Como identificar o seu talento?

Se você deseja descobrir qual é o seu talento, responda a estas perguntas.
Como identificar o seu talento?

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

Às vezes ficamos desorientados em nosso caminho para o sucesso, mesmo que sigamos uma mesma direção. Às vezes temos dúvidas sobre quais atividades escolher para nos sentirmos bem, para sermos felizes. Às vezes nos perguntamos no que somos bons ou como podemos nos destacar. Nos perdemos em um mar de perguntas e é difícil, em muitas ocasiões, encontrar as respostas. Neste artigo, ofereceremos a você as principais diretrizes para identificar o seu talento.

A partir dessa premissa, podemos começar a caminhar. Estou feliz fazendo o que faço? Eu quero dedicar meu tempo e meus dias ao que estou fazendo? Como identificar qual é realmente o seu talento? Quanto mais claro tivermos o “o quê”, mais fácil será o “como”.

Há uma série de perguntas, chamadas de perguntas poderosas, que nos ajudam a identificar mais facilmente quais são os nossos talentos, ou seja, o que nos faz sentir vivos, o que nos faz sentir realizados e onde podemos dedicar nosso tempo sem nem perceber. Não espere mais, pegue um lápis e um papel e comece a responder a essas perguntas.

“Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que vou fazer hoje? Se a resposta fosse ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sabia que precisava mudar alguma coisa.”
-Steve Jobs-

Mulher pensando nas suas decisões

Identificar o seu talento e aquilo que você ama

Em que você costuma prestar atenção? Com que atividade você consegue se deixar absorver e nem perceber que o tempo passou? No que você pensa frequentemente para se distrair das coisas do dia a dia? O que te faz sentir fluir, voar? O que você poderia fazer por horas com pouco esforço? O que te faz sorrir por dentro e por fora?

É importante descobrir o que amamos, o que nos liberta, o que gostamos e o que nos faz sentir calma e paz. Quando sabemos o que amamos, a felicidade se torna fácil; por outro lado, nosso talento tem que estar relacionado a isso, tem que se alimentar dessa energia e permitir que nosso tempo se preencha com ele.

O que o mundo precisa de você?

Do que você acha que os outros precisam? Como você acha que poderia ajudá-los? O que você vem oferecendo ao mundo e que gostaria de compartilhar com as pessoas ao seu redor?

O mundo precisa do talento de cada um, e este é único, irrepetível e intransferível. Encontrar o que nos diferencia e ser capaz de usá-lo para fazer os outros crescerem é algo importante para visualizar nosso caminho e fazer contribuições importantes para o nosso entorno.

Descubra no que você é bom para identificar o seu talento

No que você é bom? Quais habilidades seus amigos mais valorizam em você? E os estranhos? O que você faz naturalmente que os outros acham difícil? O que você costuma fazer muito bem? Pelo que costuma receber elogios? O que você faria sem ser pago?

Quando nos perdemos no caminho para o nosso talento, as palavras dos outros podem nos mudar. Aqueles que o acompanham podem lembrá-lo do que o levou até onde você está. Eles têm a capacidade de lembrá-lo de por que você está ali e no que você é bom.
Homem de braços abertos

Descubra pelo que você é pago

O que o dinheiro significa para você? O que você sente quando o tem na mão? Você tende a economizar ou, ao contrário, gasta o dinheiro assim que o recebe? Como você avalia o preço do que você oferece?

O significado que damos ao dinheiro é importante porque ele é a mudança que obtemos ou a recompensa por dedicarmos nosso tempo às atividades que realizamos. Quando nos sentimos valorizados e o trabalho é reconfortante para nós, o valor do dinheiro muda. É um prêmio pelo nosso talento, é uma mudança por oferecer aos outros aquela aptidão que nos torna especiais, que nos faz desfrutar, que nos torna únicos.

Imagine agora que você acorda um dia e descobre que é famoso. Por que você poderia ser famoso? O que você conquistou que o tornou conhecido pelas outras pessoas? Em que você estaria gastando seu tempo se esse sonho fosse real? Esse talento em que você está pensando é um presente para você e para as pessoas ao seu redor.

“Se você não trabalhar pelos seus sonhos, alguém irá contratá-lo para trabalhar pelos sonhos dele.”
-Steve Jobs-

Pode interessar a você...
Steve Jobs: a biografia do homem que inventou o século 21
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Steve Jobs: a biografia do homem que inventou o século 21

Criatividade e genialidade absolutas são, talvez, as duas palavras que vêm à mente quando pensamos em Steve Jobs, o inventor do século 21.