que tenhamos. É aceitar que as coisas não podem ser mudadas e deixar e lado a negatividade, concentrando-se, simplesmente, na aprendizagem obtida com a situação que vivemos.

4 – Continuar vivendo com paz interior: Podemos adquirir novos hábitos que ofereçam paz interior, como relaxar, tirar um tempo para fazer o que mais gostamos, seja exercício ou o que você preferir. Acima de tudo, devemos seguir em frente com nossos projetos, hobbies e desejos, mantendo-nos sempre ativos.

Lembremos que o que nós sentimos por dentro não depende da nossa parte externa, depende apenas do controle que podemos ter sobre as nossas emoções. Só depende de nós! Devemos ter consciência e nos concentrar apenas em nosso dia a dia.

Créditos da imagem: Tonymadrid Photography

Recomendados para você