Como funciona a mente de um corredor de longa distância?

A mente é uma faca de dois gumes. Ele pode te afundar ou você pode usar seu enorme potencial para superar qualquer adversidade ou desafio. Você quer saber como?
Como funciona a mente de um corredor de longa distância?

Última atualização: 16 fevereiro, 2022

Quando eu era pequeno e minha prática esportiva se concentrava exclusivamente no basquete amador, vi na televisão uma ideia que ficou na minha memória para sempre: “A mente deve ser abstraída para seguir em frente”.

Parecia algo muito abstrato, muito complexo de entender porque naquela época eu ainda não tinha conseguido vivenciá-lo ou realizá-lo. Na verdade, parecia complexo, mas com o tempo percebi que não era. Devemos ter em mente que quem disse isso não foi nem mais nem menos que Abel Antón e David Meca . De fato, atletas de elite espanhóis.

Na mente de um corredor de longa distância

Tentarei resumir como um atleta que percorre longas distâncias deve agir mentalmente para conseguir uma melhora em seu desempenho e evitar os problemas causados pela falta de mentalização. Ou seja, uma diminuição na vontade de continuar, fadiga, dor, exaustão, etc. Esta mentalização deve ser realizada em duas partes: antes da corrida e durante a mesma.

Mentalização antes da corrida

Os esportes aos quais estamos tentando nos referir basicamente exigem esforços individuais sustentados de longo prazo. Ninguém pode fingir preparar uma maratona em 15 dias. Nem você deve depender de um parceiro ou amigo para correr. O esforço só depende de você.

Esses dois fatores devem ser equilibrados com motivação inabalável. Ser claro sobre o objetivo e conhecer os passos que devem ser dados para alcançá-lo com sucesso irá ajudá-lo a fazê-lo. Em segundo lugar, este período deve servir para completar um bom conhecimento sobre nós mesmos e nosso corpo. Quais são os nossos recursos? E nossos limites?

Por fim, será necessário aceitar que o caminho não será fácil. Como já foi dito, um triatlo ou uma corrida de bicicleta de 100 quilômetros leva vários meses para se preparar. Devemos assimilar que vamos correr na chuva, nadar no frio ou pedalar contra o vento. Consegui verificar que a mente desfruta até certo ponto desse sofrimento. Devemos superar as adversidades e superar a nós mesmos.

Mentalidade durante o esforço de teste

Chegou o dia e estamos dispostos a testar o nosso físico mas, sobretudo, a nossa mente. Vamos respeitar a ordem ditada pelos grandes, você sai da cama e sua cabeça deve estar focada em dois aspectos: controlar seus nervos e observar o desafio com uma mentalidade positiva. Cada pessoa é totalmente diferente quando se trata de enfrentar esse estado. Como já dissemos: o autoconhecimento é a chave.

O imenso nervosismo e impaciência serão substituídos na linha de partida por uma revisão da estratégia desenhada e total concentração nela. E finalmente chegamos ao pico máximo de ansiedade, o teste está chegando ao fim. Normalmente esses 10 quilômetros não significam nada para você, mas hoje parecem o mundo inteiro.

No meu caso, a abstração é a chave que abre essa porta. Nossa mente é capaz de bloquear o resto do corpo em condições extremas como as que estamos vivenciando. Até então, os gritos de encorajamento e as arengas dos companheiros serviram. Agora temos que esquecer tudo isso. Você desvia a atenção, revê tudo o que fez no dia anterior, a letra da música que toca nos fones ou a receita da sua sobremesa preferida. Faça sua mente bloquear a sensação de dor em seus músculos, os mesmos que te fazem desistir.

Em suma , a mente é extremamente complexa, mas podemos usá-la a nosso favor. Já ouvi o próprio David Meca dizer que é difícil estabelecer um ponto limite para o esforço do nosso corpo. Porque nosso poder sobre os pensamentos é capaz de mudá-lo.

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